Notícia
Gestão
Comitê Estratégico de ESG reforça compromisso do Serpro com a sustentabilidade e a boa governança

Criado oficialmente em julho de 2025, por meio da Decisão Diretiva GT-072/2025, o Comitê Estratégico de ESG do Serpro consolida uma nova etapa no compromisso institucional com os princípios de sustentabilidade. A instância consultiva e deliberativa de caráter estratégico foi estabelecida para garantir que os pilares ambiental, social e de governança, o conhecido tripé ESG, estejam de forma integrada pelo eixo transversal nas decisões da empresa, orientando políticas, projetos e investimentos rumo à geração de valor público e à perenidade do negócio.
Reportando-se à Diretoria Executiva, o Comitê tem como função central a formulação e validação da Estratégia ESG do Serpro, assegurando sua coerência com o planejamento estratégico e seu alinhamento às melhores práticas nacionais e internacionais. Também cabe ao grupo aprovar diretrizes e prioridades, acompanhar indicadores-chave, deliberar sobre ajustes estratégicos e avaliar riscos e oportunidades emergentes com potencial de impactar a sustentabilidade do negócio.
“A criação do comitê representa um passo importante na estruturação da sustentabilidade como valor corporativo. Ao reunir diferentes especialidades da casa, construímos uma visão sistêmica, alinhada aos desafios contemporâneos e à missão pública do Serpro”, afirma o coordenador do colegiado, Alexandre Maimoni, diretor Jurídico de Gestão e Riscos.
Para além de sua função estratégica, o comitê foi concebido como um espaço para ampliar a capacidade institucional de antecipar demandas sociais e ambientais, e construir valor compartilhado com a sociedade, os clientes e os parceiros. “Mais do que atender a uma tendência global, o comitê nos ajuda a tomar decisões mais conscientes, integradas e com responsabilidade socioambiental. Ele consolida o ESG como uma lente permanente de avaliação da nossa atuação”, destaca André Picoli Agatte, diretor de Negócios de Gestão Pública, Setoriais e Novos Negócios, e subcoordenador do comitê.
Entre as finalidades estratégicas do Comitê ESG, destacam-se a promoção de soluções alinhadas às melhores práticas do setor, a transversalidade dos temas ESG nos modelos de negócio e na cultura organizacional e o fortalecimento da imagem do Serpro como agente público de transformação sustentável. O grupo também se articula com outras instâncias de governança, integridade e supervisão, reforçando a prestação de contas, a transparência institucional e o diálogo com partes interessadas.
A composição do comitê reflete essa abordagem multidisciplinar e colaborativa. São representantes de todas as diretorias e áreas estratégicas da empresa, incluindo lideranças de logística, controladoria, aquisições, operações, produtos e serviços, riscos, processos e estratégia empresarial. “A diversidade de perfis e conhecimentos assegura uma atuação integrada e coerente com os valores corporativos. O comitê exerce suas funções de forma colegiada e se reunirá regularmente, de forma ordinária e extraordinária, sempre que necessário”, pondera Agatte.
Conheça o comitê
“Desde o segundo semestre de 2023, temos reunido evidências da maturidade da empresa em relação às práticas ambientais e sociais, da sistematização promovida pela governança e do fortalecimento de uma cultura de sustentabilidade que reconhece a interdependência entre os ecossistemas e as responsabilidades perante os serviços entregues à sociedade. A criação do Comitê consolida e torna ainda mais transparente o compromisso da alta liderança”, reflete Valéria Lemos Silva.
A sustentabilidade não é apenas um ideal. no Serpro, ela está integrada à estratégia institucional, moldando ações pautadas pela ética, responsabilidade e impacto positivo nos âmbitos econômico, social e ambiental. Para conhecer as iniciativas e compromissos da empresa, acesse a página de Sustentabilidade.
Veja quem está à frente da Agenda ESG na empresa:
Coordenador
- Alexandre Brandao Henriques Maimoni, diretor Jurídico de Gestão e Riscos.
Subcoordenador
- Andre Picoli Agatte, diretor de Negócios de Gestão Pública, Setoriais e Novos Negócios
Membros
- Osmar Quirino da Silva, diretor de Administração e Finanças
- Wilton Itaiguara Goncalves Mota, diretor de Operações
- Anderson Rafael Barros do Nascimento, assessor de Natureza Especial do Diretor Presidente
- Valeria Pinto Lemos da Silva, coordenadora do Projeto Estratégico Ser ESG
- Elvis Zamith Vilar Evangelista, superintendente de Planejamento, Especificação e Negociação das Contratações e Gestão dos Recursos de TI
- Joao Vicente Belle Pimentel de Castro, superintendente de Produtos e Serviços - Operações
- Thiago Carlos de Sousa Oliveira, superintendente de Produtos e Serviços - Centro de Dados
- Elayne Carolina Rosa Dal Col, superintendente de Gestão Logística
- Carlos Rodrigo da Silva Santana, superintendente de Controladoria
- Joanna Maia Carneiro da Cunha, superintendente de Riscos e Controles
- Roni Roniere Souza Cantuaria Alves, superintendente de Aquisições e Contratos
- Felipe Lopes da Silva, superintendente de Inteligência de Negócio
- Marcus Vinicius da Costa, especialista ESG do Projeto SER ESG
- Thais Dias Argolo, especialista ESG do Projeto SER ESG
- Sergio Santana de Melo, gerente de Departamento da Estratégia Empresarial
- Maykel Douglas Sousa Rocha, gerente de Departamento da Gestão de Processos
- Sergio Fernando Oliveira Theodoro dos Santos Kamache, assessor da Diretoria de Negócios Econômico-Fazendários
- Fernanda Roscille Bezerra de Medeiros, assessora da Diretoria Jurídica, de Gestão e Riscos