Notícia
Inovação agropecuária
Ministério da Agricultura e Serpro apresentam plataforma para fomentar a inovação no agronegócio

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou o pré-lançamento, nesta quinta-feira, 9 de outubro, da plataforma Mapa Conecta, desenvolvida pelo Serpro. A iniciativa inaugura um novo marco na integração dos ecossistemas de inovação agropecuária no país, aproximando produtores rurais, startups, investidores, universidades e governos em um ambiente digital único e seguro.
“Hoje nós tivemos o lançamento da plataforma eletrônica de inovação agropecuária, o Mapa Conecta. Esse é um momento muito importante para a gente, porque essa plataforma vai incentivar que as startups do agro brasileiro possam desenvolver novas soluções, aumentando a produtividade, a sustentabilidade e tornando o nosso agro mais competitivo”, afirmou o coordenador-geral de Articulação para Inovação do Mapa, Cesar Teles.
De acordo com o coordenador, o Mapa Conecta será um ponto de encontro estratégico entre diferentes agentes da inovação. “O agricultor vai poder localizar a startup que provém a melhor solução para ele, e as startups do agro conseguirão encontrar investidores. As universidades e centros de pesquisa poderão expor novas tecnologias e buscar parceiros privados. É uma ferramenta que permitirá ao governo compreender melhor os segmentos que mais crescem e aqueles que precisam de mais apoio, além de possibilitar que o Brasil exporte não só produtos agrícolas, mas também tecnologia”, destacou Teles.
Ambiente seguro e inteligente
A plataforma foi concebida pelo Serpro, sob a liderança do Mapa, para oferecer um ambiente digital robusto, com camadas de segurança, integração via login Gov.br e gestão de grandes volumes de dados. “O Mapa Conecta é mais uma iniciativa do Mapa em parceria com o Serpro, e pretende entregar valor aos ecossistemas de inovação. É um projeto que reúne startups, ambientes de inovação e investidores em um espaço confiável, com segurança e disponibilidade”, explicou Aline Cappele, gerente de Negócios em Soluções Digitais de Inteligência para Agronegócio do Serpro.
A gestora da empresa pública de TI destacou que o uso do login Gov.br garante acesso autenticado e seguro. “Os usuários poderão consultar listagens de investidores, startups e ambientes de inovação, além de cadastrar suas informações e áreas de atuação. O sistema cruza esses dados, permitindo que os três perfis se conectem, troquem informações e façam negócios”, acrescentou.
Para o Mapa, a plataforma também será uma ferramenta estratégica de inteligência pública. “Conhecer os ecossistemas e as pesquisas em andamento é essencial para direcionar políticas públicas, entender o cenário da inovação e identificar oportunidades de investimento”, completou Aline Cappele.
Gov.br: identidade verificada e perfis distintos
O consultor de inovação agropecuária do Mapa, Flávio Duque, reforçou que o acesso controlado é um dos diferenciais da ferramenta. “Como o login Gov.br é obrigatório, sabemos que cada investidor, startup ou instituição cadastrada é real. Isso aumenta a confiabilidade das informações e a segurança dentro da plataforma”, explicou.
De acordo com Duque, cada usuário pode se cadastrar em um dos três perfis principais: AgTechs, que desenvolvem soluções tecnológicas para o agro; investidores, que aportam recursos em startups em troca de participação; e ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos, universidades, cooperativas e órgãos de fomento. “Todos esses agentes estão agora conectados em um mesmo espaço, o que facilita o encontro entre desafios e soluções para o setor agropecuário”, concluiu.
Evento de inovação agropecuária integra o Festival Curicaca
A apresentação ocorreu em painel do segundo dia do Mapa Conecta Brasil 2025, realizado na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). O evento integra o Festival Curicaca e reúne representantes de todos os elos da cadeia de inovação agropecuária para debater caminhos para o futuro do agro brasileiro.
Iniciado na quarta-feira, 8 de outubro, o evento Mapa Conecta é promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Serpro e com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Em sua primeira edição, o encontro marca um importante ponto de convergência entre ecossistemas estaduais de inovação, órgãos públicos, investidores, pesquisadores, startups e empresas, reunidos para debater os principais desafios e soluções da inovação agropecuária brasileira.
Integrado à programação do Festival Curicaca, o mais novo evento nacional dedicado à inovação e tecnologia na indústria, o Mapa Conecta Brasil 2025 leva o agro para o centro desse grande palco de transformação. Realizado em Brasília (DF), com atividades na Arena BRB Mané Garrincha e em diversos espaços da capital federal, o Festival Curicaca é promovido pela ABDI e parceiros nacionais e internacionais, reunindo palestras, trilhas de conhecimento, gastronomia, shows e experiências tecnológicas. Inspirado na ave símbolo do Cerrado, que “canta para anunciar mudanças”, o festival celebra justamente o espírito de renovação que a tecnologia e a inovação trazem para o desenvolvimento do país.
Assista ao pré-lançamento do Mapa Conecta durante o evento na Arena BRB Mané Garrincha