• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2025  ›  Soluções do Serpro impulsionam a transformação digital de estados e municípios
Info

Notícias

notícias

Notícia

Tecnologia de Governo

Soluções do Serpro impulsionam a transformação digital de estados e municípios

Com destaque para inteligência artificial, nuvem soberana e plataformas de gestão pública, a empresa apresentou suas inovações no Secop 2025
Welsinner Brito, superintendente de Arquitetura Corporativa, Plataformas Inteligentes e Engenharia de Nuvem do Serpro, durante sua apresentação no evento
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 07 de agosto de 2025

O Serpro tem ampliado o alcance de suas soluções tecnológicas para fortalecer a transformação digital em todas as esferas do governo. Estados e municípios de todo o país já podem contar com plataformas que oferecem inteligência, segurança e escala para impulsionar serviços públicos mais eficientes, acessíveis e conectados com as necessidades da sociedade.

Estados e municípios brasileiros que desejam acelerar sua jornada de transformação digital tiveram no Serpro um aliado estratégico durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop 2025), realizado nos dias 6 e 7 de agosto, em Brasília. A empresa, referência em tecnologia para o setor público, levou ao evento soluções que combinam inteligência artificial, nuvem soberana e plataformas de gestão integradas, apresentadas em estande, palestras e em um dos principais painéis do encontro.

Entre os destaques está a oferta de serviços de inteligência artificial. A empresa tem investido de forma crescente no aperfeiçoamento de modelos e soluções capazes de apoiar a formulação de políticas públicas, otimizar processos e prevenir fraudes, com ética e responsabilidade.

“Não dá para fazer inteligência artificial sem dados de qualidade. É por isso que trabalhamos desde a construção das aplicações até a geração e o tratamento dos dados, para que o governo brasileiro tenha uma infraestrutura nacional de dados robusta e estratégica”, explicou o superintendente de Arquitetura Corporativa, Plataformas Inteligentes e Engenharia de Nuvem do Serpro, Welsinner Brito.

Giordanni Paiva, gestor de Produtos de Ambientes e Conectividade do Serpro

Serviços multinuvem

Para viabilizar a transformação digital de órgãos público com segurança, soberania e escalabilidade, o Serpro oferece infraestrutura de nuvem em diferentes modalidades por meio do Serpro Multicloud. A Nuvem de Governo, uma das frentes desse ecossistema, garante um ambiente dedicado ao setor público federal, estadual e municipal, com todos os requisitos de confiabilidade exigidos pela administração pública.

"O Serpro entrega junto com o Multicloud toda a sua expertise técnica e tecnológica, e a capacidade de realizar grandes projetos de governo, de forma que a sua jornada de migração para a nuvem é mais fácil, segura e eficiente", ressaltou o gestor de Produtos de Ambientes e Conectividade do Serpro, Giordanni Paiva.

Transformação digital da gestão municipal e estadual

A gestora de Produtos Transversais do Serpro, Lidiane Rocha, apresentou o portfólio da empresa voltado à gestão pública. Ela destacou que as soluções desenvolvidas pela estatal não são apenas ferramentas isoladas, mas sistemas completos de negócio, pensados para gerar valor ao cidadão.

Lidiane Rocha, gestora de Produtos Transversais do SerproEntre os destaques, estão o Serpro Visão, para a gestão de projetos; o Dialoga, que evolui o atendimento e a comunicação entre órgãos públicos e cidadãos; o Serpro Gestão Educacional, que moderniza e integra a gestão da rede pública de ensino; e o Serpro Gestão Social, voltado à qualificação da administração das políticas de assistência social.

“Nossa proposta é apoiar o gestor público em toda a jornada de transformação digital, com soluções sistêmicas que promovem eficiência, transparência e resultados reais para a população”, afirmou Lidiane.

A gestora ainda anunciou uma novidade da estatal que chegará muito em breve: o Serpro Gestão de Saúde. Com a nova solução, a empresa vai auxiliar a elevar o gerenciamento dos processos de saúde pública para um patamar mais alto de administração e atendimento à população.

Serpro no Secop

Durante os dois dias do evento, os especialistas do Serpro também estiveram presentes no estande da empresa, atendendo representantes de estados e municípios interessados em modernizar suas administrações. Entre os principais destaques no estande estavam a Nuvem de Governo, que viabiliza soberania, escalabilidade, interoperabilidade e segurança para os dados do setor público, e a Plataforma de Inteligência de Governo, que disponibiliza um conjunto de tecnologias de análise de informações para subsidiar decisões estratégicas nas esferas federal, estadual e municipal.

“Estamos investindo forte na expansão da infraestrutura, com novos centros de dados e a Nuvem de Governo, que traz a capacidade necessária para processar, armazenar e escalar as soluções de IA aplicadas ao setor público”, concluiu Welsinner Brito.

Notícias relacionadas

Reconhecimento Compras.gov.br, Novo Cadin e Contrata +Brasil são reconhecidos no Prêmio Gov.Digital 2025 08 de agosto de 2025

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico