Notícia
Lançamento
Digital para facilitar, humano para conectar: conheça o futuro do atendimento ao cidadão

O Serpro lançou nesta quinta-feira, 25 de setembro, durante a Connected Smart Cities 2025, em São Paulo, o Serpro Figital, desenvolvido para integrar a prestação de serviços digitais e presenciais ao cidadão. Por meio de uma plataforma omnichannel, a solução oferece suporte completo para órgãos públicos modernizarem sua relação com a população, unindo tecnologia de ponta e inclusão digital em uma única experiência de atendimento.
“O Figital é um produto que oferece ao cidadão, na ponta, uma gama de serviços e um atendimento direto. É uma inovação que muda a própria lógica de prestação de serviços do Serpro, pois trata-se de uma solução física, instalada em órgãos municipais ou estaduais. Seu principal objetivo é incluir digitalmente a população e levar modernização tecnológica para as cidades de todo o país, facilitando a vida do cidadão e da cidadã brasileira”, anunciou o diretor de Mercados e Negócios do Serpro, André Agatte.
“Com o Serpro Figital, será possível acompanhar, avaliar e evoluir a jornada do cidadão, desde o primeiro clique até o atendimento presencial, quando for o caso. É um produto que abre vários caminhos de acesso aos serviços públicos, seja por site, totem, aplicativo ou até no balcão. Tudo de forma integrada, segura e personalizada para cada pessoa, complementou Andre de Cesero, assessor da Diretoria da estatal.
Quem pode se beneficiar
O Serpro Figital chega para ampliar o acesso da população aos serviços públicos. A plataforma foi concebida para acolher cidadãos com dificuldades no uso da tecnologia, oferecendo atendimento presencial que vai além da resolução de demandas: funciona também como espaço de orientação prática, incentivo ao uso dos canais digitais e estímulo à autonomia, contribuindo para o letramento digital e reduzindo, ao longo do tempo, a dependência do atendimento físico.
Voltada a órgãos públicos com grande volume de interações com o cidadão, como Receita Federal, prefeituras, governos estaduais, ministérios, defensorias e concessionárias de serviços essenciais, o Serpro Figital tem potencial de servir a mais de mil entidades em todo o país, com destaque para municípios com mais de 50 mil habitantes e regiões de alta vulnerabilidade digital.
Vantagens para governo e sociedade
O Serpro Figital traz benefícios tanto para a gestão pública quanto para a sociedade. A solução promove inclusão digital com autonomia, ao oferecer suporte presencial a quem mais precisa, além de garantir um atendimento de alto padrão, com agilidade e eficiência em todos os canais online.
Com fluxos de atendimento mais ágeis, os custos operacionais podem cair até 75%. Além da economia, a solução garante mais transparência, com gestão de filas em tempo real e acompanhamento online da jornada do cidadão.
Parceria
Desenvolvido pelo Serpro em parceria com a empresa CIX, o produto tem sua operação na Nuvem de Governo, uma infraestrutura 100% nacional e gerida pela estatal de TI do governo federal, assegurando conformidade com a LGPD, soberania digital e protegendo os dados com alto padrão de segurança.
A CIX será a parceira responsável pela implementação e operação dos pontos físicos de atendimento. Detentora da solução original de balcão digital, a empresa colaborou com o Serpro na criação de uma versão nacional e escalável. Sua reconhecida atuação em territórios de alta vulnerabilidade social reforça o impacto social da iniciativa.
Como vai funcionar
A estrutura do Serpro Figital é composta por:
- Plataforma digital integrada, customizável e interoperável com os sistemas dos órgãos;
- Centros físicos de atendimento, com profissionais capacitados, espaços acolhedores e recursos tecnológicos;
- Recursos avançados de tecnologia, como chatbot com motor de IA, videochamadas, totens de autoatendimento, painéis de controle e mensageria multicanal;
- Modelos de contratação escaláveis, adaptados a diferentes realidades municipais, estaduais e federais
O Serpro no Connected Smart Cities
Além da apresentação que fez o lançamento oficial do Serpro Figital, feita pelo diretor André Agatte, a empresa integrou um painel com Daniel Cesar, analista de Privacidade e Proteção de Dados, que explicou as práticas utilizadas pelo Serpro no levantamento de dados pessoais e sensíveis e apontou as medidas técnicas e administrativas que podem ser aplicadas no cotidiano para garantir a segurança dos cidadãos.
Ao destacar a rápida transformação digital dos serviços públicos, bancários e de comunicação, Daniel lembrou que cada avanço tecnológico gera rastros das nossas interações online: “Tudo isso vai gerando dados, nossas pegadas digitais; e são justamente esses dados, muitos deles sensíveis, que precisam ser bem resguardados para não causarem transtornos aos cidadãos”, alertou.
O Serpro também contou com um estande na área de exposições do evento, onde apresentou ao público o Serpro Figital e outras soluções da estatal desenvolvidas para a transformação digital dos municípios brasileiros.