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Inovação
Novo modelo de atendimento aproxima o cidadão dos serviços públicos

crédito da imagem: Secretaria de Relações Institucionais
Vivemos em uma era em que o digital permeia todas as dimensões da vida: comunicação, finanças, trabalho e serviços públicos. Essa transformação tem tornado o cotidiano mais prático e o Estado mais próximo das pessoas. Nesse cenário, soluções que unem inovação tecnológica e acolhimento humano são fundamentais para construir um governo digital inclusivo e acessível.
É com esse propósito que o Serpro vem desenvolvendo iniciativas voltadas a aproximar tecnologia e cidadania. Uma delas é o Serpro Figital, apresentado durante a Caravana Federativa do Paraná, realizada em 30 e 31 de outubro, em Foz do Iguaçu. A plataforma foi criada para integrar o atendimento presencial e online do setor público, permitindo que o cidadão solicite, consulte e conclua serviços por diversos canais, seja por site, aplicativo, totem ou balcão, em uma jornada única, fluida e segura.
Demonstração ao vivo
Marcio Batalha Jardim, assessor da Diretoria do Serpro, destacou que a caravana é uma importante vitrine para o diálogo entre governo federal e administrações locais. “E nós apresentamos aqui uma novidade que é o Serpro Figital, uma experiência que integra o universo físico e o digital para melhor atender ao cidadão. Essa certamente será uma grande solução para resolver muitas das necessidades do serviço público e até de empresas privadas”, afirmou.
“Inclusive trouxemos fisicamente um totem para mostrar como é a jornada de atendimento com a solução. Nesse totem, o cidadão pode solicitar ou consultar um serviço, utilizar o reconhecimento facial e acessar pelo Gov.br; pode até efetuar o pagamento de alguma taxa. Ou seja, o cidadão chega e consegue resolver de forma completa o seu atendimento”, acrescentou André de Cesero, assessor da Diretoria do Serpro.
A demonstração despertou grande interesse entre os participantes da caravana. Na ocasião, o estande do Serpro recebeu as visitas da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do ministro da Previdência, Wolney Queiroz, que conheceram de perto as funcionalidades do Serpro Figital em operação simulada.
Solução multi canal
Desenvolvido pelo Serpro em parceria com a CIX, o Figital não se resume ao suporte via totem, combinando centros físicos de atendimento e uma plataforma digital interoperável com os sistemas públicos. A solução inclui chatbot com inteligência artificial, videochamadas, pontos de autoatendimento, mensageria multicanal e painéis de controle em tempo real. Hospedado na Nuvem de Governo, o Figital também assegura soberania digital, conformidade com a LGPD e proteção integral dos dados dos cidadãos.
Cerificados digitais gratuitos
Durante a caravana, o Serpro também ofereceu emissão gratuita de certificados digitais para representantes de prefeituras, secretarias e órgãos públicos que visitaram seu estande. Essenciais para garantir a autenticidade, a segurança e a agilidade na assinatura de documentos eletrônicos e na realização de operações online, esses certificados são aliados importantes da modernização administrativa. Com a iniciativa, a estatal busca facilitar o acesso dos gestores às ferramentas da transformação digital e fomentar o uso seguro da identidade digital no setor público.
A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal, promovida pelas Secretarias de Assuntos Federativos (Seaf) e de Relações Institucionais (SRI). O projeto itinerante tem como missão levar atendimento, informação e cooperação aos entes federados, ampliando o acesso a programas e serviços essenciais. Em Foz do Iguaçu, mais de 40 órgãos e ministérios participaram da ação, promovendo articulação direta com gestores locais e entidades da sociedade civil.
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