• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  Novo modelo de atendimento aproxima o cidadão dos serviços públicos
Info

Notícias

notícias

Notícia

Inovação

Novo modelo de atendimento aproxima o cidadão dos serviços públicos

Serpro apresentou, durante a Caravana Federativa do Paraná, uma nova solução que integra canais digitais e presenciais para tornar o acesso a serviços públicos mais ágil e inclusivo. Estatal também ofereceu emissão gratuita de certificados digitais para gestores públicos
Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais, visitou o estande da empresa e conheceu o Serpro Figital
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 31 de outubro de 2025

crédito da imagem: Secretaria de Relações Institucionais

Vivemos em uma era em que o digital permeia todas as dimensões da vida: comunicação, finanças, trabalho e serviços públicos. Essa transformação tem tornado o cotidiano mais prático e o Estado mais próximo das pessoas. Nesse cenário, soluções que unem inovação tecnológica e acolhimento humano são fundamentais para construir um governo digital inclusivo e acessível.

É com esse propósito que o Serpro vem desenvolvendo iniciativas voltadas a aproximar tecnologia e cidadania. Uma delas é o Serpro Figital, apresentado durante a Caravana Federativa do Paraná, realizada em 30 e 31 de outubro, em Foz do Iguaçu. A plataforma foi criada para integrar o atendimento presencial e online do setor público, permitindo que o cidadão solicite, consulte e conclua serviços por diversos canais, seja por site, aplicativo, totem ou balcão, em uma jornada única, fluida e segura.

André de Cesero, assessor da Diretoria do Serpro, apresentou a solução no estande da empresaDemonstração ao vivo

Marcio Batalha Jardim, assessor da Diretoria do Serpro, destacou que a caravana é uma importante vitrine para o diálogo entre governo federal e administrações locais. “E nós apresentamos aqui uma novidade que é o Serpro Figital, uma experiência que integra o universo físico e o digital para melhor atender ao cidadão. Essa certamente será uma grande solução para resolver muitas das necessidades do serviço público e até de empresas privadas”, afirmou.

“Inclusive trouxemos fisicamente um totem para mostrar como é a jornada de atendimento com a solução. Nesse totem, o cidadão pode solicitar ou consultar um serviço, utilizar o reconhecimento facial e acessar pelo Gov.br; pode até efetuar o pagamento de alguma taxa. Ou seja, o cidadão chega e consegue resolver de forma completa o seu atendimento”, acrescentou André de Cesero, assessor da Diretoria do Serpro.

A demonstração despertou grande interesse entre os participantes da caravana. Na ocasião, o estande do Serpro recebeu as visitas da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do ministro da Previdência, Wolney Queiroz, que conheceram de perto as funcionalidades do Serpro Figital em operação simulada.

Solução multi canal

Desenvolvido pelo Serpro em parceria com a CIX, o Figital não se resume ao suporte via totem, combinando centros físicos de atendimento e uma plataforma digital interoperável com os sistemas públicos. A solução inclui chatbot com inteligência artificial, videochamadas, pontos de autoatendimento, mensageria multicanal e painéis de controle em tempo real. Hospedado na Nuvem de Governo, o Figital também assegura soberania digital, conformidade com a LGPD e proteção integral dos dados dos cidadãos.

Cerificados digitais gratuitos

Durante a caravana, o Serpro também ofereceu emissão gratuita de certificados digitais para representantes de prefeituras, secretarias e órgãos públicos que visitaram seu estande. Essenciais para garantir a autenticidade, a segurança e a agilidade na assinatura de documentos eletrônicos e na realização de operações online, esses certificados são aliados importantes da modernização administrativa. Com a iniciativa, a estatal busca facilitar o acesso dos gestores às ferramentas da transformação digital e fomentar o uso seguro da identidade digital no setor público.

A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal, promovida pelas Secretarias de Assuntos Federativos (Seaf) e de Relações Institucionais (SRI). O projeto itinerante tem como missão levar atendimento, informação e cooperação aos entes federados, ampliando o acesso a programas e serviços essenciais. Em Foz do Iguaçu, mais de 40 órgãos e ministérios participaram da ação, promovendo articulação direta com gestores locais e entidades da sociedade civil.

Quer conhecer mais sobre o Serpro Figital?

Acesse a página do produto na Loja Serpro e veja como a solução pode aprimorar o atendimento em sua cidade ou em órgãos públicos de todas as esferas de governo. Assista também ao vídeo do produto:

 

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico