Notícia
Transformação Digital
Ministro dos Transportes visita centro de dados do Serpro em Brasília

O ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou nesta quinta-feira, 18, o centro de dados do Serpro em Brasília, com objetivo conhecer a infraestrutura tecnológica que sustenta serviços digitais estratégicos do governo federal e a aprofundar a cooperação entre as duas instituições.
Recebido pelo presidente da estatal de tecnologia, Wilton Mota, Renan Filho foi apresentado com detalhes à Nuvem Soberana, desenvolvida pelo Serpro, ambiente de cloud que oferece um “gradiente de soberania” com níveis de segurança operacional que aumentam de acordo com a classificação de risco.
Além disso, técnicos do Serpro também apresentaram um panorama dos serviços da empresa que permitem tomadas de decisão baseadas em dados e contribuem para a estruturação de uma visão estratégica e, por consequência, uma melhor governança para os órgãos públicos.
“O Ministério dos Transportes é um cliente clássico do Serpro. Eu queria agradecer à empresa por ter ajudado a modernizar a CNH no Brasil, simplificando, desburocratizando e barateando custos. Vocês sabem fazer, têm corpo técnico e infraestrutura capazes de ajudar muito o cidadão brasileiro. Continuamos a buscar soluções inovadoras assim como essas que o Serpro já entregou”, avaliou o ministro.
Trajetória
O Serpro já era responsável por serviços estruturantes do Ministério dos Transportes, incluindo sistemas relacionados ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), este último fundamental para o licenciamento anual de veículos e para a gestão das informações sobre a frota nacional.
Em 2017 a CNH digital, um dos primeiros documentos digitais do país, é lançada em Goiás. Em 2018, ocorre o lançamento do documento veicular digital no DF e, neste mesmo ano, todos os estados do país já estavam adotando a carteira de motorista no novo formato.
A Carteira Digital de Trânsito (CDT), por sua vez, é uma “wallet” que começou com as versões digitais da carteira de motorista e do documento veicular, passou pouco a pouco a centralizar os mais diversos serviços de trânsito, revolucionando o dia a dia dos motoristas brasileiros.
Hoje a CDT, atual CNH do Brasil, é utilizada por mais de 70 milhões de pessoas. A plataforma reúne serviços como o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que possibilita desconto de até 40% no pagamento de multas, além da indicação do real infrator, compartilhamento do CRLV-e, transferência digital de veículos, avisos de recall, notificações de vencimento da CNH e informações sobre a realização de exame toxicológico, entre outros serviços. O aplicativo mantém avaliação média de 4,9 estrelas nas plataformas Android e iOS, refletindo uma ampla aprovação da solução digital.
A mesma base tecnológica passou a ser utilizada para viabilizar uma iniciativa do governo federal que adota o nome da plataforma: o Programa CNH do Brasil. Lançada no último dia 9, a ação tem como objetivo ampliar o acesso à habilitação e beneficiar mais de 20 milhões de brasileiros que atualmente conduzem veículos sem carteira de motorista, em grande parte em razão do custo do processo de obtenção do documento.