Notícia
Negócios
Loja Serpro passa a operar em nova plataforma e amplia experiência digital

Lançada no último mês, a nova versão da Loja Serpro passou a operar em uma plataforma de e-commerce de grande porte, preparada para sustentar o crescimento do canal e ampliar a oferta de soluções digitais. A atualização, realizada em 28 de novembro, trouxe uma vitrine mais organizada, com linguagem clara, estrutura de informações mais intuitiva e navegação aprimorada, facilitando a compreensão das soluções e dos modelos de contratação.
A Loja Serpro também ganhou um novo layout, alinhado ao Design System da empresa e desenvolvido com foco em acessibilidade. Outro destaque é a priorização da experiência em dispositivos móveis, atualmente a principal fonte de tráfego da loja, garantindo maior consistência entre desktop e mobile, com mais usabilidade e fluidez na navegação.
De acordo com o gerente do Serpro, Rafael Oliveira, a plataforma já registra mais de 150 mil contratos fechados. “Com as novas ferramentas, poderemos ampliar a disponibilização de soluções para novos mercados, como o setor público, que poderá contratar soluções de forma cada vez mais digital”, destaca.
Inovações tecnológicas
Entre as principais inovações da nova Loja Serpro está a adoção de uma plataforma personalizável, com conexão direta aos sistemas de ERP e CRM do Serpro, capacidade de ampliação em nuvem e uso de tecnologias de ponta na criação das páginas.
A principal evolução tecnológica é a integração nativa com a Plataforma de Negócios 2.0, baseada na suíte Oracle. Utilizando o Oracle Commerce Cloud, a Loja Serpro passa a operar de forma integrada com soluções como Oracle Sales, Eloqua, Oracle Service Cloud (RightNow) e Oracle CPQ. Essa integração cria uma base unificada para os processos comerciais, de marketing, atendimento e gestão de oportunidades, ampliando a capacidade de evolução da plataforma, melhorando a orquestração dos fluxos e preparando o ambiente para a automação de novos modelos de negócio.
Para empresas e cidadãos, os ganhos em facilidade de navegação e contratação são imediatos. Já para o setor público, a recomendação é aguardar a publicação de novos regulamentos do Ministério da Gestão e da Inovação que viabilizem a conexão plena com a Loja Serpro.
Segundo Elvira Vazquez Martinez, responsável pela operação da loja, a nova plataforma traz benefícios diretos aos usuários. “Neste primeiro momento, a nova Loja Serpro facilita a contratação ao oferecer uma vitrine digital mais clara, organizada e orientada aos diferentes perfis de público, permitindo melhor compreensão dos serviços ofertados. Além disso, a loja mantém a integração com os canais de atendimento digital, como chat online e bot, que apoiam o esclarecimento de dúvidas e a orientação dos clientes ao longo da jornada de contratação”, explica.
Com uma plataforma mais robusta e escalável, a expectativa é ampliar o alcance da loja como canal estratégico de distribuição de soluções digitais, fortalecendo o papel da empresa no apoio às políticas públicas e ampliando o acesso a dados confiáveis e serviços digitais.
Acesse a Loja Serpro e conheça as novidades!
Próximos passos
Entre as próximas iniciativas está o desenvolvimento de soluções temporais e temáticas alinhadas a campanhas de políticas públicas relacionadas aos serviços do Serpro, como o Maio Amarelo, em parceria com as equipes de infraestrutura e trânsito da empresa.
A evolução da Loja Serpro seguirá de forma gradual, com a incorporação dos demais módulos da Plataforma de Negócios 2.0, ampliando funcionalidades e consolidando o ambiente digital de negócios da estatal.