Notícia
Reconhecimento
Serpro concorre ao Prêmio Reclame AQUI de referência em atendimento

O Serpro está entre as empresas indicadas ao Prêmio Reclame AQUI 2025, a mais importante premiação brasileira de reputação e atendimento ao cliente. A empresa foi indicada ao lado de gigantes do mercado, como Google e Amazon Web Services, e concorre na categoria de tecnologia “Serviços digitais - Grandes operações”. A votação é popular e está aberta até o dia 7 de novembro na Plataforma Reclame AQUI.
Pela primeira vez, o Serpro concorre ao Prêmio que, há 15 anos, reúne empresas que são referência em atendimento e confiança, reconhecendo as melhores de cada categoria. Apenas instituições com reputação classificada como “Bom”, “Ótimo” ou “RA1000” na plataforma podem participar da premiação, o que faz da indicação do Serpro, por si só, uma grande conquista.
“Chegar até aqui já é uma importante vitória. Essa indicação é o resultado de uma mudança de postura que valorizou a escuta ativa e o relacionamento ágil e empático com o cidadão. A plataforma deixou de ser apenas um canal de atendimento e se tornou uma vitrine da reputação do Serpro, mostrando o nosso compromisso com a felicidade do cliente, um dos valores estratégicos da empresa”, ressaltou o gerente da Divisão de Estratégia para Melhorar a Experiência do Cliente, Lázaro Pires Filho.
Da escuta à vitrine de reputação
A transformação do atendimento ao cidadão, com a plataforma assumindo o papel de um espaço de escuta ativa e empatia, já garantiu ao Serpro duas importantes premiações em 2025: o Selo RA Verificada e o RA 1000, além da classificação "Ótima" da reputação da empresa pelo cidadão.
“Ver o Serpro entre gigantes do setor de tecnologia mostra o quanto uma empresa pública pode se destacar pela excelência e pela confiança no atendimento. Esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto focado em uma estratégia clara: colocar o cidadão no centro da experiência. Agora, o voto popular é o que pode coroar essa trajetória de evolução”, comentou a gerente do Departamento de Estratégia de Negócio com Foco na Felicidade do Cliente, Sheila Antonioli.
Como votar?
Para votar, é preciso acessar o link do site da premiação e criar uma conta no Reclame Aqui. Caso já tenha sido feito algum acesso na plataforma para solicitação de serviços, basta fazer o login com e-mail ou CPF e senha já cadastrados. Outra opção é entrar com uma conta do Google ou do Facebook.
Após o login, aparecerá uma breve explicação sobre como votar e, depois, seguirá para a página de votação na categoria tecnologia “Serviços Digitais - Grandes Operações”. É só clicar no Serpro e o voto será computado automaticamente. Depois, é só sair da plataforma, não precisando votar nas outras categorias.
Disputa entre as melhores
A edição 2025 do Prêmio Reclame AQUI conta com diversas categorias, desde serviços financeiros, varejo e telecomunicações até e-commerce, mobilidade e tecnologia. Em cada categoria, apenas as empresas com histórico de excelência são colocadas em votação popular. Além das categorias tradicionais, a premiação inclui distinções especiais, como Empresa que Mais Evoluiu, Prêmio Experiência do Cliente, Destaque Contact Center e Profissional de Atendimento.
Os vencedores serão revelados durante cerimônia realizada, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2025, em São Paulo. A lista com todas as empresas campeãs ficará disponível, a partir do dia 11 de dezembro, no site do Reclame Aqui.
“Para o Serpro, cada voto representa o reconhecimento da sociedade do compromisso da empresa em ouvir, resolver e evoluir continuamente para oferecer o melhor serviço público digital do Brasil. Mais do que um prêmio, o Reclame AQUI é um selo de confiança reconhecido diretamente pelo cidadão e o principal termômetro da satisfação e experiência dos nossos clientes”, concluiu Sheila Antonioli.
Participe da votação e ajude o Serpro a conquistar mais um selo de excelência!