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Web Summit Lisboa
Serpro comemora resultados junto a clientes do mercado internacional

O Serpro tem muitos motivos para comemorar quando o assunto é aumentar a sua cartela de clientes mundo afora. “Nossa meta era atingir um faturamento de 17 milhões de dólares em 2025, mas até o fechamento de outubro, nós já faturamos 24 milhões de dólares”, diz Juliana Braz, gerente de negócios do Serpro. A marca está próxima a alcançar 400 contratos fora do Brasil. "Hoje o Serpro está em 48 países, dos cinco continentes e o potencial para essa expansão só aumenta", prevê Juliana.
Ela avalia que esse bom resultado decorre da estratégia adotada pela gestão de prospectar oportunidades de forma ativa, junto ao mercado privado e junto a outros governos, principalmente os do continente africano e os da América Latina que buscam ofertar melhores serviços para sua população. Em fevereiro deste ano, por exemplo, a estatal brasileira fechou um contrato com o governo da Angola para serviços de consultoria sob demanda, acordo que prevê a utilização de um valor total de até 5 milhões de dólares.
Juliana entende, ainda, que o Serpro está se consolidando cada vez mais no mercado privado internacional que deseja atender brasileiros, dentro das temáticas que a estatal consegue dar suporte. Hoje, o portfólio para o mercado internacional inclui um conjunto de aproximadamente seis APIs: Consulta CPF, Consulta CNPJ, Consulta Débito ativo, Consulta de Certidão Negativa de Débito, Consulta DUE e Consulta de Propriedades Rurais. Além disso, o DataValid, que é o nosso validador biométrico.
“Os produtos que o Serpro oferece para o mercado, tanto nacional quanto internacional, trazem uma camada extra de segurança para a operação dessas empresas. Então qualquer empresa que tenha interesse em entrar no mercado brasileiro procura esse tipo de solução para facilitar, agilizar e trazer mais segurança no onboarding dos clientes nas suas plataformas”, detalha Juliana. “Empresas do mercado de fintechs, bancos, bancos digitais e o segmento de jogos eletrônicos utilizam as nossas APIs”, conta.
Modelo de negócio sustentável
A gerente explica, também, como funciona o modelo de negócio sustentável desenvolvido pelo Serpro, que prevê que parte da receita dos serviços que a estatal oferece para a cadeia produtiva brasileira e, agora, internacional, volte em forma de desoneração para o governo.
Parte da renda que vêm dessas consultas via APIs trazem desoneração para os órgãos de governo envolvidos nessa mesma cadeia produtiva junto aos seus contratos com o Serpro. Isso proporciona que esse órgão público desembolse muito menos dos cofres públicos e que tenha a oportunidade de desenvolver novos produtos e serviços que, por sua vez, vão continuar evoluindo essa cadeia produtiva. E esses novos produtos e serviços vão ser consumidos pela cadeia produtiva novamente, gerando mais receita e, por sua vez, voltando novamente como desoneração para os órgãos públicos que precisam pagar por esses serviços.
Participação em grandes eventos
Estar presente em agendas internacionais também compõe a estratégia do Serpro para a internacionalização dos seus produtos e serviços e, neste ano, a empresa levou esse foco para três grandes eventos no segundo semestre deste ano: o ICAO Innovation Fair 2025, que aconteceu em setembro, em Montreal (Canadá), o Africa Tech, em novembro, na Cidade do Cabo (África do Sul) e o Web Summit, também em novembro, em Lisboa (Portugal). “São momentos que nos proporcionam aproximação com potenciais clientes e oportunidades de levar o trabalho do Serpro para o mundo”, avalia Juliana.