• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2024  ›  Nuvem de Governo do Serpro é um dos destaques do último dia do XXIX Congresso Internacional do CLAD
Info

Notícias

notícias

Notícia

Transformação Digital

Nuvem de Governo do Serpro é um dos destaques do último dia do XXIX Congresso Internacional do CLAD

Diretor de Operações e superintendente de Arquitetura Corporativa, Plataformas e Nuvem da empresa apresentaram tecnologia que garante a soberania e privacidade de dados
Nuvem de Governo
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 29 de novembro de 2024

O último dia do XXIX Congresso Internacional do CLAD teve como um dos destaques a apresentação da Nuvem de Governo do Serpro. A palestra contou com um diretor e um supetintendete da empresa, que destacaram as características de segurança, suporte, escalabilidade e flexibilidade trazidas pela tecnologia. Representando o cliente, também falou o gestor de TI da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, que relatou a transformação digital ocorrida no órgão.

“O envento do CLAD promoveu a troca de experiências de centenas de gestores públicos de toda a América Latina. Percebemos que os governos buscam tecnologia por dois motivos: para melhorar a experiência dos cidadãos ou a eficiência dos seus prórpios processos. A nuvem permite justamente atender a essas demandas, com a entrega de inovações de forma muito rápida. E o mais importante é que, como levamos governança para os dados do cliente, podemos oferecer tecnologias de ponta , como IA, com toda segurança, soberania e privacidade”, relatou Welsinner Brito, superintendente de Arquitetura Corporativa, Plataformas e Nuvem do Serpro.

Histórico de Mudança

“Nosso histórico na TI é a mudança. Paradigmas vão sendo quebrados naturalmente”, explicou o diretor de Operações do Serpro, Wilton Mota. Mota abriu a palestra sobre a Nuvem de Governo explicando que uma das caraterísticas principais oferecidas pelo ambiente é a governança e o cuidado com as informações. “Para garantir segurança, não precisamos ser necessariamente os donos de toda a tecnologia empregada, mas, sim, dominarmos as operações de tratamento e guarda do dados”, acrescentou. O diretor lembrou que a rede que o Serpro oferece é privada, ilhada, mesmo em relação às empresas parceiras que trazem serviços para a nuvem.

Já o superintente Welsinner Brito lembrou que a curva de adesão às novas tecnologias tem se dado de forma exponencialmente mais rápida, com o Chat GPT adquirindo um milhão de usuários em poucos dias e com um novo modelo de IA sendo lançado, em média, a cada 60 horas. “A nuvem é a resposta do Serpro a esse mundo de mudanças rápidas, oferecendo agilidade sem abrir mão da segurança e soberania”, avaliou.

O gestor de TI da PGFN, Rodrigo Parente, lembrou como a iniciativa do Serpro se encontra na vanguarda dos serviços de nuvem oferecidos no planeta. “O Brasil está criando seu próprio ambiente soberano em um mercado em que 83,7% dos serviços são oferecidos pelos Estados Unidos e 13,7%, pela China”, pontuou.

Segundo Parente, a procuradoria já possui “landing zones” para desembarque na nuvem soberana com a padronização necessária. “Também temos um projeto junto ao Serpro para automatizarmos processes internos, que serão hospedados nesse mesmo ambiente”, complementou.

Realizado de terça-feira, 26, a sexta, 29, o XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública trouxe especialistas, gestores públicos, acadêmicos e autoridades de todo o mundo para debater inovações e melhorias na administração pública. O evento reuniu cerca de 700 participantes de diversos países e ofereceu cerca de 150 horas de atividades presenciais, incluindo mesas redondas e debates sobre temas de governo.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico