Notícia
Inovação
Acordo de cooperação internacional fortalece laços entre os ecossistemas de inovação do Brasil e de Portugal

Em sua primeira participação no Brazil Tech Days, o Serpro marcou presença como protagonista na agenda de inovação tecnológica internacional. A estreia estratégica da empresa incluiu a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com o Cais do Porto, um dos principais hubs de inovação luso-brasileiros, formalizando cooperação em projetos de internacionalização, inovação digital e desenvolvimento de soluções públicas.
A cerimônia de assinatura foi realizada na abertura oficial do evento e contou com a presença de Alexandre Gonçalves de Amorim, presidente do Serpro, e Pierre Lucena, presidente do Cais do Porto e do Porto Digital. O acordo representa um compromisso mútuo para o fortalecimento de laços institucionais entre os ecossistemas de inovação do Brasil e de Portugal, com foco em geração de tecnologias públicas, intercâmbio de conhecimento e promoção de startups.
O evento, que ocorreu de 6 a 8 de novembro na cidade de Aveiro, é um dos principais fóruns de conexão tecnológica entre Brasil e Europa, reunindo empresas, gestores públicos, investidores e pesquisadores em torno de temáticas como digitalização, internacionalização e inovação colaborativa.
“A presença no Brazil Tech Days fortaleceu o posicionamento do Serpro como referência global em transformação digital do setor público e consolida a empresa como vetor de inovação e de internacionalização da tecnologia pública brasileira”, destacou Alexandre Amorim, presidente da maior estatal de TI do mundo.
Segundo Amorim, a ação visa estreitar laços com parceiros estratégicos. “Queremos cada vez mais compartilhar experiências e conhecer soluções inovadoras que possam agregar valor à administração pública e à sociedade, promovendo a inovação tecnológica por meio de alianças com o ecossistema europeu”, defendeu o presidente do Serpro.
Programação técnica: conhecimento e protagonismo
A programação técnica do Serpro no evento incluiu a participação de três representantes em atividades de destaque.
Juliana Braz, gerente de Negócios da área de Internacional, participou da mesa "Marketing e Negócios: As Tendências Globais". O painel reuniu especialistas de diferentes países para debater estratégias emergentes em marketing digital e inovação em modelos de negócios. "Levamos para esse painel um pouco da experiência de internacionalização do Serpro, como identificamos que internacionalizar era um caminho viável para a empresa e abordando o modelo de negócio que a gente desenvolveu. No final, o arremate de como as áreas de Marketing e Negócios estão em sincronia para o sucesso de tudo isso", disse Juliana.
Já Felipe Lopes, superintendente de Inovação do Serpro, compôs a mesa "Tecnologia no Serviço Público". Sua apresentação destacou soluções desenvolvidas pelo Serpro voltadas à transformação digital do Estado, com foco em interoperabilidade de sistemas, inovação aberta e segurança da informação. "Discutimos como as soluções de governo estão chegando no cidadão de maneira mais eficiente. Tudo isso com bases integradas e na palma da mão dos brasileiros. O desafio apresentado foi como trazer isso aqui para Portugal, como trazer os cases positivos que a gente tem bo Brasil para serem aplicados no governo de Portugal", contou.
Complementando as atividades institucionais, o presidente Alexandre Gonçalves de Amorim realizou uma fala institucional, apresentando o Serpro como empresa de Estado que lidera a transformação digital no Brasil, com soluções que fortalecem a soberania digital, a inclusão social e a eficiência da gestão pública.