Notícia
Sustentabilidade
Serpro fortalece a governança como base da sua estratégia ESG

A governança é o eixo que estrutura toda a estratégia ESG do Serpro, integrando os eixos ambiental e social, conferindo base normativa, coerência institucional e direcionamento ético às decisões da empresa. Mais do que um pilar técnico, trata-se de um compromisso diário com a integridade, a responsabilidade e a sustentabilidade. E para garantir que todas as suas práticas estejam em conformidade com esses princípios, a estatal tem promovido revisões normativas, lançado novas políticas e fortalecido seus mecanismos de controle e participação.
Entre os avanços recentes, destacam-se a inclusão de requisitos ESG nos normativos internos, a criação da Política de Direitos Humanos, o fortalecimento das relações com fornecedores e parceiros que adotam critérios ESG em suas operações e inclusão inicial do ESG na sua Gestão de Riscos. “Mesmo com um sistema de governança bem pontuado pelos órgãos de controle, buscamos evoluir continuamente”, destaca Valéria Lemos Silva, coordenadora do Projeto Estratégico Ser ESG. “Estamos estudando formas de incorporar critérios ESG em editais de compras e já incluímos esses requisitos em parcerias estratégicas”, acrescenta.
Governança com impacto real
Com foco em todas as partes interessadas -- empregados, governo, sociedade, fornecedores e órgãos de controle -- o Serpro entende a governança como ferramenta de engajamento e transformação. “Ao promover uma cultura de ética e responsabilidade, conseguimos atrair e reter talentos, fortalecer nossa reputação e melhorar a percepção pública da empresa”, explica Valéria. A governança, segundo ela, também garante segurança jurídica e transparência nas relações com clientes e órgãos fiscalizadores, evitando riscos e assegurando boas práticas administrativas.
Para a coordenadora, o fortalecimento desse eixo passa também pela atuação decisiva de empregadas e empregados, seja no cumprimento das normas e políticas internas, seja na denúncia de irregularidades e comportamentos antiéticos. “Esse compromisso coletivo contribui diretamente para o amadurecimento da governança corporativa e para a consolidação de uma cultura organizacional mais íntegra e transparente”, ressalta Valéria.
Meta: maturidade plena em ESG
A governança no Serpro vai além da conformidade legal, ela é parte da estratégia para garantir a sustentabilidade do negócio e o alinhamento com os valores públicos. De acordo com Valéria, internamente a empresa promove uma comunicação aberta, incentiva decisões responsáveis e busca incorporar critérios sociais e ambientais em todos os níveis. “Como próximo passo, nosso objetivo é conquistar o Selo de Verificação de Maturidade da ABNT, incluindo a meta desafiadora da norma PR 2030, um diferencial que vai reforçar o protagonismo do Serpro entre as empresas públicas e de tecnologia”, completa a coordenadora.
Assista ao vídeo institucional
Quer entender melhor como o Serpro integra ética, transparência e gestão responsável em sua atuação? Assista ao vídeo “Ser ESG - Eixo Governança” e conheça o compromisso da empresa com um futuro mais justo e sustentável. Acesse também a página “ESG Serpro” no endereço: www.serpro.gov.br/menu/sustentabilidade.