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Reconhecimento
Serpro conquista o 1º lugar no Prêmio Reclame AQUI 2025

O Serpro acaba de conquistar, neste início de dezembro, o Prêmio Reclame AQUI 2025, maior reconhecimento nacional em reputação e atendimento ao cliente. A empresa venceu na categoria “Serviços Digitais – Grandes Operações”, ao lado de grandes nomes do setor de tecnologia, reforçando seu compromisso com a experiência do cidadão e a excelência na prestação de serviços públicos digitais.
A distinção é resultado de votação popular, somando quase 30 mil votos de cidadãos que reconheceram o atendimento do Serpro como um dos mais eficientes, empáticos e resolutivos do país. A premiação, que completou 15 anos nesta edição, reúne empresas de todos os segmentos e atesta a competência daquelas que mais se destacam na relação com seus clientes. Na mesma categoria, a Casar.com ficou em segundo lugar e, em terceiro, a Resolvvi.
“Este prêmio é um marco não apenas para o Serpro, mas para toda a sociedade. Sermos escolhidos como o melhor atendimento digital do país mostra que o cidadão percebe valor no serviço público, confia nas nossas soluções e reconhece que estamos comprometidos em facilitar sua relação com o Estado. É uma conquista que reforça a credibilidade da tecnologia pública brasileira”, afirmou o diretor de Negócios, Governos e Mercados do Serpro, André Agatte.
Jornada de reconhecimento
A mudança de estratégia do Serpro no relacionamento com o cidadão transformou o atendimento no Reclame AQUI em um verdadeiro instrumento de reputação, escuta ativa e solução de demandas. Um esforço que já havia garantido, à empresa pública de TI do governo federal, os selos RA Verificada, RA1000 e a reputação “Ótima” em 2025.
A premiação reflete o resultado positivo alcançado ao longo do ano com a nota média de atendimento de 8,9 na avaliação dos usuários, 99% das reclamações respondidas com agilidade e 90% dos registros abertos com soluções efetivas.
A superintendente da Felicidade do Cliente, Sheila Antonioli, destaca que a participação do Serpro na premiação, reservada apenas a organizações com reputação “Bom”, “Ótimo” ou “RA1000”, já havia colocado o Serpro entre as instituições mais bem avaliadas do Brasil. “Esse prêmio é muito mais do que um troféu. É um sinal de confiança direta do cidadão no trabalho que fazemos. O Serpro mostrou que o setor público pode, sim, ser referência nacional em atendimento e experiência do cliente e quem ganha é toda a sociedade”, celebrou.
Atendimento humanizado
O primeiro lugar no Prêmio evidencia o papel do Serpro na modernização e humanização do atendimento público digital no Brasil. A atuação do Serpro tornou-se um termômetro de reputação e um espaço de relacionamento diferenciado. O atendimento mais empático, rápido e resolutivo é fruto do trabalho conjunto para colocar o cidadão no centro da experiência.
“Esse prêmio reconhece um esforço coletivo e a dedicação diária das equipes. Transformamos o Reclame AQUI em um canal estratégico, que fortalece nossa imagem e mostra que resolver bem é tão importante quanto responder rápido. Ver quase 30 mil pessoas escolherem o Serpro é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou o gerente da Divisão de Estratégia para Melhorar a Experiência do Cliente do Serpro, Lázaro Pires Filho.
Premiação
A 15ª edição do Prêmio Reclame AQUI alcançou a marca recorde de 29,6 milhões de votos populares entre as mais de 2 mil empresas indicadas para concorrerem nas cerca de 400 categorias, como varejo, serviços, seguros, saúde, moda, financeiras, educação, comunicação e mídia, além de tecnologia.
Com mais de 750 mil empresas cadastradas no Reclame AQUI, apenas 2 mil conseguiram ser indicadas e finalistas na premiação deste ano. De acordo com o blog da plataforma , “isso significa que as marcas presentes na premiação representam a elite da experiência do cliente no Brasil. Afinal, ser indicada já coloca a empresa num patamar de excelência que pouquíssimas alcançam”.