Notícia
Gestão
Serpro assina protocolo de intenções para a criação do Fórum Nacional de Corregedorias das Empresas Estatais

No dia 1º de outubro, foi assinado o protocolo de intenções para a criação do Fórum Nacional de Corregedorias das Empresas Estatais, inicialmente por doze estatais, que o integram: Serpro, Petrobras, BNDES, Caixa, EBSERH, Banco do Nordeste do Brasil, Codevasf, Dataprev, Autoridade Portuária de Santos, Embrapa, Grupo Hospitalar Conceição e Infra S.A. A iniciativa permitirá a promoção da troca de experiências, a realização de encontros e o debate sobre temas relevantes.
O ato ocorreu no 1º Seminário Petrobras de Direito Administrativo Sancionador, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, com a presença de autoridades de diferentes institutos públicos. A corregedora do Serpro, Clarice Cardim Pinheiro, assinou, junto com os demais representantes das demais instituições, o protocolo, oficializando a criação desse importante espaço que vinha sendo discutido desde 2024 e agora concretizado com o objetivo de assegurar o desenvolvimento e o fortalecimento da gestão correcional, bem como o aprimoramento das atividades comuns entre as estatais.
"Integrar o Fórum Nacional de Corregedorias das Estatais é um passo importante para a Corregedoria do Serpro. Esse é um espaço seguro e qualificado, que reúne empresas públicas com empregados CLT, onde podemos compartilhar experiências, alinhar práticas e fortalecer a integridade. É um ambiente que nos permite olhar de forma estratégica para os desafios do nosso ecossistema e buscar, juntos, soluções que tornem a gestão mais ética e transparente, reafirmando nosso compromisso de respeito às pessoas", avaliou a corregedora.
A participação do Serpro no evento e a adesão ao fórum reforça o compromisso de atender aos mais altos critérios de sua qualificação como empresa pública. Sua participação está alinhada aos interesses institucionais de fortalecimento da governança e da integridade.
Aprimorar a governança
Entre os objetivos do Fórum Nacional de Corregedorias das Empresas Estatais enumeram-se: estimulara capacitação dos profissionais da área; viabilizar debates contínuos sobre temas como o enfrentamento à corrupção, conflito de interesses e assédios moral e sexual; compartilhar modelos e fluxos de trabalho para aprimorar a governança; e alinhar a atuação dos membros com as diretrizes da Corregedoria-Geral da União, órgão central do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal.
O seminário reuniu autoridades e especialistas para debater temas como as boas práticas nas atividades correcionais das estatais, inovações no direito administrativo sancionador e o enfrentamento a assédios e discriminações. Entre os temas discutidos então inovações e boas práticas na aplicação do Direito Administrativo Sancionador, integração entre ética e disciplina, e estratégias de enfrentamento a assédios e discriminação.