• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  Serpro Gestão Social: a solução digital para os processos de assistência social
Info

Notícias

notícias

Notícia

Inovação

Serpro Gestão Social: a solução digital para os processos de assistência social

Descubra a solução integrada ao CadÚnico que facilita a atuação das secretarias municipais no gerenciamento cadastral, concessão de benefícios e prestação de contas, ampliando o alcance social das políticas públicas
Serpro Gestão Social materia portal.png
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 09 de maio de 2025

O Serpro Gestão Social é a mais nova plataforma da empresa pública de TI do Governo Federal. Essa solução transforma a administração de políticas de assistência social no Brasil. Voltada para secretarias especializadas na área social, aprimora a gestão de benefícios e programas para a população, ao oferecer mais eficiência e impacto positivo na vida dos cidadãos.

A solução integra e centraliza dados, gerencia cadastramentos e benefícios, mapeia vulnerabilidades e monitora riscos. Oferece controle total sobre atendimentos e solicitações dos munícipes, otimizando recursos públicos. Com relatórios detalhados e customizáveis, fortalece a prestação de contas, proporciona confiança na gestão pública e oferece uma visão estratégica das condições socioeconômicas das comunidades. Isso é essencial para planejar ações preventivas, solucionar problemas existentes e aprimorar políticas de assistência social em articulação com outras políticas setoriais.

Serpro e Softpark são parceiros da solução

O Serpro Gestão Social foi desenvolvido em parceria com a Softpark. A estatal federal de TI tem reputação sólida no desenvolvimento de soluções digitais para governos, contribuindo com infraestrutura tecnológica avançada e capacidade de escalabilidade. Isso garante o atendimento a municípios de diferentes portes, democratizando o acesso à tecnologia em localidades remotas.

A Softpark agrega experiência e compreensão das demandas específicas das secretarias de assistência social, ao assegurar que a solução resolva desafios reais enfrentados pelos gestores municipais.

Para Leo Roberto Knetig, gestor do produto no Serpro, um dos principais diferenciais é a capacidade da tecnologia de coordenar grandes volumes de dados e recursos de forma ágil e segura. “Essa solução entrega informações em tempo real, permitindo que os gestores tomem decisões baseadas em dados qualificados e otimizem os recursos públicos”, destaca Knetig

Rodrigo Campolina, diretor da Softpark, reforça: “A parceria entre Softpark e Serpro representa um marco na modernização da gestão pública. Essa inovação oferece às secretarias de assistência social uma ferramenta robusta e eficiente, que centraliza dados, automatiza processos e promove maior transparência e eficiência na administração de recursos públicos”.

Integração com CadÚnico, soberania dos dados e suporte especializado

O Serpro Gestão Social otimiza o gerenciamento de benefícios e serviços socioassistenciais, ao garantir mais transparência e eficiência nos trabalhos municipais. Um dos destaques é a integração com o Cadastro Único (CadÚnico), que agiliza a prestação de contas e facilita diagnósticos da situação socioeconômica das populações. Isso permite tomadas de decisão mais assertivas e favorece articulações de redes e parcerias voltadas para superar fragilidades no âmbito municipal.

Ao contratar a solução, as secretarias recebem suporte técnico especializado da estatal federal, além do respaldo de mais de 60 anos de experiência do Serpro no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor público. A plataforma opera na Nuvem de Governo, com segurança, escalabilidade e alta disponibilidade.

Módulo Assistência Social

O Módulo Assistência Social é o núcleo do Serpro Gestão Social. Ele gerencia registros do Cadúnico, prontuários eletrônicos e garante à equipe técnica municipal as ferramentas necessárias para proteger os cidadãos. O sistema armazena e organiza informações com sigilo técnico, gera dados quantitativos e qualitativos e oferece relatórios e gráficos detalhados para a vigilância socioassistencial.

O SIGAS, sistema complementar, inclui módulos adicionais que podem ser contratados conforme a necessidade: Acolhimento Institucional, Habitação, Programa de Transferência de Renda, Patrimônio e Terceiro Setor.

Como contratar o Serpro Gestão Social

Secretarias interessadas em implementar o Serpro Gestão Social ou conhecer mais sobre a plataforma devem acessar a página do produto na Loja Serpro ou entrar em contato diretamente com a equipe comercial da empresa pelo e-mail: comercial@serpro.gov.br. Uma demonstração personalizada pode ser agendada para apresentar as funcionalidades e vantagens da plataforma: fale com a gente!

Transforme a gestão da assistência social em sua cidade com o Serpro Gestão Social. Faça parte da transformação digital que está modernizando o Brasil.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico