Notícia
Cidades Digitais
O cidadão precisa estar no centro das iniciativas digitais do governo
Com o tema "Nova Agenda Urbana", o congresso Smart City Business Brazil, realizado em São Paulo nos dias 14 e 15 de maio, reuniu especialistas, líderes do setor e gestores públicos e privados para discutir a adoção adequada das tecnologias de digitalização dos municípios brasileiros, encorajando a partilha de experiências e projetos bem-sucedidos.
Nesta quarta-feira, último dia do evento, o Serpro participou de dois painéis: “A chave para o desenvolvimento digital sustentável” e “O papel dos ecossistemas de inovação no fortalecimento de territórios inteligentes”. A estatal de TI do governo federal foi representada por seu superintendente de Governo Digital, Alexandre Ávila, que abordou o trabalho de transposição, para estados e municípios, das soluções digitais que já existem no âmbito federal.
Nesse contexto, destacou a plataforma Cidades Gov.br, solução que utiliza o mesmo design e forma de acesso do Gov.br. “Essa plataforma permite que municípios configurem e personalizem serviços públicos de forma simples, com agendamento e atendimento online, além de dashboards para acompanhamento de solicitações dos cidadãos, permitindo que cada secretaria monitore e melhore seu atendimento”, informou.
Atualmente, a plataforma já está sendo utilizada por 30 municípios, com 200 em prospecção. “O Serpro está firmando acordos com estados para facilitar a adoção pelos municípios, especialmente aqueles com até 40 mil habitantes, embora municípios maiores também estejam mostrando interesse”, revelou o superintendente.
Maior plataforma de governo do mundo
Ávila ressaltou a importância do Gov.br como a maior plataforma de governo digital do mundo, com mais de 4,9 mil serviços ofertados, 500 mil acessos por segundo e 180 milhões de brasileiros e brasileiras cadastradas.
“Essa é a tecnologia a nível federal e bem-sucedida que estamos levando para estados e municípios. Todo o aprendizado obtido com o Gov.br está sendo aplicado na digitalização de serviços e configuração de cidades mais inteligentes”, avaliou.
Foco no Cidadão
O Superintendente do Serpro destacou ainda a importância do conceito de experiência do usuário para entender e melhorar a jornada do usuário e aumentar a efetividade do relacionamento digital do governo com sua população. “O Gov.br trata o cidadão como um cliente, monitorando cada passo de sua jornada dentro da plataforma, similar a um ‘carrinho de compras’. Isso inclui acompanhar se o cidadão tem dificuldades para logar, se completa suas tarefas ou onde encontra obstáculos. Nossa ideia não é apenas listar serviços como em uma ‘página amarela’, mas oferecer proativamente os serviços de que o cidadão precisa”, explica Ávila.
Isso significa que o Gov.br foi pensado e evolui tendo em vista a antecipação das necessidades do cidadão, com base em seu contexto de vida. Por exemplo: estudantes prestes a concluir o ensino médio são avisados sobre inscrições no Enem; turistas contam com uma jornada específica que fornece informações sobre vacinas, condições climáticas e eventuais calamidades.
“O Estado tem que ser eficiente em oferecer cada vez mais serviços públicos para o cidadão. E para isso, do ponto de vista tecnológico, é necessário mudar a abordagem interna que vai desde o desenvolvimento até a execução. Essa é nosso trabalho no Serpro”, completou.