Notícia
Transformação digital no serviço público
Serpro e MGI lançam Carteira Sougov, um e-wallet para servidores públicos federais

O Serpro e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançaram a Carteira Sougov, uma nova solução digital integrada ao aplicativo Sougov.br. O ambiente foi desenvolvido para facilitar o acesso, organização e compartilhamento de documentos funcionais dos cerca de 1,3 milhão de servidores públicos federais, incluindo ativos, aposentados e pensionistas.
Nesta primeira fase, já é possível armazenar e visualizar, de forma centralizada, documentos como a declaração de Aposentadoria e a Declaração de Fundamento Legal da Aposentadoria, além de quaisquer outros documentos em PDF que já possuam essa opção de inclusão na Carteira no Sougov, tais como currículos, contracheques, comprovantes de rendimentos, entre outros. Com a Carteira SouGov, o servidor pode reunir esses documentos em um único local, facilitando a consulta e permitindo o compartilhamento direto pelo aplicativo.
Novas funcionalidades
“Temos a previsão de incluir outras funcionalidades na Carteira, como busca inteligente de documentos, assistente virtual com IA e integração com a Pasta Funcional Digital, um ambiente que reúne os documentos pessoais presentes no assentamento funcional dos servidores públicos”, explica Lindomar Oliveira Júnior, gerente de Negócios em Gestão de Pessoas do Serpro.
Segundo ele, a próxima versão da carteira trará também um serviço de autenticação de documentos utilizando o Serpro VIO, um aplicativo que permite validar QR Codes gerados em documentos oficiais pelos sistemas da empresa pública, reforçando ainda mais a segurança e a confiabilidade das informações.
Já Renata Pena Soares, "product owner" do projeto no MGI, destaca que "o principal objetivo da Carteira Sougov é colocar o servidor no centro da experiência, oferecendo um acesso rápido, seguro e prático aos seus documentos funcionais. Queremos trazer agilidade e leveza ao dia a dia da administração pública. A ideia é simplificar, desburocratizar e tornar a gestão documental muito mais fluida para todos".
Pro sua vez, a líder de Planejamento e Projetos Especiais do MGI, Vanessa Montiel, celebra o desenvolvimento da solução: “A carteira do SouGov representa um avanço significativo na modernização e digitalização dos serviços voltados ao servidor público. Com ela, é possível armazenar e compartilhar documentos de forma prática e segura, tudo acessível pelo aplicativo SouGov ou pela versão web. A funcionalidade traz mais agilidade e eficiência no acesso e na gestão de documentos, beneficiando tanto os servidores quanto as unidades de gestão de pessoas. E tem mais: a carteira continuará evoluindo para oferecer uma experiência cada vez mais completa. Novas declarações e novas funcionalidades estarão disponíveis em breve”.
Simplicidade
Segundo Leon Wlasenko Junior, gerente da área de domínio de Gestão e Desempenho de Pessoal no Serpro, a carteira é mais um recurso que segue a essência da transformação digital da plataforma SouGov: a simplicidade. “A ideia é facilitar a experiência de uso e de acesso às informações”, reforça Wlasenko, que lembra que, como a tecnologia torna procedimentos burocráticos mais fáceis e eficientes, as pessoas ganham o tempo perdido em filas de atendimento para utilizar em suas próprias atividades pessoais e profissionais.