Notícia
Agronegócio
Serpro apresenta Plataforma Agro Brasil+Sustentável em evento sobre tecnologias de rastreabilidade

A Plataforma Agro Brasil + Sustentável, um ambiente que vai gerar informações sócio ambientais da propriedade e qualificar a produção agropecuária, foi um dos destaques de um evento sobre rastreabilidade ocorrido na última quinta-feira, 4, em São Paulo: o Agro em Código.
Na produção agropecuária, rastreabilidade é a capacidade de seguir o caminho de um produto “do campo à mesa”, registrando todas as etapas pelas quais ele passou: origem, manejo, transportes, insumos usados, processos industriais, até chegar ao consumidor final.
É um procedimento que responde à pergunta “de onde veio o alimento e o que aconteceu com ele ao longo da cadeia?”. A resposta é essencial para obtenção de cerificações, com um impacto direto nas vendas internas e, principalmente, nas exportações.
Governo e mercados
“A Plataforma Agro Brasil+Sustentável serve justamente para trazer informações que atendem a diversas exigências de protocolos públicos e privados. Isso é essencial para que o produtor tenha acesso a diferentes mercados e também cumpra requisitos exigidos por políticas públicas do governo”, explicou, em sua palestra, Bruno Vilela, superintendente da área que cuida de negócios estratégicos do Serpro.
A tecnologia desenvolvida pelo Serpro facilita a obtenção de provas organizadas da origem, conformidade e sustentabilidade dos produtos agrícolas. Para o produtor, as vantagens são tanto econômicas, com acesso aos chamados “mercados exigentes”, quanto jurídicas, facilitando auditorias de certificação e dando apoio ao cumprimento de cláusulas de “due diligence socioambiental”.
O Agro em Código aconteceu no Cubo Itaú e reuniu 520 participantes, com 15 palestrantes e debatedores de instituições como Serpro, Embrapa, Itamaraty, FGV Agro e, representando o setor privado, Usina Granelli, Suzano e Granja 4 Irmãos.