• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2024  ›  Gov.br já tem assistente de voz para reconhecimento facial
Info

Notícias

notícias

Notícia

Acessibilidade

Gov.br já tem assistente de voz para reconhecimento facial

Tecnologia assistiva será expandida para permitir busca por conteúdos dentro do portal
gov.br
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 12 de abril de 2024

O Gov.br já possui uma funcionalidade especialmente voltada para os cidadãos com deficiência visual. A plataforma de serviços de governo passou a oferecer um assistente de voz no procedimento de reconhecimento facial, exigido para mudança da conta "bronze" para "ouro" e "prata". O Serpro, empresa pública de TI que desenvolve a tecnologia para a Secretaria de Governo Digital, já está trabalhando para expandir a tecnologia assistiva, que também será utilizada para busca de conteúdos, facilitando o acesso a mais de 4.800 serviços.

“A transformação digital só será plena quando todos os brasileiros tiverem acesso às facilidades do Gov.br. Trabalhamos para oferecer essa nova funcionalidade pensando na inclusão dessas pessoas, nas formas que elas podem exercer a cidadania digital”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Desde o início

Segundo o Serpro, a preocupação com a acessibilidade no ambiente do Gov.br está presente desde a criação do portal. “O Portal Gov.br é uma plataforma de gestão de conteúdo, então o usuário institucional pode personalizar a página como desejar. Os editores têm acesso a uma ferramenta especialmente voltada para testar o nível de acessibilidade de cada página, alertando sobre cada inconsistência”, explica Gersumino Madela, gerente da divisão de Soluções para Transformação Digital da empresa.

O desenvolvimento da funcionalidade de busca por conteúdo por comando de voz será iniciada pelo Serpro no próximo mês. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022, existem cerca de 6,5 milhões de brasileiros que possuem dificuldade para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato.

 

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico