• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  Digital para facilitar, humano para conectar: conheça o futuro do atendimento ao cidadão
Info

Notícias

notícias

Notícia

Lançamento

Digital para facilitar, humano para conectar: conheça o futuro do atendimento ao cidadão

Serpro Figital combina tecnologia e acolhimento humano para transformar o acesso a serviços públicos no Brasil. Solução é lançada no Connected Smart Cities 2025
serprofigital.png
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 25 de setembro de 2025

O Serpro lançou nesta quinta-feira, 25 de setembro, durante a Connected Smart Cities 2025, em São Paulo, o Serpro Figital, desenvolvido para integrar a prestação de serviços digitais e presenciais ao cidadão. Por meio de uma plataforma omnichannel, a solução oferece suporte completo para órgãos públicos modernizarem sua relação com a população, unindo tecnologia de ponta e inclusão digital em uma única experiência de atendimento.

André Agatte, diretor de Mercados e Negócios do Serpro“O Figital é um produto que oferece ao cidadão, na ponta, uma gama de serviços e um atendimento direto. É uma inovação que muda a própria lógica de prestação de serviços do Serpro, pois trata-se de uma solução física, instalada em órgãos municipais ou estaduais. Seu principal objetivo é incluir digitalmente a população e levar modernização tecnológica para as cidades de todo o país, facilitando a vida do cidadão e da cidadã brasileira”, anunciou o diretor de Mercados e Negócios do Serpro, André Agatte.

“Com o Serpro Figital, será possível acompanhar, avaliar e evoluir a jornada do cidadão, desde o primeiro clique até o atendimento presencial, quando for o caso. É um produto que abre vários caminhos de acesso aos serviços públicos, seja por site, totem, aplicativo ou até no balcão. Tudo de forma integrada, segura e personalizada para cada pessoa, complementou Andre de Cesero, assessor da Diretoria da estatal.

Quem pode se beneficiar

O Serpro Figital chega para ampliar o acesso da população aos serviços públicos. A plataforma foi concebida para acolher cidadãos com dificuldades no uso da tecnologia, oferecendo atendimento presencial que vai além da resolução de demandas: funciona também como espaço de orientação prática, incentivo ao uso dos canais digitais e estímulo à autonomia, contribuindo para o letramento digital e reduzindo, ao longo do tempo, a dependência do atendimento físico.

Voltada a órgãos públicos com grande volume de interações com o cidadão, como Receita Federal, prefeituras, governos estaduais, ministérios, defensorias e concessionárias de serviços essenciais, o Serpro Figital tem potencial de servir a mais de mil entidades em todo o país, com destaque para municípios com mais de 50 mil habitantes e regiões de alta vulnerabilidade digital.

Totem do Serpro FigitalVantagens para governo e sociedade

O Serpro Figital traz benefícios tanto para a gestão pública quanto para a sociedade. A solução promove inclusão digital com autonomia, ao oferecer suporte presencial a quem mais precisa, além de garantir um atendimento de alto padrão, com agilidade e eficiência em todos os canais online.

Com fluxos de atendimento mais ágeis, os custos operacionais podem cair até 75%. Além da economia, a solução garante mais transparência, com gestão de filas em tempo real e acompanhamento online da jornada do cidadão.

Parceria

Desenvolvido pelo Serpro em parceria com a empresa CIX, o produto tem sua operação na Nuvem de Governo, uma infraestrutura 100% nacional e gerida pela estatal de TI do governo federal, assegurando conformidade com a LGPD, soberania digital e protegendo os dados com alto padrão de segurança.

A CIX será a parceira responsável pela implementação e operação dos pontos físicos de atendimento. Detentora da solução original de balcão digital, a empresa colaborou com o Serpro na criação de uma versão nacional e escalável. Sua reconhecida atuação em territórios de alta vulnerabilidade social reforça o impacto social da iniciativa.

Como vai funcionar

A estrutura do Serpro Figital é composta por:

  • Plataforma digital integrada, customizável e interoperável com os sistemas dos órgãos;
  • Centros físicos de atendimento, com profissionais capacitados, espaços acolhedores e recursos tecnológicos;
  • Recursos avançados de tecnologia, como chatbot com motor de IA, videochamadas, totens de autoatendimento, painéis de controle e mensageria multicanal;
  • Modelos de contratação escaláveis, adaptados a diferentes realidades municipais, estaduais e federais

O Serpro no Connected Smart Cities

Além da apresentação que fez o lançamento oficial do Serpro Figital, feita pelo diretor André Agatte, a empresa integrou um painel com Daniel Cesar, analista de Privacidade e Proteção de Dados, que explicou as práticas utilizadas pelo Serpro no levantamento de dados pessoais e sensíveis e apontou as medidas técnicas e administrativas que podem ser aplicadas no cotidiano para garantir a segurança dos cidadãos.

Ao destacar a rápida transformação digital dos serviços públicos, bancários e de comunicação, Daniel lembrou que cada avanço tecnológico gera rastros das nossas interações online: “Tudo isso vai gerando dados, nossas pegadas digitais; e são justamente esses dados, muitos deles sensíveis, que precisam ser bem resguardados para não causarem transtornos aos cidadãos”, alertou.

O Serpro também contou com um estande na área de exposições do evento, onde apresentou ao público o Serpro Figital e outras soluções da estatal desenvolvidas para a transformação digital dos municípios brasileiros.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico