• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  Serpro e Ministério do Turismo lançam nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes em formato digital
Info

Notícias

notícias

Notícia

Transfomação Digital no turismo

Serpro e Ministério do Turismo lançam nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes em formato digital

Solução desburocratiza check-in e check-out, economizando tempo para os hóspedes e permitindo a geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional
FNRH
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 22 de setembro de 2025

Na última terça-feira, 16, o Ministério do Turismo lançou oficialmente a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH). Com tecnologia desenvolvida pelo Serpro e em 100% formato digital, a FNRH vai desburocratizar os processo de check-in e check-out, trazendo economia de tempo para os hóspedes e permitindo, ainda, a geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional.

Vantagens

A principal vantagem para quem se hospeda é a possibilidade de realizar o check-in de forma antecipada, a partir de qualquer dispositivo móvel, o que também deve reduzir consideravelmente as filas na recepção dos próprios hotéis.

O setor hoteleiro também ganha com a maior agilidade no atendimento, redução de custos com papel e integração automática de dados, tudo já em conformidade com a legislação vigente. Já para o poder público, a iniciativa garante dados padronizados, estatísticas confiáveis e apoio ao planejamento estratégico do turismo.

“O turismo brasileiro vive um momento de transformação e a FNRH Digital é um marco desse processo. Estamos eliminando burocracias, ampliando a segurança de dados e modernizando a experiência de quem viaja pelo nosso país. Essa é mais uma entrega que fortalece o setor, beneficia turistas e empreendedores, e nos coloca em sintonia com as melhores práticas internacionais”, destacou o ministro do Turismo Celso Sabino.

"A FNRH Digital foi desenvolvida para lidar com um alto volume de acessos simultâneos, garantindo desempenho estável e eficiente, mesmo nos períodos de maior demanda do turismo. Esse sistema moderno e escalável está preparado para acompanhar a expansão do setor e oferecer uma experiência aprimorada tanto para hóspedes quanto para os meios de hospedagem", afirmou Alexandre Amorim, diretor-presidente do Serpro.

Construção conjunta

Ao longo dos últimos anos, o Serpro testou pilotos do serviço, com implementações em dezenove hotéis. “O desenvolvimento da FNRH foi fruto de um trabalho intenso e colaborativo entre o Serpro e o Ministério do Turismo. As etapas piloto, que contaram com a parceria de alguns meios de hospedagem, foram essenciais para o sucesso do projeto. Essa proximidade com o setor nos permitiu validar entregas, reduzir riscos e identificar oportunidades valiosas de melhoria. O resultado foi uma construção conjunta, pensada para atender às reais necessidades do turismo brasileiro", avalia o gerente do departamento de negócios do Serpro, André Luís Lago.

Como funciona

A FNRH Digital substitui o preenchimento manual por um sistema digital integrado automaticamente ao MTur, permitindo a transmissão em tempo real das informações de check-in e check-out dos hóspedes. Os dados são validados diretamente nas bases do governo, garantindo mais segurança e confiabilidade, eliminando a necessidade de assinaturas em papel.

O sistema permite que os hóspedes realizem o check-in de forma rápida e prática via leitura QR Code e login Gov.br. Caso não tenham acesso ao celular, o hotel disponibiliza um dispositivo para preenchimento direto no sistema.

O anúncio da regulamentação da FNRH, que permitiu o lançamento oficial da tecnologia aconteceu durante durante a Equipotel 2025, evento de hotelaria que aconteceu de 15 a 18 de setembro em São Paulo.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico