• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2024  ›  Atuação do Serpro foi significativa para viabilizar o FGTS Digital
Info

Notícias

notícias

Notícia

Inovação trabalhista

Atuação do Serpro foi significativa para viabilizar o FGTS Digital

A partir de hoje, dia 1ª de março, solução passa a facilitar a vida de 4,5 milhões de empregadores e de 50 milhões de trabalhadores
Marca do FGTS Digital
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 01 de março de 2024

A plataforma digital do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço garante mais eficiência aos trabalhadores e aos empregadores e começa a funcionar hoje, 1º de março, sendo responsável por todo o recolhimento de FGTS mensal e rescisórios. A nova tecnologia utiliza informações do eSocial como base de dados, apresenta interface 100% web e diversas opções para gerar guias.

Ao todo, 4,5 milhões de empregadores vão usar a plataforma para gerir os dados de mais de 50 milhões de trabalhadores. O FGTS Digital vai simplificar os processos de declaração, de emissão de guias e a individualização segura dos beneficiários do fundo. São dez sistemas que vão entrar em operação de forma simultânea para dar conta da emissão de 6 milhões de guias mensais e de um recolhimento anual superior a R$ 13 bilhões.

Trabalho concretizado em prol da transformação digital do país

A superintendente de Clientes Econômico Fazendários do Serpro, Cristiane Drumond, cuja equipe atuou como facilitadora das reuniões entre os ministérios, a Caixa e as diversas áreas da estatal, celebrou a sinergia na evolução do projeto do FGTS Digital. “A interação positiva e construtiva possibilitou o desenvolvimento das soluções previstas da forma e no tempo previstos. O Serpro fortalece ainda mais a sua parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e passa a alcançar mais cidadãos e empresas no país”, avaliou Cristiane. O projeto começou em 2020, contando com evoluções e diversas entregas ano a ano, até a entrada em produção de todo o conjunto de soluções da plataforma neste 1º de março.

De acordo com o gestor de Negócio em Soluções para Escrituração Fiscal, Trabalho e Fundo de Garantia do Serpro, Arnaldo Santana, um dos principais desafios enfrentados pela empresa foi criar uma solução que transformasse digitalmente a experiência do usuário, que são todos os empregadores do país, de forma que fosse algo muito mais simplificado, menos burocrático. “O empregador precisava encaminhar diferentes arquivos para cumprir a obrigação de pagar o depósito de FGTS de seus empregados e isso tomava um certo tempo, consumia recursos, dinheiro”, relatou. “Hoje, começa a funcionar uma solução que substitui o sistema antes utilizado, de forma que os empregadores consigam realizar todas as suas obrigações perante o FGTS de forma mais simplificada e menos burocrática”, complementou Arnaldo.

Desenvolvimento

A implementação e a operacionalização da solução trazem muito orgulho ao time do Serpro como destaca a superintendente de Desenvolvimento da Fazenda e Trabalho do Serpro, Edvanessa Silva. “Um grande marco na contribuição da empresa para a transformação digital do governo, bem como a simplificação e desburocratização de processos relacionados ao FGTS. É uma grande inovação e facilidade para os empregadores, assegurando que os valores devidos aos trabalhadores sejam efetivamente vinculados em suas contas de FGTS com processos automatizados e integrados com o eSocial”. Comemora.

Os times da superintendência tiveram papel essencial na condução das especificações, na construção do produto e no acompanhamento das homologações com o cliente e empresas parceiras, buscando viabilizar a melhor experiência para o usuário. “Aproveitamos o know how e os conhecimentos já consolidados no atendimento à Receita Federal do Brasil e com o apoio dos especialistas projetamos uma arquitetura robusta para garantir a sustentabilidade e resiliência da solução”, explica Edvanessa.

