Notícia
Eficiência
Portal Único do Comércio Exterior amplia funcionalidades e reforça integração entre agentes públicos e privados

A mais recente versão do Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex) foi apresentada nesta quarta-feira, 27 de agosto, durante o evento “O Novo Processo de Importação: o que falta você saber para atuar em conformidade no NPI?”, realizado no WTC, em São Paulo.
Desenvolvido pelo Serpro para a Receita Federal e Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Pucomex é a principal plataforma digital do governo federal para modernização dos processos de importação e exportação no país, e passa agora a incorporar avanços no Novo Processo de Importação (NPI), incluindo o suporte ao modal terrestre, melhorias no extrato da Declaração Única de Importação (DUIMP) e ampliação das integrações com operadores privados e órgãos públicos.
Um dos destaques da programação foi a palestra “Tecnologia e conectividade no Novo Processo de Importação”, conduzida por Fernando Lustosa e Ivone dos Santos, especialistas em soluções de Comércio Exterior do Serpro, a empresa pública de tecnologia do governo federal. Os dois gestores apresentaram as novidades da nova versão do portal que entrou no ar no dia 24 de agosto.
Fernando Lustosa destacou que essa atualização do sistema representa mais um passo no desenvolvimento de soluções tecnológicas que vão permitir a substituição definitiva do Siscomex Importação-DI pelo Novo Processo de Importação, com prazo de migração previsto para o final de 2026.
“Ao todo, essa versão atualizou 189 novas funcionalidades distribuídas em 17 sistemas da plataforma, totalizando mais de 7 mil pontos de função entregues. Podemos destacar o aprimoramento dos serviços de integração com exportadores, importadores, operadores logísticos, órgãos anuentes e Secretarias Estaduais de Fazenda”, afirmou.
Evolução contínua
De acordo com Ivone dos Santos, um dos fatores-chave para a agilidade e qualidade desta última entrega do Serpro. “Aplicamos a metodologia ágil, que revolucionou a forma de trabalho das equipes, promovendo uma abordagem mais flexível e alinhada às necessidades dos usuários públicos e privados”, esclareceu.
Segundo a gestora, essa foi a 67ª release/versão da plataforma que atualmente integra 27 sistemas e disponibiliza 220 APIs para conexão com os intervenientes do setor. “Com forte atuação na arquitetura e implementação de soluções para o comércio exterior, o Serpro é parceiro da Receita Federal no trabalho de aplicar a tecnologia para reduzir a burocracia, os custos e o tempo das operações, aumentando a eficiência e a transparência nas relações comerciais internacionais do país”, completou Ivone.
Sobre o evento
Organizado pelo Instituto Aliança Procomex, o encontro reuniu órgãos públicos e representantes do setor produtivo para debater os desafios e avanços do Novo Processo de Importação no Brasil. Com uma programação focada em aspectos práticos e integrativos, o evento contou com a participação de representantes da Receita Federal, Secretarias Estaduais de Fazenda, Ministério da Agricultura e Pecuária, Anvisa, Inmetro, Serpro e demais atores estratégicos do comércio exterior.