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Imposto de Renda

IRPF 2025: Serpro garante inovação e experiência aprimorada para o cidadão

Empresa foi responsável por viabilizar tecnologicamente o novo ciclo do Imposto de Renda, com metade dos contribuintes já usando a declaração pré-preenchida e maior pagamento de lote de restituição da história
IRPF 2025
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por Comunicação do Serpro — 30 de maio de 2025

Com atuação integrada e contínua junto à Receita Federal, o Serpro foi novamente responsável por viabilizar a operação tecnológica do ciclo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. A entrega deste ano foi marcada por inovação, evolução da experiência digital do cidadão e forte colaboração entre áreas técnicas e de gestão das duas instituições. Novos marcos foram que metade dos contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida e, hoje, será pago o maior lote de restituição do IR na história.

Para garantir o funcionamento pleno de todo o sistema durante o período da declaração, o Serpro realizou testes rigorosos de desempenho e implementou melhorias técnicas em todas as camadas da solução, além do monitoramento ininterrupto em cada etapa do ciclo.

“Estamos falando de uma operação de altíssima escala, com milhões de acessos simultâneos e múltiplas funcionalidades integradas. Nosso papel é garantir que tudo funcione com fluidez, segurança e eficiência, e é isso que conseguimos mais uma vez”, afirma o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

Receita paga maior lote de restituição do IR da história

Hoje, 30 de maio, a Receita Federal libera o primeiro de cinco lotes de restituição deste ano, o maior da história em número de contribuintes e em valor. No total, 6.257.108 contribuintes receberão R$ 11 bilhões. O valor será destinado aos contribuintes que enviaram a declaração antecipadamente e fazem parte dos grupos prioritários. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Os públicos prioritários são pessoas idosas, com deficiência física ou mental ou doença grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e os que usaram a declaração pré-preenchida e optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix. A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na página “Meu Imposto de Renda”, clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a verificação no aplicativo do órgão.

Metade dos contribuintes já utiliza a declaração pré-preenchida

Um dos destaques foi o lançamento da versão 2.0 do Meu Imposto de Renda (MIR), ferramenta que permite o preenchimento e envio da declaração diretamente pelo navegador ou aplicativo da Receita Federal. A atualização trouxe melhorias significativas de usabilidade e desempenho. A solução, disponível exclusivamente para usuários com contas Gov.br nos níveis Prata ou Ouro, reforça o compromisso com uma experiência mais moderna, intuitiva e acessível para o contribuinte.

Um resultado importante já verificado nestes últimos dias do prazo foi o aumento no uso da declaração pré-preenchida, que passou de 41% em 2024 para 50% em 2025. Números do meio dia desse 30 de maio. O recurso, que aproveita dados já disponíveis em bases governamentais para facilitar o preenchimento da declaração, tem ganhado a preferência dos brasileiros. O Distrito Federal se destacou nacionalmente, com mais de 61% das declarações utilizando a funcionalidade — o maior percentual entre todas as unidades da Federação.

“O sucesso desse ciclo é resultado direto de um trabalho colaborativo e contínuo entre o Serpro e a Receita Federal. Desde o encerramento do IRPF anterior, iniciamos a discussão de requisitos e arquitetura para 2025, focando em evoluções técnicas e em soluções que realmente impactem positivamente a vida do cidadão”, conclui a diretora de Negócios Econômico-Fazendários da estatal de TI, Ariadne Fonseca.

Escuta ativa dos contribuintes

O Diretor de Operações do Serpro, Wilton Mota, explica que o monitoramento do período foi conduzido a partir de uma sala de acompanhamento multidisciplinar, reunindo 250 profissionais que atuaram em regime de revezamento conforme suas especialidades. “A infraestrutura de monitoramento foi significativamente aprimorada com a inclusão de 20 painéis exclusivos para o IRPF, além de outros voltados à infraestrutura de TI. Também contamos com equipes técnicas, gerenciais e estratégicas, o que possibilitou uma tomada de decisão mais ágil e assertiva”, detalha.

Wilton Mota também destaca a criação de um canal de comunicação assíncrono, que viabilizou a integração dos 250 especialistas, permitindo uma média de 50 profissionais conectados simultaneamente. Em momentos de maior demanda, esse número chegou a 90 participantes em atividade coordenada.

Outro diferencial foi a implantação de um núcleo de escuta ativa de redes sociais no Centro de Operações. A equipe responsável utilizou ferramenta de inteligência de análise de sentimentos de mídias sociais para mapear, em tempo real, as percepções dos cidadãos sobre os serviços prestados.

"Essa abordagem permitiu identificar rapidamente pontos de atenção, ajustar estratégias de comunicação e melhorar a experiência do usuário com base no feedback espontâneo da população", avalia o diretor de Operações, Wilton Mota.

Últimas horas para enviar a sua declaração

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-base de 2024, encerra-se hoje, 30/5, exatamente às 23h59min59s. Quem não entregar a declaração dentro do prazo estará sujeito a multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com cobrança mínima de R$ 165,74 e podendo chegar a até 20% do imposto.

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