Notícia
inteligência artificial
Serpro e Instituto Eldorado vão promover capacitação gratuita em IA para jovens de baixa renda em Salvador

A maior empresa pública de TI do mundo e um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento do país uniram esforços para ensinar jovens de baixa renda de Salvador a utilizar a inteligência artificial de forma prática. Uma parceria entre o Serpro e Instituto Eldorado trouxe o curso “IA para produtividade e Empregabilidade”, que teve início, na última semana, com 50 participantes.
A abertura do curso aconteceu na quarta-feira, 19, na Regional do Serpro na capital baiana. “Esta é uma cooperação entre Serpro e o Instituto Eldorado com o objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para que encontrem na tecnologia um caminho para o futuro profissional”, anunciou Kleber Pereira, assessor da diretoria do Serpro.
Novos talentos
O curso foi pensado especialmente para quem está em busca de estágio, emprego ou recolocação profissional. A formação terá 80 horas de duração, com o objetivo de promover a inclusão digital e preparar novos talentos para os desafios da economia digital. “Os conteúdos combinam teoria e prática, com base em metodologias ativas e acompanhamento de mentores especialistas. Tudo pensado para fortalecer a empregabilidade e o uso da IA em rotinas de trabalho”, explicou o assessor.
Com o diferencial de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, a capacitação combina teoria e prática, além do acompanhamento de mentores e especialistas com experiência de mercado. O conteúdo está estruturado em três módulos que abordam ética digital, etiqueta corporativa, segurança da informação, uso de IA generativa e ferramentas aplicadas a atividades administrativas, financeiras, de atendimento e de tecnologia.
A cooperação faz parte da rede de parcerias do projeto TIC em trilhas, uma iniciativa apoiada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei da Informática e coordenação da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).