Notícia
Governo digital
Serpro compartilhou experiências de transformação digital no Tech Gov Forum Brasil
Crédito: Wesley Fotógrafo
O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, participou nesta terça-feira, 2 de abril, do painel de abertura do Tech Gov Fórum Brasil, em Brasília, que debateu o tema “Governo Digital, inovação e gestão de dados públicos”. O executivo detalhou como a estatal de inteligência do governo federal tem viabilizado a diretriz governamental de fortalecer a transformação digital dos municípios brasileiros, entes que têm contato direto com a população, e como a empresa tem atuado pela soberania dos dados do país.
“Dentro desse ecossistema das empresas de tecnologia, estamos atuando em forma de parceria com outras empresas públicas, fortalecendo o papel do Estado como provedor dessas soluções. O Serpro também vem trabalhando com a Telebras e com a Dataprev, para que de uma forma cooperativa estejamos com os dados dos brasileiros seguros em nossos ambientes”, compartilhou Amorim, ressaltando a relevância do trabalho conjunto das estatais pela transformação digital nacional.
Para o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, não existe país no mundo que avançou na sua transformação digital sem estruturar um processo de coordenação e controle, que estrutura o caminho por onde vamos. “É fundamental que tenhamos clareza de que não podemos fazer nada sozinhos. A parceria das três empresas Serpro, Dataprev e Telebrás fortalece o braço estatal da organização da tecnologia da informação em prol do país. A permanência de dados seguros é garantida pelas nossas estruturas, centro de dados, equipes e experiência no mercado,” ressaltou.
Soberania dos dados
A recente orientação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para o uso qualificado e seguro da computação em nuvem, priorizando o armazenamento de dados públicos nas estatais de TI também foi pauta durante o evento. “Eu entendo que isso é fundamental para termos governança sobre os dados. É importantíssimo que os dados estejam em ambientes seguros, protegidos, com privacidade, segurança e mais do que isso, com soberania”, afirmou Alexandre Amorim.
Dados de governo, IA e segurança cibernética
Especialistas do Serpro integraram outros painéis importantes do evento. O superintendente de Governo Digital, Alexandre Ávila, participou do debate sobre “Compartilhamento de dados entre Órgãos de Governo”. Já o líder do Centro de Excelência em Análise de Dados e Inteligência Artificial, Carlos Lima, compôs o diálogo acerca da “Estratégia de IA no Governo Federal e nos Estados”. E Luciana Gomes, gestora da Segurança da Informação e Continuidade de Negócios, contribuiu com as discussões relacionadas ao tema “Segurança Cibernética: Estratégia e ferramentas para mitigação de riscos”.
O Tech Gov Fórum Brasil contou com um público de 250 participantes de instituições governamentais estratégicas neste segmento: Serpro, Dataprev, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Receita Federal, INSS, CNJ, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Telebras, Procergs, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Cultura, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Força Aérea Brasileira e Diretoria do Pessoal da Aeronáutica, dentre outras.
O fórum ainda proporcionou espaço de networking e demonstrações de produtos. Representantes das empresas de tecnologia e consultorias do setor despertaram o interesse do público no evento, trazendo as tendências de tecnologia e inovação disponibilizadas para o mercado.
Entrevista
Durante o evento, Alexandre Amorim foi entrevistado pelo portal de notícias Convergência Digital, especializado em tecnologia da informação e em telecomunicações.