Notícia
Sustentabilidade
Transversalidade é tema da Jornada Ser ESG em websérie do Serpro

Para quem se interessa por ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês), o Serpro tem uma novidade. Uma série de vídeos sobre o tema foi lançada pela empresa, em seu canal no YouTube. Os primeiros quatro vídeos estão inseridos na temática transversal, abordando como os critérios ESG podem afetar uma série de atividades de uma organização de forma geral, e do Serpro em particular.
Mas o que é o eixo transversal dentro dos planos ESG? Para o Serpro, trata-se de tudo aquilo que tem como objetivo solidificar a atuação institucional com temas como cultura organizacional, treinamento e desenvolvimento, linguagem e comunicação ESG, e planejamento e orçamento estratégicos — competências essenciais em qualquer área da empresa. A transversalidade representa a “cola” entre o ambiental, social e governança, ampliando a visão sistêmica quanto ao desdobramento da temática ESG em ações.
Transformação organizacional
O especialista do Projeto Ser ESG e coordenador do Eixo Transversal no Comitê ESG do Serpro, Marcus Vinícius da Costa, considera que a sustentabilidade tem um alto impacto na cadeia de valor do Serpro. “Estamos em um momento de transformação organizacional e fortalecimento da cultura ESG, tendo como um dos objetivos estratégicos para 2025 impulsionar a sustentabilidade ambiental, social e econômico-financeira”, pondera.
Marcus menciona como exemplo o primeiro vídeo da série, que foca em questões ambientais. “Vamos conversar sobre a sustentabilidade, refletida na estratégia do Serpro, integrando sua cadeia de valor, direcionando seus processos e práticas, agregando valor aos produtos e serviços entregues à sociedade”, explica o especialista.
Comentando o segundo vídeo, voltado para os aspectos de gestão, Carlos Rodrigo Santana, superintendente de Controladoria do Serpro, considera que a incorporação dos critérios ESG na estatal exige uma atuação responsável e estratégica, especialmente no contexto de uma empresa pública. “Cada ação deve refletir um equilíbrio entre impacto social, ambiental e responsabilidade empresarial, reforçando o papel do Serpro como empresa pública que transforma realidades com transparência e eficiência”, complementa.
O terceiro vídeo da série reforça a importância do engajamento e da educação dos empregados para o atingimento destes objetivos, e a superintendente de educação do Serpro, Viviane Malheiros, diz que aprender é o primeiro passo para uma ampla transformação. “Por meio de vídeos curtos, o projeto conecta os pilares Ambiental, Social e de Governança ao nosso dia a dia, despertando consciência e ampliando o impacto positivo das nossas escolhas”, explica.
O quarto vídeo reforça um tema muito caro ao Serpro: a necessidade de se ter certificações e de ir além. O gerente do Escritório de Processos do Serpro, Maykel Rocha, diz que o Serpro já é uma das empresas mais certificadas do mundo. “A adoção de selos como a ISO 2030, que estabelece critérios rigorosos de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, demonstra nosso compromisso inabalável com ESG, elevando credibilidade, eficiência e confiança de clientes e parceiros”, exemplifica, referindo-se ao documento que certifica aderência à Agenda 2030 da ONU.
“Os vídeos fazem parte de um programa que iniciamos no final de 2023, com a divulgação de webinars, o Jornada Ser ESG, com objetivo de conversar interna e externamente sobre a importância e o impacto dos aspectos ambiental, social e de governança nas organizações e na sociedade”, complementa Valéria Lemos Silva, coordenadora do Projeto no Serpro. “Neste novo ciclo trouxemos os assuntos em formato de webseries, com animação e participação do TIC, mascote do Serpro, abordando de forma mais lúdica as práticas e resultados obtidos nestes eixos”, finaliza a coordenadora.
A Jornada Ser ESG em Websérie não para por aqui. Nas próximas semanas, mais vídeos, abordando outros eixos, serão lançados. Acompanhe nosso canal no YouTube para mais novidades!