• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  Como a tecnologia pode transformar a gestão municipal e o atendimento ao cidadão?
Info

Notícias

notícias

Artigo

Artigo

Como a tecnologia pode transformar a gestão municipal e o atendimento ao cidadão?

Com soluções inovadoras, o Serpro está impulsionando o desenvolvimento de cidades mais eficientes e conectadas à população
Mão segura um notebook aberto, projetando uma cidade digital iluminada com ícones de conectividade e gráficos, simbolizando tecnologia e transformação digital.
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 29 de setembro de 2025

Imagine uma prefeitura onde filas são coisa do passado. Documentos são emitidos com apenas um clique, atendimentos estão disponíveis 24 horas por dia, e alertas importantes chegam diretamente aos celulares dos moradores. Nesse cenário, tecnologias modernas tornam a gestão mais eficiente, eliminando burocracias desnecessárias e liberando recursos para serem aplicados onde realmente fazem diferença: no bem-estar da população. 

Essa realidade, que antes parecia distante, já faz parte do presente em muitas cidades brasileiras. Graças às soluções Serpro, municípios de diferentes tamanhos e regiões estão avançando em suas jornadas de transformação digital, alcançando resultados que impactam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.

Um dos maiores exemplos dessa mudança é Araguaína, município tocantinense que se destacou ao implementar um conjunto robusto de soluções tecnológicas em parceria com o Serpro. Com uma população de aproximadamente 190 mil habitantes, a cidade transformou sua gestão pública, conquistando reconhecimento internacional.

O case “Araguaína 4.0: A Cidade Que Não Para” foi premiado no “Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards”, um dos eventos mais relevantes no cenário de cidades inteligentes. O projeto superou concorrentes de peso, como São Paulo e Niterói, e posicionou Araguaína como uma referência nacional em inovação e eficiência na administração pública.

Mapa Brasil estados em destaquePioneirismo

O sucesso de Araguaína não aconteceu por acaso. A prefeitura foi pioneira na adoção do Cidades Gov.br, uma plataforma desenvolvida pelo Serpro que integra serviços municipais e federais de forma prática e segura. Essa solução permitiu à gestão municipal criar um portal moderno, onde moradores podem acessar serviços essenciais sem precisar se deslocar fisicamente.

Além disso, o município contratou soluções estruturantes de TI, como ambiente e conectividade, e finalísticas para o negócio do município, nas áreas de fazenda, trânsito e gestão. “O case de Araguaína demonstra como a tecnologia pode transformar a realidade de uma cidade, independentemente do seu porte. É uma prova de que inovação não é exclusividade dos grandes e ricos centros urbanos”, destaca Guilherme Alvares, gerente de Negócio do Serpro que atua na Região Norte.

Montenegro

Com 66 mil habitantes, o pequeno município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, também iniciou sua jornada de transformação digital com a implementação do Cidades Gov.br. A solução substituiu o portal anterior por uma plataforma mais intuitiva e integrada, aprimorando a comunicação com os cidadãos e gerando economia ao incorporar funcionalidades como o Diário Oficial do Município em formato digital, reduzindo custos operacionais.

O projeto também incluiu a capacitação da equipe local, garantindo que os servidores fossem treinados para operar e atualizar o portal de maneira independente. “O resultado foi uma economia significativa, eliminando a necessidade de contratar empresas externas para manutenção e desenvolvimento. Montenegro é um exemplo de como mesmo cidades menores podem embarcar na transformação digital com impacto positivo para as finanças e o relacionamento com os munícipes”, destacou Anderson Germano, gerente de Negócio do Serpro na Região Sul.

Mapa Brasil sistemas SerproPortfólio diversificado

Para além desta oferta, o Serpro também conta com soluções de infraestrutura, conectividade, gestão tributária e gestão de trânsito. Nesta última categoria, com os produtos Radar e SNE, o melhor exemplo é a relação da estatal com a segunda maior cidade do país: o Rio de Janeiro. A CET, de São Paulo, avança na implantação da solução de gestão dos processos administrativos.

O Radar auxilia na identificação e processamento de infrações, automatizando o controle e fornecendo dados precisos para o planejamento urbano. Já o SNE oferece aos motoristas uma forma prática de reconhecer e pagar multas com 40% de desconto, reduzindo custos operacionais para as prefeituras e agilizando o fluxo de arrecadação.

“A evolução digital tem acelerado a necessidade de adaptação, e o cidadão, cada vez mais exigente, espera serviços rápidos, acessíveis e de alta qualidade, seja nas grandes ou pequenas cidades do país. O compromisso do Serpro é garantir que todas as prefeituras tenham acesso às ferramentas necessárias para atender a essas expectativas”, completou Henrique Mattiello, gerente de Negócio do Serpro na Região Sudeste.

Atualmente, a empresa mantém uma parceria sólida com mais de 400 municípios em todas as regiões do país, contribuindo diretamente para a modernização da administração pública. Com mais de 500 contratos ativos, a estatal desempenha um papel estratégico no avanço da transformação digital em cidades de diferentes portes, fortalecendo a gestão e aprimorando os serviços oferecidos aos cidadãos.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico