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Futuro
Serpro conecta-se às novas gerações com programação diversificada na Campus Party

Iago Falcão, de 12 anos, recebeu o apoio da mãe, Adriana Cruz, para participar de sua primeira Campus Party e ganhar prêmio no campeonato Serpro
A presença do Serpro na Campus Party Brasil foi marcada por conexões entre juventude, inovação e tecnologia. Realizada em sua versão nacional pela primeira vez em Brasília, de 18 a 22 de junho, a 17ª edição do evento apresentou uma programação diversa e voltada às novas gerações: estudantes, jovens profissionais e entusiastas do mundo tech.
Para a superintendente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do Serpro, Loyanne Salles, a participação da empresa reforça seu compromisso com o futuro do Estado digital e com o diálogo direto com a nova geração. “A Campus Party é um dos principais eventos de cultura digital no Brasil. Ela reúne uma série de públicos, os mais diversos possíveis, mas principalmente o público jovem. Um público que é muito importante hoje para a marca Serpro”, afirmou.
“Nós temos um desafio cada vez maior de mostrar o Serpro como empresa pública de tecnologia do governo federal que viabiliza a transformação digital do Estado brasileiro para essa população cada vez mais jovem, que entra no mercado de trabalho cada vez mais cedo e que faz parte da nossa sociedade digital e desse Brasil digital que a gente constrói”, acrescentou Loyanne Salles.
Inteligência artificial como aliada
Um dos destaques do Serpro foi a oficina “Decompondo Problemas com Flow Code (IA Code)”, realizada no dia 20 no espaço Workshop Supernova. Conduzida pelos analistas de desenvolvimento, Douglas Siviotti e Mateus Cardoso, a atividade reuniu estudantes da área de sistemas interessados em entender como a inteligência artificial pode e deve ser utilizada de forma colaborativa no processo de criação de software.
“Nós compartilhamos um pouco da experiência que temos no Serpro com essas inteligências artificiais que estão invadindo o mercado. Mostramos que a IA não é inimiga, mas sim nossa aliada. No workshop, conseguimos resolver problemas complexos que levariam um dia, em apenas 80 minutos”, contou Mateus Cardoso.
A atividade foi significativa para quem participou, como o estudante Vinícius Almeida, da Universidade Católica de Brasília, e que integra o programa de residência tecnológica do Serpro em parceria com o Porto Digital. “Esse evento nos ajudou com uma dúvida muito comum: a gente usa IA ou contrata um programador experiente? E vimos que é possível unir os dois. A IA potencializa o conhecimento do programador e vice-versa. Com o desafio que o Serpro trouxe, conseguimos vivenciar isso na prática”, avaliou.
No mesmo dia, o Palco Serpro recebeu a palestra “Projetos Voltados à Comunidade: Conectando Pessoas e Gerando Impacto”, conduzida por Victor “Fofão” Ribeiro, Head de Projetos Especiais da w7m esports. Durante a apresentação, ele propôs uma reflexão sobre o real engajamento em projetos de marca, adotando experiências do universo dos games, eventos e entretenimento para discutir como a vivência de cada pessoa pode ser central na construção de ações de impacto com comunidades.
Games e conexão: Serpro e w7m promovem campeonato no Campus Play
Outro ponto alto foi o Campeonato de Fortnite e FIFA, promovido pelo Serpro em parceria com a organização w7m esports, no palco Campus Play, no dia 22. Além de diversão, o torneio simbolizou o papel dos games como ambiente de inclusão e sociabilidade.
“No mundo gamer, usamos o termo main para nos referirmos ao que é principal, ao que nos define. Com essa parceria com o Serpro, descobrimos que o nosso main é conectar pessoas. Os games são uma ferramenta de interação e, por meio deles, conseguimos dialogar com um público cada vez maior, mais criativo e interessado em se conectar”, afirmou o Head de Redação da w7m, Charllynston "Xaxa" Cardoso.
Entre os participantes, o pequeno Iago Falcão, de 12 anos, que viajou com a mãe de Girassol/GO para participar do evento, saiu como campeão em disputa no FIFA. “É a minha primeira vez na Campus Party. Sempre quis vir nesse evento. Participei do Campus Play e ganhei o torneio de FIFA. Muito obrigado ao Serpro pelo prêmio e agora quero investir em Minecraft”, celebrou o jovem.
A mãe de Iago, Adriana Cruz, compartilhou que faz questão de incentivar os talentos do filho nos games e comemorou a premiação. “Andamos duas horas de ônibus porque era o sonho do Iago participar de um evento como esse. Estou muito feliz e grata por ele ter levado o prêmio. Foi maravilhoso”, celebrou.
O campeão do torneio de Fortnite foi o gamer "Vitinho", estudante de sistemas de Informação, em Brasília. "Estava passando e vi a competição de Fortnite, que eu joguei por três anos, e resolvi participar. Ganhei o prêmio e agora vou investir em Variante, que é o que eu jogo atualmente. Obrigado, Serpro e w7m!", agradeceu.
Mulheres no tech: protagonismo no Palco Serpro
A atuação feminina na tecnologia também teve espaço garantido com a participação da superintendente Loyanne Salles no painel “Elas por Elas: Codando o Futuro”, no dia 19, ao lado de Bárbara Santiago e Romênia Ishiyama, no Palco Serpro. O debate trouxe experiências reais de mulheres que estão quebrando barreiras e liderando transformações no setor.
No dia 21, o palco Serpro recebeu ainda a palestra “Lifelong Learning para Mulheres que Ousam Ser Protagonistas”, com Liana Alice, da Reprograma, instituição parceira do Serpro que promove a formação e inserção de mulheres no mercado tech.
Serpro na CPBR17: uma presença plural e engajada
A programação do Serpro ao longo dos cinco dias da Campus Party mostrou que a empresa está atenta aos movimentos da cultura digital e comprometida em contribuir para um ecossistema mais inclusivo e inovador. De acordo com a Loyanne Salles, essa conexão se dá tanto no campo dos negócios e das soluções tecnológicas públicas, quanto na atuação social da empresa. “Nosso posicionamento de responsabilidade social envolve gerar uma tecnologia pública que é inclusiva e diversa, que permite o acesso de todo cidadão e cidadã brasileira ao universo das tecnologias”, concluiu.
Além das atividades principais, a programação do evento contou com quizzes, desafios interativos e brindes personalizados da empresa, reforçando o vínculo com o público jovem e curioso que lotou os corredores do evento.
Campus Party desembarcou em Brasília após 16 edições em São Paulo
A CPBR17 reuniu mais de 150 mil pessoas na área gratuita e mais de 15 mil na Arena, espaço de acesso pago e com programação exclusiva, com cerca de 3 mil pessoas acampando no evento. O público participou de mais de 500 atividades, incluindo palestras, workshops e competições. A CPBR17 também contou com a presença de 3,5 mil alunos da rede pública do DF, que vivenciaram experiências imersivas voltadas à inclusão digital e ao despertar do interesse por ciência e tecnologia.
“O sucesso da 17ª edição da Campus Party Brasil no Distrito Federal reforça a importância de levar o maior festival de tecnologia do país para Brasília, um centro estratégico de inovação e política pública. É um orgulho conectar pessoas, talentos e ideias em um lugar que pode influenciar o futuro tecnológico do Brasil", afirmou o fundador da Campus Party, Francesco Farruggia.
Durante os seis dias de evento, os palcos What’s Next, Serpro e Petrobras receberam nomes de destaque do universo digital e do empreendedorismo, como Iberê Thenório, Caito Maia, Gustavo Guanabara, Sérgio Sacani, Camila Farani, Gabriela Bilá, Bruno Playhard, entre muitos outros influenciadores, especialistas e empreendedores que inspiraram os participantes com suas trajetórias e visões sobre o futuro da tecnologia.