• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  Tecnologia aumenta a eficiência da Receita e facilita a vida do contribuinte
Info

Notícias

notícias

Notícia

Tributos

Tecnologia aumenta a eficiência da Receita e facilita a vida do contribuinte

Novas funcionalidades do Sistema Parcelamento Parametrizado otimizam atendimento e gestão de pagamentos no órgão
Homem trabalhando em um computador sobre uma mesa de escritório
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 02 de julho de 2025

A Receita Federal do Brasil (RFB) acaba de disponibilizar duas novas funcionalidades no seu sistema de Parcelamento Parametrizado (Siefpar) que aprimoram o atendimento ao contribuinte e favorecem a produtividade das equipes do órgão. Trata-se das opções “Consulta de Débitos do Contribuinte” e “Tratar Alocação de Pagamento”.

Desenvolvido e mantido pelo Serpro para a RFB, o Siefpar é a solução que permite o requerimento, concessão e controle das modalidades de parcelamentos tributários e não tributários não inscritos em Dívida Ativa da União. Seu objetivo é agilizar o acesso dos contribuintes a novos parcelamentos e ampliar a arrecadação federal, proporcionando mais eficiência e segurança nestas negociações.

Consulta de Débitos do Contribuinte

A nova funcionalidade de consulta de débitos reúne todas as informações relevantes sobre os débitos do contribuinte. Os dados são apresentados de forma clara e estruturada, com a indicação sobre a possibilidade de parcelamento na modalidade escolhida, incluindo a justificativa quando isso não for possível. Antes, para conseguir estas informações, os gestores de parcelamento precisavam acessar diferentes sistemas e analisar as regras de cada modalidade de parcelamento.

De acordo com Eduardo Lopes, analista de Desenvolvimento do Serpro, essa centralização reduz significativamente o tempo de atendimento ao contribuinte que deseja entender o motivo de não conseguir parcelar um determinado débito, especialmente nos canais de chat e nos setores responsáveis por parcelamentos na RFB. Diminui também a necessidade de acionamento de outras áreas da RFB. “Com isso, tanto os gestores de parcelamentos quanto a equipe de sustentação da solução do Serpro podem direcionar esforços para atividades mais estratégicas”, avalia.

Realocação de valores pagos indevidamente

Já a funcionalidade “Tratar Alocação de Pagamento”, explica Milena Hypólito, também analista de Desenvolvimento que atua no projeto, soluciona um problema recorrente: a realocação de valores pagos indevidamente ou vinculados a negociações de parcelamento canceladas. Segundo ela, esses casos exigiam tratativas específicas ou até mesmo pedidos de reembolso, mas agora os gestores de parcelamento podem transferir valores entre parcelamentos do mesmo contribuinte de forma ágil e segura. “Com isso, evita-se retrabalho e perdas financeiras, uma vez que o pagamento já terá uma nova destinação dentro do próprio sistema de parcelamento”, analisa Milena.

Evolução constante

Os dois analistas de Desenvolvimento do Serpro entrevistados concordam que essas novas funcionalidades atendem a demandas históricas dos times envolvidos no sistema, gerando benefícios como a redução de erros, o aumento da produtividade e o fortalecimento da capacidade de resposta aos acionamentos de contribuintes.

Para Marcos Cesar Ungierowicz, analista de Negócio responsável pela gestão do serviço na estatal, as melhorias no sistema têm sido constantes nos últimos meses. “Nosso objetivo é tornar a experiência de gestores e contribuintes mais simples, intuitiva e autônoma. Com isso, facilitamos o uso do sistema e reduzimos o volume de dúvidas repassadas à equipe de sustentação, que pode se dedicar a demandas mais estratégicas”, completa.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico