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Gestão
Sougov digitaliza posse de servidores no maior concurso da história do Brasil

O processo de nomeação e posse dos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está sendo realizado de forma totalmente digital, por meio da plataforma Sougov. A iniciativa marca um avanço significativo na modernização da administração pública federal e foi desenvolvida em parceria entre Serpro e a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGP/MGI).
A iniciativa permite a unificação e agilização da entrada dos novos servidores. Na atual fase da convocação o processo envolve a nomeação e posse de 4.335 candidatos aprovados para cargos em 20 órgãos e entidades federais.
Com a digitalização do processo, os novos servidores não precisam mais se deslocar fisicamente até os órgãos para apresentar documentos ou assinar o termo de posse. Todas as etapas — desde a convocação até a inclusão no sistema de gestão de pessoal — são realizadas de maneira online, com segurança e rastreabilidade.
“Esta é nossa principal meta com a transformação digital, implantar soluções com plataformas integradas que permitam a prestação de serviços com zero burocracia, totalmente digitais, direcionando o trabalho humano dos servidores ao propósito que realmente importa. O CPNU é o primeiro concurso público do Brasil a implantar este processo, um marco histórico para o MGI/SGP e para o Serpro”, afirma Lindomar Oliveira, gerente de Negócios do Serpro.
Ingresso de servidor
A plataforma Sougov, voltada para servidores públicos federais, incorporou a funcionalidade “Ingresso de Servidor”, que permite o envio de documentos, o preenchimento de dados cadastrais e do perfil profissional, além da assinatura eletrônica do termo de posse, validada por certificação digital.
A medida reduz custos operacionais, mitiga erros, agiliza procedimentos e oferece mais transparência e controle aos gestores públicos. Fortalece também a rastreabilidade e a segurança jurídica dos atos administrativos, assim como proporciona mais praticidade aos candidatos aprovados.
“O ingresso digital foi desenvolvido com foco na melhor experiência para os usuários, trazendo um fluxo simples e intuitivo – possibilitando o acompanhamento da análise das informações e eventuais complementos solicitados pela área de gestão de pessoas responsável – do preenchimento das informações cadastrais, após o recebimento da convocação, até a finalização com a assinatura digital no termo de posse. Com a homologação final, toda a documentação do novo servidor já é anexada ao Assentamento Funcional Digital”, destaca Leon Wlasenko Junior, gerente de Soluções para Gestão de Pessoas do Serpro.
Perfil profissiográfico
No ato da posse, o servidor aprovado preenche um formulário profissiográfico. As respostas fornecidas são processadas por um sistema inteligente, que utiliza algoritmos baseados em critérios previamente estabelecidos. Esse sistema realiza uma análise cruzada entre os dados do candidato e os perfis dos cargos informados pelos órgãos de destino, gerando um relatório final que apoia o gestor na decisão de alocação.
“A parceria com o Serpro tem sido essencial para a consolidação de uma visão moderna sobre os processos de gestão de pessoas. Estamos materializando soluções inovadoras que representam mais agilidade, transparência, eficiência e desburocratização. Além disso, fortalecemos uma gestão de pessoas mais estratégica e menos operacional, voltada à tomada de decisão baseada em dados”, explica Antônio Fiuza, diretor de Soluções Digitais da SGP/MGI.
O Serpro é responsável pelo desenvolvimento e sustentação tecnológica da plataforma Sougov, atuando como parceiro estratégico na construção de soluções digitais para o Estado brasileiro.
Inteligência Artificial
“A solução implementada utilizou um modelo avançado de linguagem baseado em Inteligência Artificial, projetado para gerar texto de forma coerente e contextualmente relevante, com o uso de engenharia de prompts e passagem de parâmetros. A implementação foi feita na infraestrutura de computação em nuvem, visando escalar o modelo para atender grandes volumes de processamento”, completa Carlos Rodrigo Fonseca Lima, gerente do Centro de Excelência em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Serpro.