• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2024  ›  Governo começa a migração das operações de importação para o Portal Único de Comércio Exterior
Info

Notícias

notícias

Notícia

Transformação Digital

Governo começa a migração das operações de importação para o Portal Único de Comércio Exterior

Expectativa é de que, com a tecnologia desenvolvida pelo Serpro para a Receita Federal e Secretaria de Comércio Exterior, o tempo médio para desembaraço aduaneiro caia de 17 para nove dias
Portal-Externo-1500x784px-Duimp-2.jpg
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
30 de setembro de 2024

Na última segunda-feira, 30, o governo anunciou uma nova etapa de fortalecimento do Portal Único de Comércio Exterior. O ambiente, que já atendia aos exportadores brasileiros, agora começa a também abrigar as primeiras operações de importação. A transição começa agora e deve ser finalizada até o final de 2025. A expectativa é de que, graças à tecnologia desenvolvida pelo Serpro para a Receita Federal e Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o tempo médio de desembaraço de bens introduzidos no país caia de 17 para nove dias.

“É um momento histórico porque estamos iniciando, de fato, a consolidação do Portal como o único meio de contato entre o governo brasileiro, importadores e exportadores”, anunciou o secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas. “Já evoluímos muito com a declaração única de exportação, com resultados excelentes. A partir de amanhã, iniciamos o desligamento gradual das operações de importação do antigo ambiente do Siscomex”, complementou.

“Nossa parceria com a Receita, desde a criação do Siscomex até o processo de transição para o Portal Único já dura trinta anos. Sempre tivemos novas conquistas e sempre zelamos pela construção, segurança e disponibilidade permanente dos sistemas de importação e importação do país. Sabemos da importância do comércio exterior e por isso o Serpro possui uma equipe multidisciplinar com dedicação exclusiva a esse tema”, explicou a diretora de Negócios Econômico-Fazendários da empresa pública, Ariadne Fonseca.

O Portal Único

O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa para reduzir a burocracia, tempo e custos nas exportações e importações brasileiras. “Assim como, na década de 90, o Siscomex revolucionou o comércio exterior ao digitalizar as operações, o Portal Único traz uma nova abordagem, reformulando a atuação dos órgãos governamentais trazendo possibilidades de automação e gestão de riscos”, disse, em mensagem de vídeo, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

“É transformador trabalhar pela desburocratização e o programa funciona como um tripé. Não se trata apenas da implantação de novos sistemas, mas também da evolução de normas e de aprimoramento de processos”, avaliou a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres. “Um exemplo é a licença flex, que ampara múltiplas operações, trazendo previsibilidade, segurança jurídica e contribuindo para redução de custos no comércio exterior”, elencou.

Segundo dados da Confederação Nacional de Indústria (CNI) apresentados durante o evento, estima-se que o Portal contribua, de forma acumulada até 2027, com mais de 100 bilhões de dólares para o PIB brasileiro. Também de acordo com a CNI, até agora o programa é responsável pela redução de 871 mil para 135 mil no número de documentos relacionados ao comércio exterior do país.

Fases

Nesta primeira etapa, serão migradas para o novo sistema as operações de importações marítimas sob regimes aduaneiros especiais não sujeitas à licença de importação. Na segunda fase, prevista para o início de 2025, será incluído o modal aéreo e também aquelas operações que exigem anuência dos órgãos de fiscalização. Finalmente, de julho a dezembro de 2025, serão também migradas para o Portal Único as importações terrestres, além daquelas realizadas sob o regime da Zona Franca de Manaus. O cronograma de desligamento será apresentado ao setor privado em vários eventos virtuais que serão realizados durante este ano.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico