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Computação em Nuvem

Inteligência artificial vai garantir direito de acesso a medicamentos aos gaúchos

Defensoria Pública do Rio Grande do Sul contrata o Serpro MultiCloud para utilização de máquinas virtuais capazes de rodar o projeto
Ilustração com robô que remete ao uso da inteligência artificial em questões de Direito e Justiça
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por Comunicação do Serpro — 17 de janeiro de 2024

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul é o mais recente órgão público a adotar o Serpro Multicloud, uma plataforma de cloud computing voltada para facilitar a gestão e a integração de diferentes serviços de nuvem, incluindo armazenamento de dados, processamento, aplicações de inteligência artificial (IA), entre outros.

O objetivo da Defensoria é otimizar o acesso a medicamentos essenciais, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto envolve a utilização de algoritmos sofisticados para a análise ágil de documentos processuais e a geração de petições precisas, garantindo que os direitos à saúde sejam deferidos pelo Poder Judiciário com eficiência e rapidez.

Marcelo Piton, defensor público e coordenador do Centro de Atuação Especializada da Defensoria, ressaltou a importância desse projeto pioneiro, que incorpora inteligência artificial e representa um marco na intersecção da tecnologia e do Direito em benefício da população gaúcha.

“A união da tecnologia de ponta do Serpro com a missão social da Defensoria Pública ilustra um exemplo de como a inovação pode ser aplicada para atender às necessidades da população de maneira eficaz e humanizada", destacou Piton.

Máquinas virtuais

Para suportar esse sistema, faz-se necessária uma infraestrutura tecnológica dotada de computadores equipados com GPUs, essenciais para processar grandes volumes de dados e executar esses algoritmos complexos. É aí que entra o Serpro MultiCloud, plataforma na qual a Defensoria vai poder acessar máquinas virtuais adequadas para a função e segundo as necessidades do projeto.

"A escolha do Serpro é uma decisão estratégica, dada a sua reputação de excelência e inovação no fornecimento de soluções tecnológicas. A empresa, com sua expertise e infraestrutura robusta, fornece o suporte necessário para que o projeto atinja seus objetivos, garantindo a implementação eficaz da inteligência artificial", analisou Piton.

Exemplo a ser seguido

Raphael Carvalho, gerente de Negócio do Serpro, enfatizou a parceria de longa data com a Defensoria, iniciada ainda em 2017 e já com uma extensa lista de serviços prestados, como e-mail, APIs para compartilhamento de dados de governo e tecnologia blockchain.

O gerente expressou o desejo de replicar o sucesso desse projeto em outras regiões do Brasil, destacando a relevância e o potencial da iniciativa. "A implementação do Serpro MultiCloud para apoiar a aplicação de IA em petições de saúde é um exemplo que queremos levar a outros estados para responder a uma necessidade que é comum a todas as Defensorias do país", completou.

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