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Segurança Digital

Inteligência Artificial contra fraudes: Serpro debate soluções em congresso da Febraban

Estatal de tecnologia do governo federal apresentou seus mais recentes avanços e conquistas na área de segurança digital
Carlos Rodrigo Fonseca Lima participou do painel "IA aplicada na Prevenção a Fraudes: cenários futuros"
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por Comunicação do Serpro — 12 de março de 2025

Com a crescente sofisticação dos golpes digitais, a prevenção a fraudes bancárias tornou-se prioridade para o setor financeiro. Somente no ano passado, os bancos investiram quase R$ 50 bilhões em tecnologia, sendo 10% desse montante voltado exclusivamente para segurança digital.

Diante desse cenário, a Febraban promoveu seu 2º Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária, reunindo especialistas e líderes do setor para debater soluções inovadoras. Integrando a programação, o Serpro apresentou sua experiência com inteligência artificial, abordando temas como liveness e modelos especializados em detecção de deep fake, análise comportamental e detecção de anomalias em fluxos de negócios.

Carlos Rodrigo Fonseca Lima, gerente do Centro de Excelência em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Serpro, falou sobre o trabalho da estatal em pesquisa e aplicação de IA em soluções de segurança digital. No primeiro dia do evento, ele participou do painel "IA aplicada na Prevenção a Fraudes: cenários futuros", junto com Jefferson Cerqueira, superintendente de Produtos e Soluções da ClearSale, e Victor Thomazetti, head de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco.

Carlos Rodrigo Fonseca LimaProva de Vida

Um dos destaques de sua apresentação foi o avanço no liveness, tecnologia essencial para garantir que a captura biométrica seja feita a partir de uma pessoa real e não de uma tentativa de fraude com uso de fotos, vídeos, máscaras ou deep fakes.

“Os ataques estão cada vez mais sofisticados e os fraudadores brasileiros são bastante criativos. Para combater isso, usamos dois motores de liveness – um de mercado, em conformidade com a ISO 30107-3 e com validação em laboratório internacional, e outro desenvolvido pelo Serpro – além de inteligência artificial para identificar micro movimentos, validação de múltiplos frames e principalmente detecção de faces geradas por inteligência artificial, conhecida como deep fake. Também temos uma equipe de back office que analisa as validações todos os dias, sempre buscando aprimorar nossa solução de validação de identidade”, afirmou Carlos Rodrigo.

Análise de padrões suspeitos

Outro ponto abordado foi a análise comportamental do uso do celular e do teclado ao digitar textos. “Criamos uma solução que analisa a forma como você utiliza seu celular ou a forma como digita em teclados físicos, sendo possível mapear o que estamos chamando de ‘identidade digital’. A partir daí conseguimos validar se é você mesmo que está utilizando o celular ou digitando textos e não alguém que tomou posse o aparelho ou utilizando seu usuário e senha em sistemas web”, explica o gerente.

O grande diferencial dessas tecnologias é a criação de um padrão de autenticação constante e silencioso, procedimento que reconhece possíveis fraudadores sem necessidade de nenhuma fricção com usuário legítimo.

Já na detecção de anomalias, Carlos Rodrigo explicou como a análise de logs permite identificar padrões suspeitos em fluxos de negócios, onde um comportamento fora do normal (anomalia) gera alertas para aplicações que podem adotar medidas preventivas, como restrições de acesso ou a exigência de novos fatores de autenticação.

A apresentação reforçou o compromisso do Serpro em utilizar inteligência artificial para antecipar e mitigar fraudes, trazendo soluções cada vez mais robustas para o setor.

Estande do Serpro recebeu visitantes e apresentou soluções durante o congresso

Soluções Serpro

Além de integrar a programação do congresso, o Serpro montou um estande na área de exposições do evento, onde recebeu visitantes e apresentou suas soluções voltadas para segurança digital, como o Datavalid, Vio, Neosigner, SerproID e diversos serviços de validação de dados junto a bases oficiais de governo.

O 2º Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária é uma realização da Febraban e seus bancos associados. O evento aconteceu nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, no bairro de Santana, em São Paulo, e contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, incluindo representantes da Polícia Federal e da Interpol. Para mais informações, acesse a página do congresso.

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