Notícia
Lançamento
Gestão inteligente e integrada para uma saúde pública mais eficiente e cidadã

Fragmentação de sistemas, longas filas de espera, falta de integração entre unidades e dificuldade de acesso a informações básicas de atendimento são desafios que ainda marcam a gestão da saúde em muitos municípios brasileiros. Situações cotidianas, como pacientes que precisam repetir exames por perda de dados ou gestores que não conseguem acompanhar indicadores em tempo real, ilustram o quanto a ausência de uma gestão centralizada pode comprometer a eficiência e o atendimento à população.
Para enfrentar esses obstáculos e impulsionar a transformação digital no setor, a estatal de TI do governo federal lançou em novembro, o Serpro Gestão de Saúde (SGdS), uma plataforma integrada para a administração pública da saúde em estados e municípios. A solução centraliza informações, automatiza processos e promove a interoperabilidade com os sistemas oficiais do Ministério da Saúde, com total aderência às diretrizes do SUS, da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e soberania de dados.
Tecnologia que fortalece o SUS
Lidiane Lins da Rocha, gerente de Produtos Transversais do Serpro destaca que o SGdS é uma solução concebida para gerar eficiência administrativa para os governos e qualidade assistencial à população. “O Serpro Gestão de Saúde não é uma simples ferramenta de prontuário eletrônico, vai muito além disso. Trata-se de um instrumento de transformação digital do sistema de saúde pública, aderente ao SUS e às políticas públicas atuais. Ele favorece as duas pontas do atendimento público da saúde, gerando eficiência administrativa e impactando positivamente a percepção do cidadão sobre a qualidade dos serviços prestados”, afirma.
Gestão moderna, benefícios concretos
Voltada a estados e municípios, a solução foi desenvolvida para atender diferentes realidades do sistema público de saúde brasileiro. Seu modelo escalável permite que seja implantada tanto em grandes capitais, com redes complexas de atendimento, quanto em municípios de pequeno porte, com estruturas mais enxutas.
“Comercializada por módulos e número de habitantes, a plataforma possibilita que cada gestor contrate apenas os recursos de que realmente precisa, otimizando investimentos e evitando sobreposição de sistemas. Essa flexibilidade garante redução de custos operacionais, reduzindo retrabalhos e garantindo maior controle sobre recursos e atendimentos ao centralizar informações e padronizar processos de forma escalável e sustentável”, detalha Lidiane.
Entre os principais recursos oferecidos pelo SGdS estão os painéis de Business Intelligence (BI) e análises preditivas, que apoiam a tomada de decisão baseada em evidências; um Portal da Transparência automatizado, que publica dados em tempo real; o controle inteligente de estoques e medicamentos, com rastreamento de consumo e validade; e recursos de Telessaúde, que permitem videoconsultas e emissão de receitas digitais.
“Além disso, o sistema possui funcionalidade offline, garantindo o registro e a continuidade dos atendimentos mesmo em locais com acesso limitado à internet, uma vantagem essencial para ampliar o alcance e a equidade do cuidado em todo o território nacional”, acrescenta Lidiane.
Saúde na palma da mão
O app para o cidadão será o elo entre a gestão pública e o cuidado individual. Por meio dele, é possível acompanhar agendamentos, disponibilidade de medicamentos, andamento de filas e resultados de exames, além de visualizar o próprio prontuário eletrônico com segurança e praticidade. O aplicativo também envia notificações e alertas de saúde, como campanhas de vacinação e lembretes de consultas, promovendo transparência e participação social no acompanhamento dos serviços oferecidos pela rede pública.
Para Lidiane, o app coloca o usuário no centro da experiência digital, garantindo informação em tempo real, autonomia e confiança nos serviços públicos. “A tecnologia do Serpro permite que estados e municípios ofereçam serviços de saúde mais próximos, ágeis e humanos. Ao integrar dados, processos e pessoas, o Serpro Gestão de Saúde ajuda a transformar o cuidado em política pública de qualidade”, completa a gerente.
Segurança e soberania digital
Hospedado na Nuvem de Governo do Serpro, o SGdS garante soberania sobre os dados de saúde e proteção total das informações sensíveis, com criptografia, contingência, backups redundantes e suporte técnico. A autenticação pode ser feita utilizando o login Gov.br, com múltiplos níveis de acesso conforme o perfil do usuário.
Com esses predicados, o sistema assegura governança, rastreabilidade e confiabilidade, bases para uma gestão pública eficiente e para a continuidade do cuidado ao cidadão.
A tecnologia pode salvar tempo, recursos e vidas
Com o Serpro Gestão de Saúde, estados e municípios têm nas mãos uma ferramenta pública de transformação digital que beneficia diretamente quem mais importa: o cidadão. Saiba tudo sobre a solução na página da Loja Serpro.