Notícia
Inovação
Serpro avança em soberania digital com modelo próprio de IA generativa em português

O Serpro vai desenvolver um modelo próprio de inteligência artificial generativa treinado em português, consolidando seu papel como protagonista na construção de uma soberania digital brasileira. A iniciativa integra o conjunto de ações do Centro de Excelência (CoE) em Ciência de Dados e IA da empresa e foi apresentada durante a Semana de IA do Serpro pelo gerente do CoE, Carlos Rodrigo Fonseca Lima.
“O Serpro está buscando fazer uma parceria no mercado para uma inteligência artificial do modelo LLM treinado em português, que vai ser instanciado dentro do Serpro, com nossa gestão técnica e repasse de conhecimento para a empresa”, explicou o gerente.
O projeto prevê que o modelo seja hospedado e operado na infraestrutura do próprio Serpro, permitindo o treinamento e a criação de novos modelos de linguagem, que podem ser aplicados em qualquer contexto de negócio necessário. “A ideia do Serpro é construir um modelo soberano em português, com gestão e desenvolvimento feitos dentro de casa”, destacou Carlos Rodrigo.
Para avançar na soberania
De acordo com Carlos Rodrigo, o modelo representa o fechamento de um ciclo de soberania, que vai “do hardware aos modelos”. A empresa vem ampliando sua infraestrutura computacional com hardware de alto desempenho de diferentes fabricantes, garantindo resiliência e autonomia operacional.
Essa arquitetura assegura independência tecnológica, reduzindo a dependência de fornecedores estrangeiros e ampliando a capacidade de inovação do Estado.
Para o gerente do Serpro, com essa iniciativa, a empresa reafirma seu compromisso com uma inteligência artificial segura, ética e nacional, capaz de apoiar políticas públicas e modernizar o Estado brasileiro sem abrir mão da proteção de dados sensíveis e da autonomia tecnológica.
Semana de IA do Serpro
Perdeu a palestra "Construção de um CoE de IA e Caminhos Futuros", com Carlos Rodrigo Fonseca Lima? Quer ver tudo o que rolou na Semana de IA do Serpro? Acesse o canal da empresa no Youtube e assista.
O evento foi realizado entre os dias 13 e 17 de outubro, na sede da empresa, em Brasília, cumprindo o objetivo de promover a discussão e o compartilhamento de experiências com palestras de especialistas de governo, empresas de TI e profissionais de mercado, além de workshops para apresentar cases reais, direcionamentos estratégicos e tendências globais na área.