Notícia
Responsabilidade social
Com apoio do Serpro, ONG da Paraíba lança aplicativo “Mulheres de Peito”

Na última quinta-feira, 18, a ONG paraibana Mulheres de Peito lançou um aplicativo que vai facilitar a busca e o atendimento de suspeitas de câncer de mama no interior do Estado. A tecnologia, que contou com apoio do Programa Agora do Serpro, foi desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
“Estamos procurando mulheres com câncer de mama. Nosso app apresenta um questionário simples, de cinco a seis perguntas, permitindo, também o envio de exames. Portanto estejam atentas a sintomas como nódulos mamários e descargas sanguinolentas. Cisto está descartado”, alerta a doutora Cristiane Araújo, mastologista e presidente da organização.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 73.610 novos casos de câncer de mama até o fim de 2025, com uma taxa de 66,54 casos para cada 100 mil mulheres. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e a tecnologia apoiada pelo Serpro terá um papel fundamental nesse processo.
Mamógrafos em Cuité
Caso a a paciente seja considerada com risco de câncer mamário, a ONG providencia exames gratuitos que serão realizados em Cuité, um município com cerca de 20 mil habitantes no centro-norte da Paraíba. A entidade levou seus próprios mamógrafos digitais para a localidade e consegue reduzir para apenas 24 horas um diagnóstico que leva de seis meses a um ano pelo SUS. Assim, a pequena cidade está se tornando o centro de uma rede de apoio e prevenção com o potencial de atingir todos os municípios do estado.
Apoio do Serpro
Em agosto de 2023, a organização Mulheres de Peito participou de um edital da área de ação social do Serpro, como parte do Programa Agora. O apoio da empresa pública permitiu a interação com Nutes da EPB, que, no dia 20 de março de 2025, lançou a Plataforma Mulheres, que utiliza IA para rastrear pacientes com risco de câncer de mama.
O ambiente foi todo desenvolvido em código aberto, permitindo que qualquer outra instituição também possa mapear e acompanhar essas mulheres em situação de vulnerabilidade. O aplicativo, que já está disponível para Android, é mais uma das entregas que fazem parte dessa plataforma.
Quem estiver interessado em adotar a Plataforma Mulheres ou firmar parcerias pode entrar em contato pelo perfil plataformamulheres.br no Instagram.
Programa Agora
Lançado pelo Serpro em 2023, o Programa Agora é uma iniciativa social da empresa pública para impulsionar a inclusão sociodigital de grupos minorizados no Brasil. O programa conta com iniciativas voltadas especialmente para mulheres, como o Donas Tech e o Mulheres in Tech, que capacitaram alunas em Vitória da Conquista (BA) e Itambém (PE).
Já o Viva Babaçu promoveu o lançamento no início do ano, em Augustinópolis (TO), de um app sob medida para as quebradeiras de coco da região do Bico do Papagaio. “É muito tocante ver os resultados práticos dos projetos lançados pela empresa. Em Tocantins, por exemplo, testemunhamos em primeira mão o empoderamento do grupo de senhorinhas que têm dedicado toda uma vida ao extrativismo”, relembra Dedite, supervisora do departamento de Investimento e Responsabilidade Social do Serpro.