Notícia
Infraestrutura
Tribunal de Justiça do Tocantins moderniza sua infraestrutura tecnológica com Serpro Multicloud
O Tribunal de Justiça do Tocantins aderiu a contratação do serviço Serpro Multicloud, serviço que ajuda na migração dos órgãos públicos e do governo para a nuvem. A migração para a nuvem tem se destacado entre empresas que buscam flexibilidade e eficiência no uso de suas infraestruturas tecnológicas.
Um dos principais atrativos desse modelo é a modalidade de pagamento "pay per use", em que o cliente paga apenas pelo que realmente utiliza. Isso é especialmente vantajoso para organizações que enfrentam picos de demanda ou serviços sazonais, evitando que a estrutura fique ociosa durante períodos de menor atividade. "A solução nos permite dimensionar nossos recursos de acordo com a demanda, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura física", destaca Orlando Bastos, analista do Serpro que atende o tribunal. "Isso não só reduz custos, mas também libera recursos para outras iniciativas prioritárias", conta.
Não é só modernização da infraestrutura. Esse tipo de contrato oferece benefícios personalizados, como o acesso a plataformas de Inteligência Artificial (IA), uma realidade cada vez mais próxima para os tribunais em todo o país. "A IA tem o potencial de acelerar processos, automatizar tarefas repetitivas e melhorar a tomada de decisões", garante Orlando.
Consultoria especializada e gerenciamento de ambientes
Além da flexibilidade no pagamento, o Serpro oferece consultoria especializada e gerenciamento de ambientes em nuvem, assegurando uma otimização eficiente dos recursos. Outros benefícios incluem acesso remoto a partir de qualquer dispositivo conectado à internet e uma camada adicional de segurança no controle de acesso, configurada de acordo com as preferências do cliente.
Com essa abordagem, o Serpro se posiciona como um parceiro estratégico na transformação digital, garantindo não só a escalabilidade e eficiência, mas também o controle e a segurança que as instituições precisam para navegar em um cenário tecnológico em constante evolução. A contratação do Serpro Multicloud pelo TJTO é um marco no sistema judiciário no Tocantins, trazendo expectativas de um serviço mais eficiente e acessível para os cidadãos.
Outros tribunais também aderiram ao Serpro Multicloud como os de Minas Gerais, Rondônia, Rio Grande do Sul, Acre e Pernambuco. "Esses avanços reforçam a flexibilidade e a robustez da solução oferecida pelo Serpro", afirma Guilherme Alvares, gerente de Divisão para o Mercado Público.