Notícia
Tributos
Tecnologia aumenta a eficiência da Receita e facilita a vida do contribuinte

A Receita Federal do Brasil (RFB) acaba de disponibilizar duas novas funcionalidades no seu sistema de Parcelamento Parametrizado (Siefpar) que aprimoram o atendimento ao contribuinte e favorecem a produtividade das equipes do órgão. Trata-se das opções “Consulta de Débitos do Contribuinte” e “Tratar Alocação de Pagamento”.
Desenvolvido e mantido pelo Serpro para a RFB, o Siefpar é a solução que permite o requerimento, concessão e controle das modalidades de parcelamentos tributários e não tributários não inscritos em Dívida Ativa da União. Seu objetivo é agilizar o acesso dos contribuintes a novos parcelamentos e ampliar a arrecadação federal, proporcionando mais eficiência e segurança nestas negociações.
Consulta de Débitos do Contribuinte
A nova funcionalidade de consulta de débitos reúne todas as informações relevantes sobre os débitos do contribuinte. Os dados são apresentados de forma clara e estruturada, com a indicação sobre a possibilidade de parcelamento na modalidade escolhida, incluindo a justificativa quando isso não for possível. Antes, para conseguir estas informações, os gestores de parcelamento precisavam acessar diferentes sistemas e analisar as regras de cada modalidade de parcelamento.
De acordo com Eduardo Lopes, analista de Desenvolvimento do Serpro, essa centralização reduz significativamente o tempo de atendimento ao contribuinte que deseja entender o motivo de não conseguir parcelar um determinado débito, especialmente nos canais de chat e nos setores responsáveis por parcelamentos na RFB. Diminui também a necessidade de acionamento de outras áreas da RFB. “Com isso, tanto os gestores de parcelamentos quanto a equipe de sustentação da solução do Serpro podem direcionar esforços para atividades mais estratégicas”, avalia.
Realocação de valores pagos indevidamente
Já a funcionalidade “Tratar Alocação de Pagamento”, explica Milena Hypólito, também analista de Desenvolvimento que atua no projeto, soluciona um problema recorrente: a realocação de valores pagos indevidamente ou vinculados a negociações de parcelamento canceladas. Segundo ela, esses casos exigiam tratativas específicas ou até mesmo pedidos de reembolso, mas agora os gestores de parcelamento podem transferir valores entre parcelamentos do mesmo contribuinte de forma ágil e segura. “Com isso, evita-se retrabalho e perdas financeiras, uma vez que o pagamento já terá uma nova destinação dentro do próprio sistema de parcelamento”, analisa Milena.
Evolução constante
Os dois analistas de Desenvolvimento do Serpro entrevistados concordam que essas novas funcionalidades atendem a demandas históricas dos times envolvidos no sistema, gerando benefícios como a redução de erros, o aumento da produtividade e o fortalecimento da capacidade de resposta aos acionamentos de contribuintes.
Para Marcos Cesar Ungierowicz, analista de Negócio responsável pela gestão do serviço na estatal, as melhorias no sistema têm sido constantes nos últimos meses. “Nosso objetivo é tornar a experiência de gestores e contribuintes mais simples, intuitiva e autônoma. Com isso, facilitamos o uso do sistema e reduzimos o volume de dúvidas repassadas à equipe de sustentação, que pode se dedicar a demandas mais estratégicas”, completa.