Notícia
Tecnologia
IA do Google está disponível na Nuvem de Governo do Serpro

O Gemini, inteligência artificial multimodal do Google, já está disponível na Nuvem de Governo do Serpro. O anúncio foi feito em 10 de setembro pelo Google Cloud, durante o Google Cloud Summit Brasil 2025. Com a novidade, a tecnologia passa a ser ofertada no Brasil dentro dos ambientes isolados do Google Distributed Cloud (GDC), que integra a infraestrutura da Nuvem de Governo. O serviço é hospedado nos data centers do Serpro, maior empresa pública de tecnologia do mundo, garantindo soberania e privacidade para dados sensíveis, confidenciais e sigilosos.
“As possibilidades geradas por tecnologias como computação em nuvem e IA são inegáveis, tornando essencial que o Brasil esteja na vanguarda da inovação impulsionada por esses novos modelos”, defende Alexandre Gonçalves de Amorim, presidente do Serpro. “Por meio da parceria com o Google Cloud e do lançamento do Gemini no Google Distributed Cloud, o Serpro encontrou uma maneira de alcançar o progresso sem sacrificar a soberania nacional, um elemento-chave na construção de nossa visão tecnológica para uma nação capaz de modernizar constantemente a entrega de serviços ágeis e seguros aos seus cidadãos”, diz Amorim.
Milton Larsen Burgese, diretor de Vendas do Google Cloud para o Setor Público na América Latina, apontou que o Serpro, com essa iniciativa, traz um grande diferencial frente aos demais clientes que o Google tem no mercado. "Através da inteligência artificial, as entidades governamentais podem prover melhores serviços, aprimorar a qualidade dos serviços, endereçar melhor as necessidades da população. Incorporar o Gemini dentro do GDC para oferecer serviços inteligência artificial aos clientes do Serpro que têm necessidades de soberania, em uma nuvem soberana, é, sem dúvida nenhuma, colocar o Serpro na vanguarda dos clientes mundiais do Google em condição de oferecer esse serviço”, avalia.
Como os órgãos de governos clientes do Serpro poderão utilizar a novidade?
Welsinner Brito, superintendente de Arquitetura Corporativa, Plataformas Inteligentes e Engenharia de Nuvem do Serpro, planeja como será a performance do Gemini na nuvem soberana da estatal. "O GDC é a stack do Google que roda dentro da Nuvem de Governo que, por sua vez, agrega a atuação das equipes do Serpro em cima desse hardware. Trazemos para o cidadão brasileiro segurança na informação e governança dos dados, mas ao mesmo tempo permitimos inovação e entregas de qualidade", conta.
Segundo ele, levar a inteligência artificial generativa do Google para dentro da Nuvem de Governo evidencia a capacidade do Serpro de garantir soberania digital não apenas em infraestrutura de nuvem ou governança de dados, mas também na oferta de soluções avançadas de inteligência artificial aos clientes. “Com o Google Gemini, vamos poder focar em processos de automação, em processos de inteligência artificial que melhoram a produtividade dos nossos clientes, que melhoram a produtividade também do Serpro”, informa.
Welissiner afirma que, ao utilizar uma solução de IA generativa, percebe-se a existência de um novo modelo de integração entre clientes, baseado na conversação, no qual o usuário formula perguntas sobre o que deseja e interage diretamente com o sistema. Ele explica que, ao incorporar modelos de IA generativa e conversacional em todas as aplicações já desenvolvidas para os clientes, o Serpro terá condições de oferecer soluções mais inovadoras. “A gente vai conseguir entregar uma solução mais moderna e o próprio cidadão, ao invés de utilizar apenas componentes visuais, vai passar a ter uma conversa com os modelos para resolver os seus problemas do dia a dia com o governo”, indica.
O que dizem os líderes do Google
"Durante anos, as empresas e os governos com os mais rigorosos requisitos de segurança e soberania de dados enfrentaram uma escolha difícil: adotar a IA moderna ou proteger os seus dados. Hoje, esse compromisso termina. Estamos anunciando a disponibilidade geral do Gemini no GDC air-gapped e a visualização do Gemini no GDC conectado, trazendo os modelos mais avançados do Google diretamente para o seu data center", declara Vithal Shirodkar, vice-presidente e gerente geral do Google Distributed Cloud, a nuvem distribuída do Google para ambientes locais.
De acordo com ele, o Google Cloud está comprometido em apoiar a transformação digital do setor público do Brasil. "Hoje, a empresa está anunciando uma nova e abrangente oferta, o 'Gemini for Government'. Este conjunto de serviços, ancorado no Agentspace, foi projetado para ajudar agências governamentais em todo o Brasil a acelerar a adoção de IA, aprimorar serviços para cidadãos e melhorar a eficiência operacional, tudo isso respeitando os mais altos padrões de segurança e soberania de dados", pontua.
Novas ofertas Gemini for Government e Gemini for Education são lançadas para ajudar acelerar adoção da IA por parte do setor público e das universidades, permitindo a implementação em larga escala de agentes de IA de forma simples e segura. Além disso, o Google Cloud compartilha como está investindo no ecossistema brasileiro mais amplo com novas ofertas para o setor público. "O Brasil é um dos mercados de tecnologia que mais cresce no mundo, com uma vibrante comunidade de startups e um ecossistema de desenvolvedores", considera Thomas Kurian, CEO do Google Cloud.
“Por meio de nossas ofertas de tecnologia altamente diferenciadas, parcerias locais sólidas e programas de qualificação, estamos capacitando todas as organizações no Brasil, tanto empresas quanto instituições do setor público, a aproveitar a oportunidade da IA”, completa Kurian.