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Documento Oficial Eletrônico representa marco significativo nos processos licitatórios municipais

Solução integra o Cidades Gov.br e foca no gerenciamento e armazenamento de documentos oficiais de entidades administrativas
Cidades Gov.br
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por Comunicação do Serpro — 05 de fevereiro de 2024

O Serpro, referência em soluções tecnológicas para governos, coloca à disposição da prefeitura de Montenegro, município gaúcho, o publicador de Documentos Oficiais Eletrônicos (DOE), módulo integrado ao Cidades Gov.br, plataforma que faz parte da estratégia da empresa de transformação digital para os órgãos municipais.

O módulo DOE utiliza o meio digital para publicidade e transparência aos atos do município, eliminando papel e custos na publicação. Em fase piloto em Montenegro desde dezembro de 2023, a ferramenta permite que todas as entidades administrativas façam o armazenamento, organização, consulta e publicação de seus documentos oficiais de forma segura, eficiente e econômica.

“Dentro de sua estratégia no processo contínuo de transformação digital para os órgãos municipais, a empresa prospecta e é parceira em soluções para inovar a gestão pública municipal. O DOE irá apoiar os municípios que já aderiram ao Cidades Gov.br, sem custo adicional”, destaca Dulcimara Delfes, gerente de Soluções Inteligentes para Governo Digital do Serpro.

“Iniciamos a implantação piloto do novo módulo DOE junto ao município de Montenegro, cliente que contribuiu substancialmente com o desenvolvimento da solução, relatando as dificuldades e o alto custo para a publicação dos documentos oficiais em jornais de grande circulação no município”, explica Cristiane Lustosa, da Superintendência de Relacionamento com Clientes de Governo Digital do Serpro.

Agilidade e economia

O diretor de Informática da Secretaria Municipal de Administração de Montenegro, Roberto Sani da Silva, ressalta que a implementação do Documento Oficial Eletrônico (DOE) na prefeitura era uma demanda que fazia parte das discussões internas e planejamentos desde o ano de 2015. "A chegada da solução representa um marco significativo nos processos licitatórios, agilizando procedimentos e trazendo benefícios substanciais para o município”, afirma.

Para Montenegro, essa implementação representa um avanço expressivo em termos de eficiência, economicidade e agilidade na disponibilização de informações no portal institucional da prefeitura. Estima-se que por ano o município vai economizar em torno de 150 mil reais, valor que agora poderá ser direcionado para outros projetos. “Este progresso reafirma a visão de que a tecnologia, quando utilizada para o bem, tem o propósito claro de proporcionar a todos um acesso fácil e seguro às informações municipais”, enfatiza Roberto.

Vantagens para o Município

  • Economia na publicação de Documentos Oficiais, considerando o alto custo relatado pelos municípios;
  • Acesso restrito aos servidores do município para inserção e publicação dos documentos, integrado ao Acesso Gov.br;
  • Total integração com o Portal do Município, configurado na Plataforma Cidades Gov.br;
  • Uso do mesmo Design System do Gov.br;
  • Armazenamento dos arquivos em ambiente seguro;
  • Garantia de disponibilidade da ferramenta na publicação e no acesso dos documentos;
  • Autonomia e agilidade na transparência dos documentos e processos de licitação.

Benefícios para o Cidadão

  • Acesso aos Documentos Oficiais de forma rápida e intuitiva;
  • Mesma experiência do Gov.br;
  • Maior transparência nos atos administrativos dos municípios.

Cidades Gov.br

O Cidades Gov.br é uma ferramenta que permite a criação e oferta de serviços públicos online, além de disponibilizar um portal personalizado para as cidades. Tudo isso pode ser acessado por dispositivos móveis ou computadores conectados à internet, aproveitando a facilidade de acesso aos serviços digitais oferecidos pelo governo federal. É uma revolução na prestação de serviços e nas administrações públicas municipais.

A prefeitura terá integração direta com o Gov.br, o que significa que os cidadãos poderão utilizar o login da plataforma no âmbito municipal, eliminando a necessidade de lembrar de mais um nome de usuário e senha. A solução disponibiliza os mesmos recursos digitais e a experiência de navegação da plataforma Gov.br, porém com a autonomia local para gerenciar o conteúdo e os serviços.

O Cidades Gov.br contribui para combater a burocracia, modernizar os processos de trabalho e estabelecer um canal direto de comunicação com a população municipal. Também beneficia o cidadão, que ganha acesso a todos os serviços públicos disponíveis, com acompanhamento online de suas solicitações, além das informações relevantes sobre sua cidade. Tudo isso em um único portal.

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