Notícia
Segurança Digital
Govshield agora tem proteção digital “Zero Trust” e nova funcionalidade de distribuição de tráfego eficiente

O GovShield, plataforma de segurança em nuvem do serpro, ganhou duas novas funcionalidades que vão trazer mais segurança aos usuários e aumentar a velocidade de acesso aos aplicativos. Criada em 2021, a solução já é utilizada por 27 clientes da administração pública em todas as esferas, como STJ, Anvisa, Sebrae, Ministério Público de São Paulo e Prefeituras de Teresópolis (RJ) e Araguaína (TO). A principal característica da tecnologia é o alto nível de segurança e a facilidade de implementação e gerenciamento, dispensando grandes equipes especializadas em segurança da informação.
Novidades
A primeira novidade é o ZTNA ou “Zero Trust Network Access”, um novo padrão de segurança digital alinhado aos novos desafios de cibersegurança. Considerando que nenhuma conexão deve ser considerada automaticamente confiável, o ZTNA exige uma verificação contínua de usuários e dispositivos antes de permitir o acesso a qualquer sistema.
A segunda funcionalidade lançada pelo Serpro é o “Balanceamento de Carga”, que distribui o tráfego de forma eficiente entre os servidores, o que melhora a disponibilidade dos aplicativos e oferece uma experiência de uso mais rápida e estável.
Sugestões
“Todos os clientes que desejam contratar o GovShield passam por um período de degustação de 21 dias acompanhados de perto pelo nosso time técnico. Durante esse período, além da experiência dos clientes com todas as funcionalidades disponíveis para a modalidade Ouro, coletamos sugestões e alternativas para aperfeiçoamento do serviço. A partir dessas experiências surgiu a ideia para as novas funcionalidades”, explica o gerente do Serpro, Marcelo Lobo. “Reforçamos as características da plataforma de segurança, que é permitir que a jornada digital dos usuários seja não apenas protegida, mas também eficiente, escalável e de alto desempenho", avalia.
O GovShield é considerado uma nuvem de segurança robusta e de rápida implementação, utilizada para proteção e aceleração de portais e aplicações. Com funcionalidades como Firewall, WAF e proteção Anti-DDoS, a plataforma garante que o tráfego malicioso seja interrompido na borda, mantendo seus serviços online rápidos, seguros e resilientes.