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Serpro e ANA assinam contrato que vai viabilizar plataforma nacional de gestão de recursos hídricos

Iniciativa fortalecerá a atuação da agência e aumentará a capacidade de operação nos estados
Serpro e ANA
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por Comunicação do Serpro — 07 de agosto de 2024

Nesta quarta-feira, 7, o Serpro e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) assinaram um contrato de cerca de 83,8 milhões que promete promover uma transformação na gestão da água no país. Com previsão de duração de três anos, o acordo vai contribuir para a criação da Plataforma Nacional de Regularização de Uso. A ideia é proporcionar a cooperação entre União e estados na gestão integrada da água, regulação dos serviços de saneamento e implementação da política de segurança de barragens.

“A parceria com o Serpro vai fortalecer e facilitar a atuação da ANA junto aos estados da federação. Isso representa uma oportunidade de melhorarmos a gestão desse recurso tão importante, a água, e nos tornarmos ainda mais presentes na vida dos cidadãos brasileiros. É o Serpro cumprindo seu papel de contribuir com as políticas públicas e, neste caso, promovendo uma gestão hídrica mais inteligente”, afirma o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

Salto

O diretor da ANA, Marco Neves, afirma que haverá um salto quanto à regulação e regularização de uso de recursos hídricos no país. “Estamos muito satisfeitos com a assinatura do contrato. Representantes de todos os estados estiveram aqui e tiveram oportunidade de ver uma apresentação conjunta do Serpro e ANA, com um reconhecimento geral de que teremos um grande passo com o desenvolvimento da Plataforma Nacional de Regularização de Uso”, avalia. 

Segundo o diretor, o acordo também prevê a migração de 12 sistemas críticos da agência para o Serpro, soluções que promovem a regulação do uso de recursos hídricos, o que envolve outorga, cobrança, cadastro e fiscalização. “Essa migração se deu por diversos motivos, entre eles a questão de segurança cibernética”, explica.

“Um momento como este fala mais alto, estamos nos referindo à transformação digital de uma agência por uma empresa pública que já é responsável por mais de 90% dos serviços estruturantes do governo federal. E uma das missões do Serpro, hoje, é levarmos o melhor da nossa tecnologia para outros clientes. Para isso, preparamos um time especialmente preparado para trabalhar com agências, com a capacidade de desenvolvimento diferenciado. Temos certeza de que é só o início”, afirmou o diretor de Negócios do Serpro, André de Cesero.

Desafios e diretrizes

A apresentação conjunta foi feita pelo superintendente de Negócios do Serpro, Brenno Sampaio, e o superintendente de TI da ANA, Mosar Rabelo, que trouxeram os desafios a serem superados e as diretrizes tecnológicas que irão guiar a construção da plataforma. 

Os palestrantes falaram sobre o Pacto de Governança das Águas, que foi estabelecido ano passado entre a Ana e todos os 27 estados da federação, e trouxe o direcionamento que orienta a cooperação sobre o tema. “Também trouxemos funcionalidades que poderão ser oferecidas na plataforma pelo Serpro como, por exemplo, utilização de inteligência artificial para emissão de um fluxo de outorga de maneira automática no uso da água, documentos de outorga passando a ser nato digitais, com assinatura eletrônica e uso, para garantia de autenticidade, do QR Code VIO do Serpro, além de outras novidades”, explica Brenno Sampaio.

O contrato assinado entre Serpro e ANA contempla várias soluções de TIC como Serpro Multicloud, Infovia, certificados digitais, Serpro ID, Vio (solução de leitura de QR Codes) e plataforma WhatsApp Business, dentre outras.

"A ANA trará grandes desafios às nossas equipes de desenvolvimento de soluções do Serpro", avalia João Paulo Novaes, do departamento responsável por entregas relacionadas à agropecuária e meio ambiente. "Como a agência é responsável por dados essenciais a tantos segmentos da economia, precisaremos ainda mais da nossa Nuvem de Governo para dar a velocidade e a disponibilidade para troca de informações que os estados precisam. Também vamos usar nossa capacidade analítica para simplificar e dar visibilidade aos dados para serem utilizados  em novas políticas públicas e, ainda, lidar com tecnologias especializadas à gestão hídrica como geoprocessamento, sensores e estatística", descreve.

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