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Turismo
MPor e Serpro anunciam plataforma digital para facilitar embarque em cruzeiros

O Serpro participou, no dia 3 de setembro, do 7º Fórum CLIA Brasil, evento que reuniu autoridades, armadores, portos, operadores e profissionais do turismo, em Brasília, para debater os caminhos do setor de cruzeiros no país. No encontro, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), a estatal apresentou seus planos para o desenvolvimento de uma plataforma digital inédita voltada ao segmento de cruzeiristas, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e órgãos anuentes.
Dentre as inovações previstas no projeto, destaca-se a utilização da biometria dos passageiros e tripulantes com check-in antecipado, integrando autorizações dos órgãos anuentes para promover a redução do tempo de embarque.
O superintendente de Negócios do Serpro para o setor de transportes, Brenno Sampaio, participou do painel “Regulação: Barreiras, Soluções e Oportunidades para a Indústria de Cruzeiros”, no qual destacou que a adoção de tecnologia é essencial para elevar a experiência do passageiro de cruzeiros a um novo patamar.
“O que precisamos é garantir que todos os procedimentos necessários para o embarque e o desembarque dos passageiros estejam à altura da experiência única de um cruzeiro, por meio de jornadas digitais construídas com foco na experiência de uso do cidadão. O Serpro tem condições de contribuir substancialmente para essa transformação do setor, unindo facilidade de uso com ampliação de segurança na execução dos processos, como já demonstramos no setor aéreo com solução de validação biométrica como o Embarque + Seguro”, afirmou.
Sampaio ressaltou ainda a capacidade tecnológica da empresa, que hoje opera as principais bases biométricas do governo federal. Como referência, no contexto da aviação civil, foram realizadas mais de 1,3 milhão de validações biométricas de passageiros em 9 aeroportos distintos, com tempo médio de processamento orbitando na casa de um segundo.
Plataforma para cruzeiristas
A solução integrará o Porto Sem Papel (PSP), plataforma criada pelo Governo Federal para desburocratizar a operação portuária e reunir as necessidades e exigências de outros órgãos, além das autoridades portuárias, como a Anvisa, a Polícia Federal e a Marinha. Presente em todos os portos públicos brasileiros e na maioria dos privados, o PSP agregou formulários destes órgãos e já conseguiu reduzir de 20 para 4 dias o tempo médio de uma embarcação no porto.
“No caso de um navio de cruzeiro, o que percebemos foi a necessidade de reduzir o tempo de embarque dos passageiros, que pode chegar a três ou quatro horas devido à grande quantidade de pessoas”, explica o ministro de Portos e Aeroportos Sílvio Costa Filho.
Com mais de 800 mil passageiros por ano, a operação de cruzeiro, conforme detalha a CLIA Brasil, tem um impacto de aproximadamente R$ 3 bilhões na economia nacional (número da temporada 2023/2024). Para cada R$ 1 gasto pelas armadoras, são movimentados R$ 4,22 na economia brasileira. Já o impacto gerado pelos gastos dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades e portos gera em torno de R$ 2,5 bilhões por temporada.
Tecnologia Serpro
Segundo o gerente de Negócios para Transportes do Serpro, Mauricio Paiva, a iniciativa expande a parceria do Serpro com a Secretaria Nacional de Portos, indo além do premiado Porto Sem Papel.
“Em conjunto com o MPor, identificamos a necessidade de uma solução robusta para o segmento de cruzeiros. Nosso objetivo é desenvolver uma plataforma que integre tecnologias já bem-sucedidas no modal aéreo, como embarque biométrico e rastreamento de bagagens por QR code, além de oferecer informações em tempo real para órgãos como Polícia Federal, Anvisa e Vigiagro, fortalecendo a fiscalização no setor”, explicou.
De acordo com Maurício Paiva, o projeto deve ser elaborado em conjunto com a Secretaria Nacional de Portos e com todo o ecossistema da área de cruzeiros, incluindo a CLIA Brasil. A expectativa é que um Produto Mínimo Viável (MVP) seja colocado em operação assistida já na próxima temporada de cruzeiros, que tem início no fim de outubro.
“Estamos diante de um cenário extremamente favorável para transformar a experiência dos cruzeiristas no Brasil. A tecnologia nos permite unir facilidade e segurança, oferecendo benefícios ao passageiro, ao setor produtivo e ao próprio governo”, concluiu Brenno Sampaio.
O evento
O 7º Fórum CLIA Brasil, realizado em Brasília nesta quarta-feira, 3 de setembro, foi um espaço de diálogo entre o setor público, armadores, operadores portuários e profissionais do turismo, reunindo autoridades, especialistas e gestores do setor marítimo. O encontro promoveu discussões estruturantes sobre infraestrutura portuária, regulação, competitividade, geração de empregos e segurança jurídica, e contou com a participação do presidente e CEO da CLIA Global, Charles “Bud” Darr, que trouxe uma perspectiva internacional ao evento.