Notícia
Identificação Digital
Validação por foto de referência: o que é e como funciona

O Datavalid apresenta ao mercado hoje, 18 de dezembro, uma nova forma de validar a identidade das pessoas no ambiente digital. A partir de agora, empresas e órgãos públicos poderão utilizar a validação facial com foto de referência, um recurso que permite comparar a selfie capturada no momento da checagem com uma imagem de referência previamente coletada ou recuperada pela própria instituição cliente, a partir de bases internas confiáveis, como uma foto obtida em atendimento presencial, por exemplo.
A novidade amplia as possibilidades de uso da plataforma, ao permitir que a comparação facial deixe de depender exclusivamente da biometria cadastrada na base da Senatran, tradicional fonte de referência utilizada pelo Datavalid.
Agora, quando o CPF consultado não possui biometria facial cadastrada na base de dados da Senatran ou quando é necessário validar a identidade do cidadão a partir de outra imagem, o cliente pode enviar a foto que servirá de referência. Nesses casos, a checagem passa a ser feita apenas entre essa foto fornecida e a selfie capturada no momento da validação, com ou sem prova de vida, conforme a necessidade da operação. Todo o processo é feito dentro do próprio Datavalid. Isso garante maior controle, velocidade e aderência às políticas de segurança digital.
O recurso também facilita rotinas em que o cidadão já possui uma foto de identificação registrada em processos de cadastro realizados junto à empresa que é cliente do Datavalid. Em um procedimento de contratação online, por exemplo, uma empresa pode reaproveitar a foto do cadastro interno para confirmar se a pessoa que está solicitando um serviço é a mesma que já tem vínculo ativo. Outra aplicação possível seria uma universidade utilizar sua própria base de cadastros de estudantes para validação de selfies a fim de agilizar o acesso a serviços acadêmicos, mitigando chances de acessos indevidos.
Identificação digital para negócios de todos os tamanhos
A nova funcionalidade soma-se ao conjunto de tecnologias oferecidas pelo Datavalid, solução do Serpro utilizada por milhares de empresas para assegurar identidades no ambiente digital. A plataforma reúne recursos como biometria facial com prova de vida por liveness passivo, validação individualizada de impressões digitais, decodificação e validação do QR Code da CNH, além de checagens cadastrais feitas diretamente em bases oficiais do governo federal, sob a guarda do Serpro.
De acordo com Lidiane Lins da Rocha, gerente de Produtos Transversais do Serpro, essas tecnologias tornam o Datavalid um ecossistema robusto e flexível de identificação digital. Seu diferencial está na combinação entre precisão técnica – com resultados confiáveis, obtidos através de bases oficiais de governo – e variedade de modalidades de validação, permitindo que cada organização construa o fluxo mais adequado ao seu modelo de negócio. “Uma fintech pode utilizar prova de vida associada ao QR Code da CNH para agilizar a abertura de contas; uma seguradora pode conferir a identidade do cliente com base na selfie e na foto de referência do contrato; um órgão público pode fortalecer cadastros e reduzir tentativas de fraude em serviços sociais”, exemplifica a gerente.
A confiabilidade da solução é comprovada pelos números. Com acurácia de 99,9% nas validações biométricas, o Datavalid realizou quase 2 bilhões de validações até o final de 2025. “Nesse período, apontou mais de 14 milhões de possíveis fraudes, evitando prejuízos significativos para empresas de diversos setores e para administrações públicas”, completa Lidiane.
Veja como implementar o Datavalid na sua empresa
Para conhecer todas as funcionalidades, condições de uso e formas de contratação, acesse a página do Datavalid na Loja Serpro e veja como a solução pode fortalecer a segurança digital do seu negócio.