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Serpro celebra Dia do Cliente com seus parceiros de negócio

Cerca de 150 pessoas participaram do evento Conexão Serpro Experience em homenagem aos clientes dos setores público e privado da estatal
Serpro celebra Dia do Cliente com seus parceiros de negócio
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por Comunicação do Serpro — 23 de setembro de 2025

O Serpro realizou, no último dia 18 de setembro, a segunda edição do Conexão Serpro Experience, em comemoração ao Dia do Cliente. O evento reuniu cerca de 150 convidados no Mezanino da Torre de TV de Brasília, um dos marcos arquitetônicos da capital federal, em uma noite dedicada à celebração de parcerias e conquistas que impulsionam a transformação digital no Brasil.

O encontro reforçou o compromisso do Serpro em valorizar seus clientes e parceiros, protagonistas das soluções que têm revolucionado a relação entre governo, mercado e cidadão. A iniciativa marcou, ainda, o lançamento do Prêmio Conexão de Valor 2026, em homenagem aos clientes que mais se destacarem na jornada de inovação com a estatal.

Diretora Ariadne Fonseca.JPGPara a diretora de Negócios Econômico-fazendários do Serpro, Ariadne Fonseca, o evento simbolizou a essência do Serpro e representou um momento especial com os clientes. “Ter um momento tão intimista, descontraído e aberto com os nossos clientes é algo ímpar. Eles são a nossa razão de existir. O Serpro tem mais de 60 anos de história e sustenta sistemas essenciais ao funcionamento do governo brasileiro. Mas, acima de tudo, temos a responsabilidade de transformar esse legado em valor para o cidadão. Receber a confiança de cada um aqui é motivo de orgulho e satisfação”.

O diretor de Negócios Governos e Mercados do Serpro, André Agatte, destacou a trajetória do Serpro marcada pelo compromisso público junto aos clientes. “Somos uma empresa de 60 anos que ajudou a escrever a história da evolução tecnológica do Brasil. Mais de 85% das soluções do governo federal passam pelo Serpro e estamos presentes, também, no mercado privado, contribuindo diretamente para a economia do país. Nossa missão é levar inteligência e inclusão digital, principalmente aos municípios, onde a vida acontece”.Diretor André Agatte.JPG

“O Conexão Serpro Experience nasceu para celebrar a confiança dos nossos clientes. Mais que tecnologia, queremos construir experiências humanas, marcantes e transformadoras. A iniciativa mostrou que a nossa jornada é feita de conexões que geram valor para o país e felicidade para o cidadão”, ressaltou a superintendente de Relacionamento com Cliente do Serpro, Carla Marques.

Soluções que transformam

Durante o evento, foi realizado o Painel “Da origem ao impacto: soluções que transformam com clientes”. O painel foi conduzido pela Head de Felicidade do Cliente no Serpro, Sheila Antonioli, e contou com a contribuição do subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal, Juliano Neves, do diretor de Planejamento, Orçamento e Finanças do Detran-DF, Djovini de Oliveira, e do vice-presidente global de Relações Governamentais da Unico, Luis Felipe Monteiro.

Juliano Neves enfatizou a longa trajetória de cooperação entre as instituições. “A história da Receita com o Serpro é uma relação de seis décadas. Ao longo desse tempo, conseguimos conquistas que muitos países não alcançaram. Desde a informatização do CPF até a entrega digital da declaração de imposto de renda, avançamos juntos. Costumo dizer que o Serpro é como um irmão: eu posso até brigar, mas não vivo sem ele, e só eu posso falar mal”.

Para Djovini de Oliveira, a relação com o Serpro é de compromisso em oferecer inovação e eficiência no atendimento ao público. “O maior ganho da parceria com o Serpro é aproximar o Estado do cidadão de forma rápida e eficaz. No Detran-DF, temos mais de 200 serviços oferecidos diretamente ao público, seja em nossos postos de atendimento, seja em aplicativos. A tecnologia garante que esse acesso seja inclusivo, atendendo a todos, independente do nível de familiaridade digital”.

Já Luis Felipe Monteiro afirmou que o Serpro tem papel fundamental na criação de um ambiente digital confiável. “O Serpro construiu uma infraestrutura pública digital que é referência. Hoje, no setor privado, dependemos dessa base para garantir segurança e confiança em serviços financeiros, de varejo e de identidade digital. A Unico não existiria sem o Serpro. Essa parceria mostra que, juntos, setor público e privado, podemos criar soluções que não apenas modernizam, mas também protegem a sociedade”.

“Este painel foi pensado para mostrar que, por trás de cada tecnologia desenvolvida pelo Serpro, existe um propósito: transformar realidades. Por isso reunimos aqui representantes do setor público, do mercado e do Distrito Federal, que simboliza a vivência estadual e municipal. Cada um deles traz um olhar único, mas complementar, revelando a jornada completa das nossas soluções: da origem da ideia ao impacto gerado na vida do cidadão. Essa diversidade de perspectivas reforça que a inovação só tem sentido quando construída em conjunto”, contou Sheila Antonioli.

Premiações que refletem a excelência

Prêmio Escolha Popular.JPGO impacto das soluções digitais do Serpro também se traduz em conquistas. Durante o evento, foram exibidos painéis especiais destacando premiações recebidas por clientes que, em parceria com a estatal, alcançaram resultados de excelência e inovação. Entre os destaques, a Carteira Digital de Trânsito (CDT), em parceria com a Senatran, e o GOV.BR, com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Público (MGI), que garantiram posição no Top 3 do Prêmio iBest.

Outro destaque foi o Super APP da ANAC, criado em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil e recém-premiado em primeiro lugar no Prêmio Agilidade Brasil. Também o Porto Sem Papel, do Ministério de Portos e Aeroportos, reconhecido com dois troféus do Prêmio ABeTIC.

Além dessas conquistas dos clientes, o Serpro também foi reconhecido diretamente por sua atuação em Experiência do Cliente, com destaque para o 1º Lugar no Smart Customer 2025 e, também, 3º lugar no ClientesSA 2025 com o Projeto de Treinamento e Desenvolvimento em CX e CS. Esses reconhecimentos reforçam a dedicação da estatal em oferecer não apenas tecnologia, mas experiências que fortalecem a confiança e a parceria com seus clientes.

Prêmio Conexão de Valor 2026

Um dos momentos marcantes do evento foi, também, o anúncio do Prêmio Conexão de Valor 2026, que acontecerá no Dia da Felicidade, 20 de março do próximo ano. A premiação será dedicada aos clientes do Serpro, reconhecendo aqueles que se destacam como parceiros de transformação e geradores de valor nas categorias Governo Federal, Municipal e Privado. Mais detalhes e critérios de participação serão divulgados no decorrer do ano.

“Assim como o Conexão Serpro Experience, o Prêmio Conexão de Valor 2026 surge de um desejo muito simples e, ao mesmo tempo, profundo: criar um espaço de celebração, escuta e reconhecimento dos nossos clientes. São a materialização da nossa crença de que a verdadeira inovação só acontece quando construída em parceria. É uma forma de agradecer e valorizar não apenas iniciativas, mas pessoas e instituições que compartilham conosco a missão de transformar o Brasil por meio da tecnologia, construindo a melhor experiência para o cidadão”, concluiu Lucimar Cunha, da equipe da Felicidade do Cliente do Serpro.

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