Dentre os desafios enfrentados pelo desenvolvimento da plataforma, a superintendente recorda alguns: o de especificar e alinhar os entendimentos sobre a natureza complexa do FGTS; buscar as melhores soluções arquiteturais de forma a entregar um produto que atendesse as expectativas do cliente e sociedade, com melhorias significativas em relação às soluções disponíveis até então; e atender as expectativas de prazos e compromissos todas as partes interessadas (Serpro, Secretaria de Inspeção do Trabalho, Caixa e Secretaria de Governo Digital), com uma estratégia de validar gradativa e progressivamente a solução pelos entes de governo e empregadores.

“A principal dificuldade foi desenvolver um conjunto de sistemas, dez ao todo, integrados entre si e com sistemas da Caixa, de forma a substituir completamente a ferramenta utilizada atualmente para recolher o FGTS. Conseguimos superar esses problemas graças ao comprometimento das equipes multidisciplinares do Serpro, com a colaboração dos Auditores Fiscais do Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho e dos funcionários da Caixa”, acrescenta Cristiane Drumond.

Infraestrutura de serviços e dados

A superintendente de Centro de Dados, Elaine Kato, conta que construir o novo FGTS foi, ao mesmo tempo, desafiador e gratificante. “O principal banco de dados do FGTS Digital foi implantado no conceito de Nuvem de Governo do Serpro". Ela informou que os principais desafios para o lançamento do FGTS Digital foram o gerenciamento das diversas frentes de trabalho para realizar as entregas em tempo hábil, a agilidade em disponibilizar o serviço em produção em prazo antecipado, a complexidade de configuração dos ambientes de TI, o provisionamento dos recursos de banco, diante da diversidade de tecnologias da solução e do volume previsto de utilização, armazenamento e backup, "além de outras atividades como monitoramento proativo, tratamento de ocorrências e a estruturação do atendimento do público-alvo de, aproximadamente, cinco milhões de empregadores", acrescentou.

O gestor de Integração e Gestão de Entregas do Centro de Dados do Serpro, Alexandre Improta, compartilhou que a atuação da equipe de infraestrutura foi muito próxima aos times de desenvolvimento, negócio e fornecedores, com o objetivo de disponibilizar todos os recursos necessários no conceito de nuvem de Governo Serpro. "Além disso houve uma integração forte entre times multidisciplinares da infraestrutura, arquitetura, aquisição, rede e segurança para fornecer um ambiente seguro e resiliente", descreve.

"Esta é mais uma entrega de grande relevância, que demonstra a capacidade de entrega e operação de serviços críticos do Serpro para a sociedade", complementa Improta. Sobre a exigência de manter a solução atualizada e proativa, ele diz que o Serpro investiu em recursos de infraestrtura, além da alocação de um corpo técnico altamente capacitado e com experiência em sustentação de serviços estruturantes. "Com esses fatores, garantimos a sustentação da solução e o gerenciamento eficiente dos dados", confirmou o gestor do Serpro.

Tecnologia Serpro no FGTS Digital

O Serpro, com sua larga expertise em grandes bases de dados, é responsável pelos seguintes serviços na plataforma: produção, hospedagem e sustentação de soluções de TI; desenvolvimento de software; consultoria técnica; hospedagem em nuvem com o Serpro Multicloud; e atendimento de usuários. A Caixa continuará com a gestão das contas vinculadas do trabalhador.

Para manter a solução atualizada e proativa, a estatal utilizará das tecnologias mais atuais e adequadas para tratamento desse grande volume de dados, beneficiando-se da sua experiência na condução dos grandes sistemas do governo federal.

A expectativa do governo com o novo sistema é gerar economia para as empresas, com a redução da burocracia e do tempo para alimentar as informações do FGTS, e dar mais transparência sobre os depósitos do fundo para os trabalhadores.

A nova plataforma conta com a parceria do Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e Inovação, Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS), Serpro e da Caixa.

Notícias relacionadas

FGTS Digital Plataforma do FGTS Digital é lançada oficialmente pelo governo 27 de fevereiro de 2024
Transformação Digital Governo Federal lança FGTS Digital nesta terça-feira, 27 26 de fevereiro de 2024

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico