Notícia
Conhecimento
Inteligência artificial em foco: caminhos para o desenvolvimento social e governamental

O Serpro assume um papel de protagonismo na articulação do debate nacional sobre inteligência artificial (IA), impulsionando a inovação e a transformação digital do governo brasileiro. Fiel à sua missão, a empresa se posiciona como um agente estratégico para descobrir e desenvolver a “IA que Inova” no país. Como expressão concreta desse compromisso, a estatal realiza, entre os dias 13 e 17 de outubro, sua Semana de IA, uma iniciativa que reúne palestras de especialistas de órgãos governamentais, empresas de tecnologia e profissionais de mercado, além de workshops práticos (hands-on). Os encontros apresentam cases reais, diretrizes estratégicas e tendências globais que devem marcar o cenário da IA em 2025.
Mais do que um evento técnico, a iniciativa busca promover um diálogo amplo com a sociedade brasileira, envolvendo o setor produtivo, a sociedade civil e diversos atores públicos e privados, reconhecendo a Inteligência Artificial como um componente estratégico do desenvolvimento tecnológico nacional.
Panorama da atuação governamental
O primeiro dia da Semana de IA teve como foco apresentar um panorama sobre a atuação dos órgãos de governo no uso de inteligência artificial. A abertura do evento contou com a participação do diretor de Negócios, Governos e Mercados do Serpro, André Agatte; do assessor da Diretoria de Negócios Econômico-Fazendários, Sérgio Kamache; e do superintendente de Arquitetura Corporativa, Plataformas Inteligentes e Engenharia de Nuvem, Welsinner Brito.
“É muito significativo promovermos essa conversa com a participação da sociedade brasileira. Trata-se de um tema que hoje integra, de forma inevitável, a estratégia de desenvolvimento tecnológico do país. O governo brasileiro vem destinando importantes recursos e investimentos à inteligência artificial, em diversas frentes já em andamento, sempre com foco no desenvolvimento da sociedade e no bem-estar do cidadão”, destacou o diretor André Agatte.
Os questionamentos são muitos quando se trata desse campo da Ciência da Computação. "Como podemos usar a inteligência artificial para o bem da humanidade?", perguntou Agatte. "Acho que esse é um grande desafio, e nós temos feito esse diálogo não só com o Brasil, mas com grande parte do mundo. Nós estivemos, recentemente, na China, participando da Feira Internacional de Inteligência Artificial, dialogado com diversos países da Europa e os Estados Unidos também. Temos procurado entender como o mundo caminha na construção e evolução das tecnologias de IA, seja na estrutura pública, para agilizar processos e soluções, seja na indústria, que também começa a absorver mais fortemente essas tecnologias para sua produção. Esse é um tema que está absolutamente condicionado ao processo de desenvolvimento do país daqui para frente. O Serpro enquanto empresa pública, empresa de Estado, tem esse compromisso", acrescentou.
Diálogo e cooperação em benefício do cidadão
A estatal reconhece que a complexidade da IA exige uma abordagem que transcende as fronteiras internas. "A gente precisa se abrir para todos os nossos parceiros, todas as nossas empresas primas e irmãs de governo, para conversar, para trocarmos experiência", pontuou o superintendente Welsinner Brito, lembrando, que o objetivo do evento é promover um momento de troca, de compartilhamento para que todos os envolvidos cresçam juntos no enfrentamento desse desafio.
A visão de longo prazo do Serpro mira 2026 com uma responsabilidade ainda maior: além de atuar como uma empresa que entrega soluções, a organização busca estratégias para apoiar o cidadão brasileiro diante dos desafios trazidos pela inteligência artificial. Essa perspectiva está alinhada ao movimento mais amplo do governo federal, que há algum tempo vem demandando projetos na área e, recentemente, consolidou sua estratégia por meio do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Ambicioso e de grande relevância, o plano atua como um catalisador, unindo diversas frentes de desenvolvimento da IA no país.
Segundo o assessor da Diretoria de Negócios, Governos e Mercados do Serpro, Sérgio Kamache, a trajetória da empresa na oferta de serviços ao cidadão e na aplicação de tecnologias em políticas públicas revela um aprendizado expressivo. Ainda assim, o caminho a percorrer com a Inteligência Artificial é vasto. "Para que a expansão seja assertiva, a cooperação se mostra crucial. É indispensável o diálogo com a iniciativa privada e com todos os níveis do poder público, o federal, estadual e municipal, a fim de promover uma troca de conhecimentos que guie a eficácia das ações", ressaltou.
Assista ao vivo
A Semana de IA do Serpro, idealizada com programação aberta ao público interno e externo, é realizada na Sede da empresa, em Brasília, com transmissão pelo canal do Serpro no YouTube. Confira a programação e acompanhe as atividades!