• English English
  • Português (Brasil) Português (Brasil)
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefine Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

Notícia

Modernização

Caixa Postal da Receita Federal ganha nova versão com foco em experiência do usuário

Navegação intuitiva, novos recursos e visual moderno tornam a comunicação entre o Fisco e o contribuinte mais ágil e eficiente. Solução é desenvolvida e mantida pelo Serpro
Mulher digitando e-mail no computador portátil enquanto está sentada
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
by Comunicação do Serpro — 25 de april de 2025

crédito imagem: Freepik

A Receita Federal do Brasil (RFB), em parceria com o Serpro, apresentou nesta sexta-feira, 25 de abril, a nova versão da Caixa Postal, sistema de mensagens que centraliza a comunicação oficial entre o órgão e os contribuintes. A apresentação foi feita em uma live transmitida pelo YouTube, que detalhou as principais melhorias da solução e respondeu a perguntas do público. A nova versão do sistema entra em funcionamento neste sábado, 26 de abril.

Com visual renovado, navegação mais intuitiva e alinhada ao padrão Gov.br, a nova Caixa Postal possui uma série de melhorias, tais como a adição de filtros de pesquisa textual e avançados, botões de acesso rápido, e funcionalidades em lote para favoritar, marcar como não lida, excluir e exportar mensagens. Esses recursos vão oferecer mais flexibilidade na gestão das mensagens, facilitando o dia a dia de quem precisa acompanhar intimações, notificações e comunicados da Receita — especialmente em empresas com grande volume de informações.

Como funciona a Caixa Postal da RFB?

Nem todo mundo sabe, mas todos os contribuintes possuem uma Caixa Postal vinculada ao seu CPF ou CNPJ. Por meio dela, é possível ler, acompanhar e gerenciar mensagens oficiais enviadas pelo órgão, como notificações, intimações e comunicados de interesse fiscal. O acesso pode ser feito de diversas formas: pelo portal e-CAC, pelo portal Serviços do Contribuinte, pela página do Gov.br ou ainda pelo aplicativo da Receita Federal. Trata-se de um canal seguro e direto de comunicação com o Fisco, essencial para manter a regularidade e evitar surpresas com prazos ou pendências.

Foco no usuário

De acordo com Gilberto Sales, gestor do sistema na Receita Federal, a reformulação contou com a colaboração direta de usuários externos, incluindo pessoas físicas, jurídicas e escritórios de contabilidade, que participaram de testes e contribuíram com sugestões a partir do protótipo inicial.

"Várias funcionalidades que estão sendo implementadas a partir de amanhã surgiram de sugestões desses colaboradores ou foram aperfeiçoadas com base em suas críticas e opiniões. Foi muito importante termos essa visão do usuário, de quem consome a informação da Caixa Postal”, destacou o gestor.

Elaine Sampaio, líder da equipe de Desenvolvimento da Caixa Postal no Serpro, também reforçou a necessidade de aprimorar a experiência de uso, oferecendo mais praticidade e eficiência na gestão das mensagens. “Nosso foco com certeza foi ouvir os contribuintes, suas queixas e dificuldades, para que pudéssemos proporcionar o máximo de melhorias nesta versão”, enfatizou.

Em sua fala, Elaine indicou que uma das principais inovações dessa nova versão é a identificação da primeira leitura de cada mensagem, um exemplo de alteração feita em resposta à demanda frequente de usuários. Segundo ela, a partir de agora, sempre que uma comunicação for aberta, o sistema vai registrar o CPF ou CNPJ e o certificado digital da pessoa que realizou o primeiro acesso. A medida traz mais transparência e segurança, especialmente para empresas com múltiplos procuradores ou filiais, permitindo identificar com precisão quem visualizou a mensagem inicialmente.

A líder da equipe de desenvolvimento da solução acrescentou ainda que o trabalho de evolução do sistema continua e que novas funcionalidades serão lançadas em futuras atualizações.

Histórico da Caixa Postal da RFB

Durante a live de apresentação, Gilberto Sales informou que a Caixa Postal foi criada em 2009, com o lançamento do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) e passou a integrar o e-CAC a partir de 2010, tornando-se um dos principais canais de comunicação digital da Receita Federal. Em 2022, o serviço foi integrado ao Gov.br, o que ampliou o acesso para pessoas físicas sem a necessidade de certificado digital.

Segundo o gestor da RFB, o número de mensagens enviadas pela Caixa Postal saltou de 24 milhões em 2010 para 88 milhões em 2024, refletindo o crescimento da confiança e da utilização do sistema por diversas áreas da Receita Federal.

Saiba mais

Assista a íntegra da live de apresentação da nova versão da Caixa Postal da RFB e fique por dentro de todas as novidades da solução:

 

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico