Notícia
Reconhecimento
Serpro conquista Selo Diamante em transparência no ciclo 2025 do PNTP

O Serpro conquistou o Selo Diamante no ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) ao alcançar 97,28% de conformidade na avaliação realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa tem como foco o fortalecimento da transparência ativa e a promoção de boas práticas de governança na administração pública.
"Ao longo de 2025, a Ouvidoria do Serpro conduziu um trabalho que reafirma o padrão de excelência da empresa na transparência ativa. Com sólido compromisso com o interesse público, as equipes não apenas superaram os resultados já alcançados, como também responderam com rigor e eficiência a novas e mais complexas exigências legais. Esse esforço coletivo possibilitou o desenvolvimento de funcionalidades inovadoras que consolidam, de maneira inequívoca, o compromisso institucional do Serpro com a transparência, a integridade e a confiança da sociedade brasileira", declarou Ana Beatriz Capparelli, ouvidora do Serpro.
A análise do TCU avaliou o grau de transparência dos portais eletrônicos de 54 órgãos e entidades federais, verificando a aderência às normas vigentes e às boas práticas definidas na cartilha do PNTP. A metodologia incluiu três etapas: autoavaliação das próprias instituições, validação técnica realizada por auditores do Tribunal e, por fim, revisão amostral conduzida pela Comissão de Garantia de Qualidade do PNTP. Entre os órgãos avaliados, 14 alcançaram o nível Diamante, e o Serpro ficou na 7ª posição geral. O índice médio de transparência das instituições foi de 84,68%, correspondente ao Selo Prata.
Segundo Patrícia Almeida, analista da Ouvidoria do Serpro e responsável pela coordenação das atividades da avaliação, receber o Selo Diamante em solenidade do Tribunal de Contas da União é um reconhecimento expressivo ao profissionalismo das equipes. “A conquista reafirma a competência e o compromisso diário dos times em promover transparência, integridade e uma atuação pública alinhada às melhores práticas de governança”, afirmou.
Evolução e compromisso com a transparência
A trajetória da empresa demonstra evolução e compromisso com a transparência ativa. Após obter o Selo Diamante em 2023, o Serpro recebeu o Selo Ouro em 2024 e, em 2025, recuperou novamente o nível máximo da certificação.
"A conquista do Selo Diamante em Transparência é um reconhecimento extremamente relevante, pois reforça o compromisso institucional com a ética, a integridade e a prestação de contas à sociedade. Em uma organização que atua no coração da transformação digital do Estado, a transparência não é apenas uma obrigação legal, mas um valor estratégico", avaliou Gutemberg Vieira, auditor interno do Serpro, celebrando o trabalho liderado pela Ouvidoria da empresa.
Além disso, para garantir a manutenção eficiente da transparência ativa no Serpro, será adotado um monitoramento mais eficaz. Nesse contexto, está prevista a automatização de procedimentos de disponibilização de informações no Portal de Transparência e Governança da empresa, viabilizada por uma versão mais moderna da plataforma de desenvolvimento. A iniciativa integra o projeto do Novo Portal da Transparência do Serpro, previsto para 2026, que contará com atualização tecnológica voltada à facilitação e à agilidade dos processos de atualização do portal.