Notícia
Internacional
Bolsa de Valores de Londres firma parceria com Serpro para reforçar verificação de identidade digital

O Serpro acaba de assinar contrato com o London Stock Exchange Group (LSEG), um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. A estatal de tecnologia do governo federal fornecerá à instituição europeia duas de suas soluções mais robustas em validação de dados: as APIs Consulta CPF e Consulta CNPJ.
A LSEG é uma gigante global do mercado financeiro, líder em dados, tecnologia e infraestrutura para bolsas de valores e serviços financeiros. São proprietários da Bolsa de Valores de Londres, a oitava maior do mundo em valor de mercado (cerca de US$ 3,5 trilhões) e a nona maior do mundo em volume médio diário de negociação. O grupo detém diversas outras instituições financeiras e mantém iniciativas estratégicas com a B3 no Brasil.
Validação de identidade
A LSEG utilizará as APIs brasileiras para reforçar seus sistemas de verificação de identidade, utilizados por instituições financeiras e fintechs no Brasil e no exterior. Os dados obtidos diretamente das bases da Receita Federal serão integrados aos processos de KYC (Know Your Customer) e AML (Anti-Money Laundering) realizados pela instituição.
Giovani Pereira, analista de Negócio para o Mercado Internacional do Serpro, explicou como vai funcionar: “ao abrir uma conta digital em uma corretora que utiliza os serviços de verificação da LSEG, o sistema solicita o CPF do usuário brasileiro. A LSEG, por meio da integração com a API do Serpro, poderá verificar em tempo real se o CPF está ativo, regular, e se os dados fornecidos, como nome completo e data de nascimento, batem exatamente com os registros oficiais da Receita Federal”.
Por outro lado, a Consulta CNPJ vai possibilitar confirmar a existência legal de uma empresa, sua situação cadastral, razão social, endereço e se há vínculos com pessoas expostas politicamente (PEPs). “Essas informações são essenciais para a avaliação de risco em processos de prevenção e combate à lavagem de dinheiro”, acrescentou Giovani.
Reconhecimento internacional
A importância estratégica da parceria com a estatal brasileira foi destacada por Andrea Chirivi Ramirez, responsável pelo ecossistema de parceiros da LSEG na América Latina. "Trabalhar com o Serpro Brasil tem sido um marco estratégico. Sendo a entidade governamental responsável por mais de 200 milhões de registros de CPF e por bases de dados nacionais críticas, essa parceria melhora significativamente a qualidade e a confiabilidade dos nossos serviços de verificação de identidade. Não se trata apenas de acesso a dados, mas de construir confiança em larga escala em um dos mercados mais complexos da América Latina", ressaltou.
Para Juliana Bastos Braz, gerente de Mercados Internacionais do Serpro, a concretização desse contrato prova, mais uma vez, que a empresa é reconhecida tanto dentro como fora do país. “Foi uma negociação exigente, como se espera de um cliente com o peso da Bolsa de Valores de Londres. E o que prevaleceu foi nossa solidez tecnológica e o valor estratégico da segurança da informação. O Serpro oferece dados confiáveis, em tempo real, com respaldo oficial. E é isso que o mercado internacional quer”, analisou.
“Essa parceria demonstra que a empresa está rompendo fronteiras e se posicionando como referência global em soluções de dados públicos com segurança, velocidade e integridade. Isso mostra que o Brasil também exporta tecnologia de ponta”, completou Giovani.