• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  MPor e Serpro anunciam plataforma digital para facilitar embarque em cruzeiros
Info

Notícias

notícias

Notícia

Turismo

MPor e Serpro anunciam plataforma digital para facilitar embarque em cruzeiros

A estatal e o Ministério de Portos e Aeroportos apresentaram, no 7º Fórum CLIA Brasil, as bases do projeto que busca integrar órgãos públicos e empresas para transformar a experiência dos cruzeiristas no Brasil
Brenno Sampaio em painel do Fórum CLIA Brasil 2025
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 04 de setembro de 2025

O Serpro participou, no dia 3 de setembro, do 7º Fórum CLIA Brasil, evento que reuniu autoridades, armadores, portos, operadores e profissionais do turismo, em Brasília, para debater os caminhos do setor de cruzeiros no país. No encontro, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), a estatal apresentou seus planos para o desenvolvimento de uma plataforma digital inédita voltada ao segmento de cruzeiristas, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e órgãos anuentes.

Brenno Sampaio integrou painel do Fórum CLIA Brasil 2025

Dentre as inovações previstas no projeto, destaca-se a utilização da biometria dos passageiros e tripulantes com check-in antecipado, integrando autorizações dos órgãos anuentes para promover a redução do tempo de embarque.

O superintendente de Negócios do Serpro para o setor de transportes, Brenno Sampaio, participou do painel “Regulação: Barreiras, Soluções e Oportunidades para a Indústria de Cruzeiros”, no qual destacou que a adoção de tecnologia é essencial para elevar a experiência do passageiro de cruzeiros a um novo patamar.

“O que precisamos é garantir que todos os procedimentos necessários para o embarque e o desembarque dos passageiros estejam à altura da experiência única de um cruzeiro, por meio de jornadas digitais construídas com foco na experiência de uso do cidadão. O Serpro tem condições de contribuir substancialmente para essa transformação do setor, unindo facilidade de uso com ampliação de segurança na execução dos processos, como já demonstramos no setor aéreo com solução de validação biométrica como o Embarque + Seguro”, afirmou.

Sampaio ressaltou ainda a capacidade tecnológica da empresa, que hoje opera as principais bases biométricas do governo federal. Como referência, no contexto da aviação civil, foram realizadas mais de 1,3 milhão de validações biométricas de passageiros em 9 aeroportos distintos, com tempo médio de processamento orbitando na casa de um segundo.

Plataforma para cruzeiristas

A solução integrará o Porto Sem Papel (PSP), plataforma criada pelo Governo Federal para desburocratizar a operação portuária e reunir as necessidades e exigências de outros órgãos, além das autoridades portuárias, como a Anvisa, a Polícia Federal e a Marinha. Presente em todos os portos públicos brasileiros e na maioria dos privados, o PSP agregou formulários destes órgãos e já conseguiu reduzir de 20 para 4 dias o tempo médio de uma embarcação no porto.

Ferramenta de reconhecimento facial agilizará o embarque de turistas em cruzeiros - Foto Divulgação-MPor.jpeg

“No caso de um navio de cruzeiro, o que percebemos foi a necessidade de reduzir o tempo de embarque dos passageiros, que pode chegar a três ou quatro horas devido à grande quantidade de pessoas”, explica o ministro de Portos e Aeroportos Sílvio Costa Filho.

Com mais de 800 mil passageiros por ano, a operação de cruzeiro, conforme detalha a CLIA Brasil, tem um impacto de aproximadamente R$ 3 bilhões na economia nacional (número da temporada 2023/2024). Para cada R$ 1 gasto pelas armadoras, são movimentados R$ 4,22 na economia brasileira. Já o impacto gerado pelos gastos dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades e portos gera em torno de R$ 2,5 bilhões por temporada.

Tecnologia Serpro

Segundo o gerente de Negócios para Transportes do Serpro, Mauricio Paiva, a iniciativa expande a parceria do Serpro com a Secretaria Nacional de Portos, indo além do premiado Porto Sem Papel.

“Em conjunto com o MPor, identificamos a necessidade de uma solução robusta para o segmento de cruzeiros. Nosso objetivo é desenvolver uma plataforma que integre tecnologias já bem-sucedidas no modal aéreo, como embarque biométrico e rastreamento de bagagens por QR code, além de oferecer informações em tempo real para órgãos como Polícia Federal, Anvisa e Vigiagro, fortalecendo a fiscalização no setor”, explicou.

De acordo com Maurício Paiva, o projeto deve ser elaborado em conjunto com a Secretaria Nacional de Portos e com todo o ecossistema da área de cruzeiros, incluindo a CLIA Brasil. A expectativa é que um Produto Mínimo Viável (MVP) seja colocado em operação assistida já na próxima temporada de cruzeiros, que tem início no fim de outubro.

“Estamos diante de um cenário extremamente favorável para transformar a experiência dos cruzeiristas no Brasil. A tecnologia nos permite unir facilidade e segurança, oferecendo benefícios ao passageiro, ao setor produtivo e ao próprio governo”, concluiu Brenno Sampaio.

O evento

O 7º Fórum CLIA Brasil, realizado em Brasília nesta quarta-feira, 3 de setembro, foi um espaço de diálogo entre o setor público, armadores, operadores portuários e profissionais do turismo, reunindo autoridades, especialistas e gestores do setor marítimo. O encontro promoveu discussões estruturantes sobre infraestrutura portuária, regulação, competitividade, geração de empregos e segurança jurídica, e contou com a participação do presidente e CEO da CLIA Global, Charles “Bud” Darr, que trouxe uma perspectiva internacional ao evento.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico