Notícia
Colaboração
Serpro adere às Caravanas de Inovação da AGU e reforça compromisso com a transformação digital do país

crédito das imagens: Advocacia Geral da União (AGU)
O Serpro oficializou, nesta quarta-feira (20), sua adesão às Caravanas de Inovação da Advocacia-Geral da União (AGU), durante o primeiro dia da etapa paranaense da jornada, realizada de 20 a 22 de agosto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. A iniciativa, conduzida pelo Laboratório de Inovação da AGU (Labori), busca aproximar diferentes esferas da advocacia pública (federal, estadual e municipal) a fim de construir uma rede nacional colaborativa centrada na inovação jurídica.
Para a gerente do Escritório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Serpro, Daiane Vaz Lima, a adesão da empresa às Caravanas reforça o compromisso institucional com a modernização do Estado. Segundo ela, ao firmar parceria com o Laboratório de Inovação da AGU, o Serpro assume publicamente seu papel de agente de transformação digital no serviço público. “De um lado, estamos desenvolvendo e sustentando soluções inovadoras para os entes da federação; de outro, a AGU assegura o compliance jurídico e garante que essas inovações respeitem os marcos legais, normas e princípios da administração pública, evitando riscos jurídicos”, destacou.
Ainda de acordo com a gerente, essa parceria com a AGU tem caráter duradouro e acompanhará todo o percurso das Caravanas de Inovação, uma iniciativa itinerante que vai passar por dez estados em sua fase inicial, garantindo capilaridade e continuidade ao projeto. “Não se trata de uma ação pontual. O Serpro estará presente em diversas etapas, lado a lado com a AGU e com procuradores estaduais e municipais. Quanto maior o alcance das nossas entregas e da divulgação desse envolvimento, mais sólido se torna o papel do Serpro como Instituição Científica e Tecnológica dentro do ecossistema de inovação pública”, afirmou.
Ecossistemas de inovação
Daiane se refere ao fato de que recentemente, em junho desse ano, o Serpro foi reconhecido oficialmente como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT). Essa qualificação permite à empresa fortalecer parcerias com universidades, centros de pesquisa e instituições de ensino, além de acessar novas fontes de fomento para projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Na prática, o título de ICT permite ao Serpro criar núcleos de inovação, atrair pesquisadores e licenciar tecnologias. O primeiro desses núcleos, o Hub Minas Gerais, foi inaugurado em julho na regional Belo Horizonte, consolidando-se como espaço de cocriação e desenvolvimento de soluções digitais para o governo e a sociedade.
A adesão às Caravanas de Inovação da AGU soma-se a esse movimento e representa a mais recente conexão da estatal com polos de tecnologia e empreendedorismo em todo o país. O Serpro já participa ativamente de ecossistemas estratégicos, como o Cubo Itaú, em São Paulo; o Porto Digital, em Pernambuco; o Instituto Caldeira, em Porto Alegre; e o Biotic, Parque Tecnológico de Brasília.