Notícia
Compromisso
Serpro adere a pacto de estatais pró-diversidade e inclusão
O assunto DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) está na pauta de grandes empresas, incluindo as estatais, e de maneira especial. Além de empresas de governo terem compromisso de bem atender clientes, também possuem comprometimento com cidadãos e cidadãs e com a manutenção de um Estado Democrático.
Nesse sentido, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), promove um Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais, de que o Serpro é signatário fazendo parte de um grupo de 34 estatais. A iniciativa favorece cooperação de forma estruturada para o aprimoramento de políticas públicas relacionadas ao tema.
“As estatais se mostraram decisivas em vários momentos da nossa história, e têm todas as condições para liderar a mudança que precisamos agora para tornar o Estado cada vez mais inclusivo. Uma inclusão verdadeira de mulheres, de pessoas negras e indígenas, pessoas LGBTQIA+, e pessoas com deficiência, para que se sintam à vontade, tenham plenas condições para serem elas mesmas, por seus talentos, sua criatividade, sua capacidade de produção e a transformação das empresas em que trabalham”, disse a ministra Esther Dweck.
Para o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, participar desse pacto significa reiterar um posicionamento manifesto desde os primeiros dias da gestão. “Um de meus primeiros compromissos com o Serpro foi pela equidade de gênero, provocando a ascensão gerencial feminina, mas vamos além. Iniciativas que beneficiem outros grupos sub-representados estão em nossa perspectiva”, adiantou o presidente.
Já a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, comemorou esse passo a mais em direção de políticas públicas concretas. "A diversidade brasileira não só subiu a rampa do Planalto, no dia da posse do presidente Lula. Pelo contrário, ela está em todas as posições, e se depender de nós, estará cada vez mais, como nesse palco. Não importa muito quando a gente fala de diversidade sem de fato colocar isso de uma maneira concreta", ponderou Anielle.
Pratique ou explique
Com a assinatura do pacto, a empresa se compromete a colocar em prática as ações sugeridas ou, se encontrar dificuldade em implementá-las, justificar quais foram os desafios, de forma que todas as empresas possam se debruçar sobre as questões mais complexas para encontrar soluções de forma conjunta. Conheça as iniciativas que devem ser priorizadas.
- Grupos de estudos temáticos em DEI sob a perspectiva de estatais.
- Diagnóstico do perfil demográfico das empresas, para subsidiar projetos e programas.
- Eventos conjuntos periódicos de grande porte para a promoção da pauta.
- Estudos visando o aprimoramento de políticas públicas.
- Pesquisas de percepção periódicas.
- Ações coletivas de disseminação de conteúdo.
- Ações de reconhecimento de boas práticas de profissionais e de empresas.